Descubra os tipos de olheiras e como tratá-los!

Descubra os tipos de olheiras e como tratá-los!

Atualizado em Dec 13, 2021 2 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das queixas mais comuns em relação à aparência da pele é a existência das olheiras. Porém, existem diversos tipos de olheiras, em tons amarronzados, azulados e até roxos! Por isso, cada categoria requer um tipo de tratamento. 

É de extrema importância entender o que seu rosto necessita para poder combater as famosas zonas escuras abaixo dos olhos com a maior eficácia possível. Se você quer entender qual o seu tipo de olheira e como tratá-lo, continue lendo este artigo! 

O que são as olheiras e quais são suas causas? 

Antes de qualquer outra coisa, você sabe quais são os tipos de olheiras? Apesar de existirem diversas categorias, como olheiras escuras, claras ou inchadas, todas elas são marcas profundas que aparecem na região dos olhos, mais especificamente na pálpebra inferior. 

Em sua grande maioria, as olheiras são genéticas e podem ser formadas devido à grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na região. Por isso, cada pessoa desenvolve um tipo de olheira, dependendo do seu estilo de vida e de suas características fisiológicas. 

No entanto, alguns comportamentos do dia a dia podem, sim, aumentar as chances de as marcas aparecerem. A falta de exercício físico, o pouco consumo de água, o uso excessivo de álcool e sal, além de noites mal dormidas, são fatores que propiciam essa condição. Sendo assim, para amenizar as olheiras, é necessário reavaliar suas ações e procurar o tratamento ideal. 

Depois de reavaliar seus hábitos diários, é indicado que você procure um dermatologista para avaliação de qualquer procedimento, seja com uso de dermocosméticos ou auxílio de tratamentos de laser, luz pulsada, ácidos, preenchimentos e afins. 

Juntamente ao tratamento para olheiras, existem outras recomendações que podem ajudar a aliviar a aparência de cansaço da área. O uso de produtos antioxidantes é responsável por tratar a oxidação, enquanto produtos com ação clareadora e estimulante do colágeno são indicados para recuperar a densidade do tecido, por exemplo. 

Outra dica importante é lembrar da sensibilidade existente na área dos olhos. Por ser composta por uma pele fina, o ideal é aplicar qualquer produto com o dedo anelar, já que este tem menos força. Também é essencial realizar uma boa limpeza na região e não deixar maquiagem ou poluição acumulada. 

Tipos de olheiras e suas características

Como mencionado anteriormente, não existe apenas um tipo de marca profunda na região ocular. As olheiras roxas não são as mesmas que as azuis, assim como as amareladas e as amarronzadas possuem diferentes características. Para que você descubra qual é a sua, vamos analisar uma por uma. 

Olheiras profundas ou estruturais

As olheiras profundas são causadas pela perda de estrutura óssea do crânio, o que faz com que o globo ocular fique maior. Consequentemente, cria-se um certo desnível perceptível na pele, que em alguns casos pode ser bem profunda, chegando a fazer sombra e dando um aspecto escurecido.

Esse tipo de olheira só pode ser corrigido de forma satisfatória com técnicas de preenchimento e bioestimuladores. Por ser uma região extremamente vascularizada, delicada e de complexa estrutura anatômica, é recomendado procurar um médico dermatologista ou cirurgião plástico com experiência nesse tipo de tratamento. 

Olheiras pigmentares ou melânicas

As olheiras conhecidas como pigmentares possuem coloração amarronzada. Elas são causadas por um acúmulo de melanina na região dos olhos, que é mais fina. Podem ser mais facilmente encontradas em peles negras, e a exposição ao sol piora sua condição. 

Olheiras vasculares ou sanguíneas

Conhecidas por sua coloração azulada, as olheiras vasculares são causadas pela retenção de líquidos e má circulação, além do acúmulo de hemoglobina na região, que costuma ficar inchada. Noites mal dormidas, estresse e cansaço geralmente estão ligados à existência desses tipos de olheiras.  

tipos de olheiras

Olheiras mistas

Dificilmente encontramos alguém com apenas um fenômeno responsável pela formação de olheira. Todos os acima podem aparecer combinados em graus diferentes em cada pessoa. Chamamos de olheiras mistas a maioria dos casos, que apresentam um componente estrutural e outro pigmentar e/ou vascular. 

Tipos de tratamentos 

Agora que você já conhece os tipos de olheiras e consegue distinguir qual é o seu, vamos falar sobre os possíveis tratamentos. Processos dermatológicos e produtos podem ser usados para amenizar a aparência dessa condição. 

Se o seu caso é de olheiras profundas, invista em tratamentos para olheiras e produtos que vão auxiliar no preenchimento da área. Os dermocosméticos com ação densificadora são os mais recomendados. 

Para quem tem olheiras pigmentares, produtos indicados para tratamento de melasmas são ideais. Procure produtos com ativos clareadores, que irão ajudar na hora de tratar as manchas criadas pela exposição ao sol.  

Já para o tratamento das olheiras vasculares, é recomendado laser, luz pulsadas e drenagens linfáticas. Além disso, dermocosméticos que contam com a cafeína como um de seus ingredientes também são indicados. 

Para finalizar, para os tipos de olheiras sanguíneas, invista em tratamentos que ativam a circulação, além de produtos hidratantes, como a Vitamina C da Creamy, que pode ser utilizada na região dos olhos. Assim, você trata uma das causas principais das olheiras sanguíneas, que é a desidratação. Importante: evite o contato do produto com a mucosa! 

Incremente seu skincare com Creamy!

Agora que você já descobriu qual é o seu tipo de olheira e os ativos que devem compor o seu skincare, confira outras dicas de como cuidar do seu rosto com praticidade no nosso blog

Aproveite para complementar a sua rotina de skincare e garantir uma prática eficaz, que trará o melhor para a sua saúde. Para isso, dê uma olhadinha nos produtos disponíveis em nosso site e encontre o perfeito para você!

(Visited 640 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

2 Comentários

Leila Aparecida Araújo Silva 27/12/2021

Bom dia!
Me chamo Leila, sou esteticista especializada em melasma e acne!
Gostaria de receber um kit amostra, para conhecer melhor os produtos.
E vendo a eficácia indicareu para os meus clientes!
Tem preço diferenciado pra profissional revender?

Carolinne Moraes 05/01/2022

Oi, Leila!
Agradecemos muito o seu interesse em nossos produtos! 🥰
Nosso programa de envio de amostras está passando por uma reformulação e reestruturação para oferecermos um atendimento ainda melhor.
Portanto, não estamos realizando envios de amostras no momento e, infelizmente, ainda não temos uma data de retorno estabelecida.
Agradecemos a compreensão! 🙏

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#