Ácidos para cravos: será que eles funcionam?

Ácidos para cravos: será que eles funcionam?

atualizado em publicado em 6 de julho de 2021 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 5 minutos

Pequenas imperfeições em nossa pele podem aparecer por diversos motivos, e é normal querermos nos livrar delas. Uma das mais comuns e que causam dor de cabeça são os comedões, e já existem diversos tratamentos para que eles não sejam mais um problema, como o uso de ácidos para cravos.

Os alfa-hidroxiácidos, ou AHAs, são uns dos queridinhos que ajudam nessa missão. Eles podem ser incluídos nos cuidados diários com a pele, cada um com a sua particularidade e seus benefícios. Por isso, entender como esses ativos trabalham para acabar com os cravos é essencial.

O que são os cravos?

Antes de aprender como fazer um tratamento efetivo, é importante entender o que são essas imperfeições. Os comedões, popularmente conhecidos como cravos, são o “resultado da hiperprodução de sebo dentro do folículo”, explica o Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia.

“Os folículos pilosos ou pilossebáceos são estruturas onde ocorre a formação do pelo, e dentro do folículo é onde o sebo é secretado pela glândula sebácea adjacente. A abertura desse folículo na superfície da pele é o que chamamos de ‘poro’”, explica o dermatologista.

Romancini completa explicando que “quando ocorre produção exagerada de sebo, o folículo fica repleto de gordura, ocasionando a dilatação de toda a estrutura e a aparência maior do poro”.

Acontece que quando um desses folículos é obstruído ou a pele naturalmente produz mais sebo do que pode expelir, esse sebo fica acumulado no poro. Assim, ele vai enchendo cada vez mais e pode gerar espinhas ou cravos no rosto.

Tipos de cravos

Existem dois tipos de cravos: os comedões abertos e os comedões fechados. Os comedões ocorrem por acúmulo de sebo que dilata a estrutura resultando numa pequena elevação.

Quando abertos, são chamados de cravos pretos, pois a porção mais superior de sebo que está presente no folículo se oxida e fica com a cor mais escura. Já os comedões fechados são brancos, e aparecem como bolinhas pequenas e esbranquiçadas.

Os tratamentos contra cravos

Hoje em dia existem inúmeras formas de se livrar dos comedões. É importante lembrar que espremê-los por conta própria não é uma delas: os cravos podem “inflamar, infeccionar e desencadear um processo irritativo”, explica Dr. Luiz. Isso, por sua vez, pode gerar manchas e cicatrizes como consequência.

No entanto, a extração mecânica é uma forma válida quando feita por um profissional. A limpeza de pele é recomendada quando há o acúmulo de cravos e espinhas no rosto e, apesar de ser uma solução temporária, é muito utilizada.

Para resultados mais duradouros, contudo, um tratamento químico é a solução mais buscada. É aí que entram os ácidos para cravos e espinhas: eles agem de forma mais gradual e exigem uma constância e regularidade, gerando resultados a longo prazo.

Não existe o melhor ácido para cravos, mas existem aqueles que podem se adaptar melhor à sua pele. “AHAs, como o ácido glicólico, lático e mandélico, e o próprio ácido salicílico, ajudam a desobstruir os poros”, indica Dr. Luiz.

Especialmente para se livrar dos comedões atuais e evitar que eles apareçam no futuro, o ácido glicólico, ingrediente principal do nosso azulzinho, é um ácido para cravos excelente. Além dele, o Dr. Luiz também recomenda produtos que tenham niacinamida na fórmula.

Ácidos e seus benefícios

Utilizar ácidos para tirar cravos, se livrar de espinhas e tratar outros problemas de pele não é novidade. Cosméticos que contam com os AHAs na fórmula existem desde 1974 no mercado, e hoje já são muito utilizados por conta de seus benefícios e facilidade de uso.

É importante ressaltar que nenhum tratamento deve ser iniciado antes de uma consulta com um dermatologista. Só o profissional pode indicar o que sua pele realmente precisa e como aproveitar ao máximo todas as vantagens que os AHAs e BHAs podem oferecer.

Ácido glicólico

Regula a produção de sebo, reduz a aparência dos poros e ainda hidrata. Todas essas vantagens vêm do ácido glicólico. Além disso, seu efeito esfoliativo incentiva a formação de colágeno pela pele, uma das chaves na prevenção do envelhecimento cutâneo. Esse ácido para cravos é um grande aliado do skincare!

Ácido lático

Um ativo ideal para quem está começando a utilizar um tratamento com AHAs, o ácido lático é gentil com a pele e traz um resultado maravilhoso. Quando unido à niacinamida, como no amarelinho da Creamy, hidrata a pele, fortalece sua barreira protetora, combate a acne e ainda clareia as hiperpigmentações.

Ácido mandélico

O ácido mandélico também é um AHA que tem função de esfoliante químico. Ele livra a pele das células mortas, que podem bloquear os poros, e incentiva a superfície cutânea à renovação celular. Além disso, também ajuda as camadas mais profundas da pele a produzirem mais colágeno.

Ácido salicílico

O único que não é um alfa-hidroxiácido nessa lista, o ácido salicílico é um BHA, ou seja, um beta-hidroxiácido. Suas propriedades que beneficiam a pele acneica são extensas, entre elas: esfoliação cutânea, renovação celular e ação anti-inflamatória.

Combata os cravos com a Creamy!

Aqui, na Creamy, temos vários ácidos para cravos que podem mudar a forma como você lida com a sua pele. Não deixe de visitar nossa loja e navegar entre todos os benefícios que nossos produtos oferecem!

REFERÊNCIAS

HASSUN, Karime Marques. Acne: etiopatogenia, 2000.

MELAZO, Aline Salgado; GARDENGHI, Giulliano. Técnicas de extração dos comedões: Revisão de Literatura.

BARRIOS, Andressa de Maman; RODRIGUES, Bianca da Rocha; SANTOS, Letícia
Priscila Fogliatto; ILHA, Tamara Campos; DEUSCHLE, Viviane Cecília Kessler Nunes. Uso dos alfa-hidroxiácidos em formulações cosméticas.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento