Descubra os tipos de olheiras e como tratar cada um deles

Descubra os tipos de olheiras e como tratar cada um deles

atualizado em publicado em 30 de outubro de 2022 2 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Os diferentes tipos de olheiras são uma das queixas mais comuns em relação à aparência da pele. Em tons amarronzados, azulados e até roxos, cada um deles pode indicar sintomas diferentes, por isso eles também requerem tratamentos específicos.

Para combater as famosas zonas escuras abaixo dos olhos com a maior eficácia possível, é muito importante entender do que seu rosto necessita. Se você quer entender mais sobre os tipos de olheiras e tratamentos, continue lendo este artigo! 

O que são as olheiras e quais são as causas delas? 

As olheiras são marcas profundas que aparecem na região dos olhos, mais especificamente na pálpebra inferior. Na grande maioria, elas têm origem genética e podem ser formadas devido à grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na região.

Existem diversos tipos de olheiras, como as escuras, claras ou inchadas. Cada pessoa pode desenvolver um ou mais deles, dependendo do estilo de vida e das próprias características fisiológicas dela.

No entanto, alguns comportamentos do dia a dia podem aumentar as chances de as marcas aparecerem. A falta de exercício físico, o baixo consumo de água, o uso excessivo de álcool e sal, além de noites maldormidas, são fatores que propiciam essa condição.

Outro ponto importante é a sensibilidade existente na área dos olhos. Por ela ser composta por uma pele fina, o ideal é aplicar qualquer produto com o dedo anelar na região, que tem menos força. Também é essencial realizar uma boa limpeza e não deixar maquiagem ou poluição acumulada nela. 

Tipos de olheiras e as características deles

Como foi mencionado, não existe apenas um tipo de marca profunda na região ocular. Para você descobrir o seu, entenda quais são os tipos de olheiras mais comuns a seguir. 

Olheiras profundas ou estruturais

As olheiras profundas são causadas pela perda de estrutura óssea do crânio, o que faz o globo ocular ficar maior. Consequentemente, cria-se um certo desnível perceptível na pele que, em alguns casos, pode ser bem profundo, chegando a fazer sombra e dar um aspecto escurecido à área.

Esse tipo de olheira só pode ser corrigido de forma satisfatória com técnicas de preenchimento e bioestimuladores. Por ser uma região extremamente vascularizada e delicada, com uma complexa estrutura anatômica, é recomendado procurar um médico-dermatologista ou um cirurgião plástico com experiência nesse tipo de tratamento. 

Olheiras pigmentares ou melânicas

As olheiras conhecidas como pigmentares possuem coloração amarronzada. Elas são causadas por um acúmulo de melanina na região dos olhos, que é mais fina da pele. Elas podem ser mais facilmente encontradas em peles negras, e a exposição ao sol piora a condição. 

Olheiras vasculares ou sanguíneas

Conhecidas pela coloração azulada, as olheiras vasculares são causadas pela retenção de líquidos e pela má circulação, além do acúmulo de hemoglobina na região, que costuma ficar inchada. Noites maldormidas, estresse e cansaço geralmente estão ligados à existência dos tipos de olheiras vasculares.

Olheiras mistas

Dificilmente encontramos alguém com apenas um fenômeno responsável pela formação de olheira. Todos os tipos acima podem aparecer combinados em graus diferentes em cada pessoa, como a olheira vascular e pigmentar, por exemplo. Chamamos de olheiras mistas a maioria desses casos.

Mulher olhando para a foto com os olhos claros.

Tipos de tratamentos 

Agora que você já conhece os quatro tipos de olheiras e consegue distinguir o seu, vamos falar sobre os possíveis tratamentos. Processos dermatológicos e produtos podem ser usados para amenizar a aparência dessa condição. 

Se as olheiras profundas forem o seu caso, invista em tratamentos e produtos que vão auxiliar no preenchimento da área. Os dermocosméticos com ação densificadora são os mais recomendados. Importante: evite o contato de qualquer produto com a mucosa do olho!

Para quem tem olheiras pigmentares, produtos indicados para tratamento de melasmas são ideais. Então, procure cosméticos com ativos clareadores, que vão ajudar na hora de tratar as manchas criadas pela exposição ao sol.  

Já para o tratamento das olheiras vasculares, é recomendado laser, luz pulsada e drenagem linfática. Também são indicados produtos que contam com a cafeína como um dos ingredientes. 

Para finalizar, para as olheiras sanguíneas, invista em tratamentos que ativam a circulação e produtos hidratantes, como a Vitamina C da Creamy, que pode ser utilizada na região dos olhos. Assim, você trata uma das causas principais das olheiras sanguíneas, que é a desidratação. 

Outras dicas importantes

Após observar seus hábitos diários, é indicado que você procure um dermatologista para avaliação de qualquer procedimento. O uso de dermocosméticos ou tratamentos de laser, luz pulsada, ácidos, preenchimentos e afins devem ser acompanhados por um profissional.

Juntamente ao tratamento para os tipos de olheiras, existem outras recomendações que podem aliviar a aparência de cansaço da área. O uso de produtos antioxidantes, clareadores e estimulantes do colágeno é indicado para recuperar a densidade do tecido, por exemplo. 

Tudo que seus olhos precisam está na Creamy!

Agora que já conhece todos os tipos de olheiras, você vai adorar saber que existe um produto que pode cuidar de diversos sintomas causadores deles. Com o Eye Cream da Creamy, você aproveita todas as vantagens que mencionamos de uma só vez! Conheça e experimente.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for Leila Aparecida Araújo Silva
Leila Aparecida Araújo Silva 27/12/2021

Bom dia!
Me chamo Leila, sou esteticista especializada em melasma e acne!
Gostaria de receber um kit amostra, para conhecer melhor os produtos.
E vendo a eficácia indicareu para os meus clientes!
Tem preço diferenciado pra profissional revender?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 05/01/2022

Oi, Leila!
Agradecemos muito o seu interesse em nossos produtos! 🥰
Nosso programa de envio de amostras está passando por uma reformulação e reestruturação para oferecermos um atendimento ainda melhor.
Portanto, não estamos realizando envios de amostras no momento e, infelizmente, ainda não temos uma data de retorno estabelecida.
Agradecemos a compreensão! 🙏

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento