Yoga facial: como fazer e quais são os benefícios para a pele?

Tempo de leitura: 4 minutos

Além dos dermocosméticos e dos procedimentos estéticos, existem técnicas menos invasivas que ajudam a melhorar a aparência da pele. A yoga facial é uma delas e pode fazer parte da sua rotina de autocuidado, para diminuir sinais indesejados do envelhecimento.

De forma simples, ela faz a diferença no rosto e ajuda você a dar um up no skincare diário. A seguir, saiba como a yoga facial é realizada e quais são os benefícios proporcionados por essa técnica que não precisa de muitos elementos e já entrega resultados perceptíveis em pouco tempo! 

O que é a yoga facial?

Se você ouviu falar em yoga ou até já a praticou, pode ter dúvida sobre como esse procedimento é feito no rosto. Porém, não há segredos, pois, assim como no corpo, as técnicas são aplicadas para alongar os músculos faciais, por meio de massagens simples e sem uso de acessórios complementares. 

Com apenas a movimentação dos seus dedos e as expressões faciais, você já pode praticá-la. Essa combinação milenar se originou na cultura oriental, quando as primeiras formas de yoga na Índia já incluíam o rosto. Com o passar dos anos, outros documentos mostravam que a técnica se adaptava, mas ainda não levava esse nome. 

Sanford Bennet, empresário e escritor norte-americano, foi uma das figuras que marcaram a história dos exercícios faciais. No final do século XIX, ele inventou uma rotina de autocuidado que combinava a contração muscular do rosto e do pescoço com técnicas de relaxamento, descrevendo-as em um livro chamado “Exercising in Bed”.

O nome “yoga facial” foi adotado quando Fumiko Takatsu fundou o método de maneira estruturada, lançou livros em diferentes idiomas e criou uma comunidade para praticantes. Logo, a prática se tornou um sucesso e conquistou diferentes personalidades ao redor do mundo, como Meghan Markle, que revelou tê-la como um dos cuidados favoritos. 

Como realizar o alongamento facial adequadamente?

A yoga para o rosto pode ser feita em passos simples e se adaptar a diferentes técnicas. Geralmente, cada praticante segue um método distinto ao combinar movimentos ensinados por tutoriais variados. Uma das sequências que viralizaram foi ensinada pela atriz Maitê Proença da seguinte maneira:

1º exercício: “W” (para pálpebras caídas, pés de galinha e bolsas dos olhos)

Faça o símbolo da paz nas duas mãos e una os dedos formando um “W”. Posicione o “W” de modo a esticar as sobrancelhas, com cada ponta dos dedos em cada extremidade delas. Olhe para cima, evitando franzir o rosto, e tente fechar as pálpebras repetidamente (de cinco a dez vezes). Finalize fechando os olhos e relaxando os dedos.

2º exercício: borboleta (para fortalecer a região e evitar sobrancelhas caídas)

Coloque dois ou três dedos centrais na maçã do rosto, próximo ao término das olheiras, e pressione-os. Olhe para cima e pisque os olhos repetidamente, de 10 a 15 vezes, enquanto mantém a boca em formato de “O”. 

3º exercício: Joan Crawford (para relaxar a região da testa e das sobrancelhas)

Coloque os quatro dedos (com exceção dos polegares) de cada mão na testa, deixando uma de cada lado. Pressione e tente movimentar as sobrancelhas para cima. As mãos devem evitar que elas subam demais, mas de forma leve.

4º exercício (para relaxar a musculatura da testa)

Com os mesmos dedos posicionados no centro da testa, puxe as mãos pela lateral do rosto. Como se estivesse alisando e esticando a pele suavemente, repita o processo por dez vezes. Em seguida, faça um movimento de abre e fecha no sentido vertical, subindo uma mão para o couro cabeludo e descendo outra para as sobrancelhas. 

5º exercício: sanfona (para maxilar, queixo e papada)

Faça um “O” com a boca, cobrindo os dentes, e tente sorrir. Faça essa movimentação repetidamente de sete a dez vezes. Lembre-se de não deixar os dentes à mostra, para exercitar a musculatura corretamente.

6º exercício: girafa bicuda (para pescoço e colo)

Neste famoso exercício de yoga facial, você deve olhar para cima, esticando o pescoço, e passar as mãos de cima para baixo. Volte à posição normal e repita o processo por três vezes. Na última movimentação, mantenha o rosto no alto e respire profundamente.

Quais são os benefícios dessa prática?

Com a repetição dos movimentos no rosto, no pescoço e no colo, a musculatura é trabalhada para evitar flacidez, linhas de expressão e rugas. A depender da estimulação, o contorno facial fica mais delimitado, como se estivesse afinado, o que é um dos principais resultados das técnicas de yoga para firmar o rosto.

A yoga facial funciona também como uma drenagem linfática, porque melhora a circulação sanguínea e diminui o inchaço causado pelo excesso de líquido. Além do rosto, as bolsas dos olhos ficam menos inchadas e aparentes, sem um ar de cansaço. 

Todos os movimentos combinados pela respiração profunda também ajudam no relaxamento da região. Ao unir yoga facial com aromaterapia, os óleos essenciais podem intensificar esse efeito. Nesse caso, o ideal é utilizar produtos puros e lavar o rosto após a massagem, para evitar a oleosidade indesejada. 

Cuide da pele com a Creamy!

Quer intensificar os resultados da yoga facial? Use dermocosméticos de alta qualidade da Creamy! Com fórmulas inteligentes, você reduz os sinais do envelhecimento, enquanto mantém uma aparência saudável e radiante. Aproveite sua visita para conhecer as opções adequadas aos diferentes tipos de pele!

Creamy

Recent Posts

Entenda as causas do cabelo quebradiço e dicas para um visual radiante

Se você já enfrentou o pesadelo de um cabelo quebradiço, sabe como é frustrante lidar…

13 horas ago

Cronograma capilar: o segredo de um cabelo saudável

Já se perguntou qual é o segredo por trás daqueles cabelos deslumbrantes que você vê…

2 dias ago

Ácido glicólico fecha poros? Descubra tudo sobre esse assunto

Você já se perguntou como algumas pessoas têm aquela pele impecável, com textura lisinha? Bem,…

6 dias ago

Espinha no peito: o que causa e quais os tratamentos

Você está se preparando para um evento e, de repente, ao se olhar no espelho,…

1 semana ago

Guia definitivo para cuidados com o cabelo no inverno

Ah, o frio... o clima de roupas aconchegantes, bebidas quentes e, infelizmente, das madeixas ressecadas…

3 semanas ago

Protetor solar no inverno: qual é a importância do produto na estação mais fria do ano?

Quando as temperaturas caem e as folhas começam a mudar de cor, é fácil esquecer…

1 mês ago