Para que a niacinamida serve? Descubra todos os benefícios desse poderoso ativo!

Para que a niacinamida serve? Descubra todos os benefícios desse poderoso ativo!

Atualizado em Jul 18, 2022 7 comentários ATIVOS
Tempo de leitura: 4 minutos

Desbravar o mundo do skincare não é uma tarefa fácil. Um dos passos mais importantes é entender o que cada ingrediente de um produto faz e quais vantagens ele traz à pele. Por exemplo, você sabe para que a niacinamida serve?

Esse ingrediente é a forma ativa da vitamina B3 e pode ser usado junto a diversos princípios ativos. A versatilidade torna esse queridinho um grande companheiro quando falamos de cuidados com a pele. Saiba o que é a niacinamida e para que ela serve a seguir!

O que é a niacinamida?

A niacinamida traz benefícios cutâneos duradouros, que não só agem ativamente na pele, mas também formam uma barreira que a protege. Por isso, não é difícil encontrá-la na fórmula de um produto que ofereça todas essas vantagens maravilhosas.

O ativo também pode ser encontrado com alguns nomes alternativos: vitamina B3, como comentado ali em cima, ou nicotinamida. Essa é a forma amida de uso do ativo. A forma ácida é chamada de ácido nicotínico.

Benefícios

Se você está se perguntando “o que a niacinamida faz na pele?”, está na hora de descobrir! Primeiro, o ativo tem um efeito protetor, que funciona como uma barreira. Com essa propriedade, ele reduz a perda excessiva de água, o que mantém a hidratação por mais tempo. 

Esse fator também ajuda no tratamento da sensibilidade. Diminuindo a perda de água, a barreira cutânea fica mais forte. Outra função hidratante que a vitamina carrega é o aumento da síntese de ceramidas e dos ácidos graxos. 

“Isso reforça e mantém o fator natural de hidratação da pele, impedindo a evaporação de água,” explica o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em Dermatologia. 

Completando o combo, essas características regulam a produção de  sebo, o que controla a oleosidade e reduz a acne em peles oleosas. Aliás, a ação anti-inflamatória da niacinamida a torna um agente poderoso contra a formação de erupções cutâneas. 

Cuidados anti-hiperpigmentações e antissinais

Entre vários benefícios da niacinamida, está o efeito contra as hiperpigmentações. Isso não só ajuda a livrar a pele das manchas já existentes, mas também previne que novas apareçam. 

Segundo um estudo publicado em 2011, a niacinamida atua contra a elastose solar e reduz as alterações degenerativas do sol na pele. Inclusive, ela é indicada no tratamento do melasma, especialmente aliada a outros agentes clareadores.

Mais um fator importante da niacinamida para o rosto é o efeito antissinais. Dado que ela combate os radicais livres e aumenta a produção tanto de colágeno quanto de elastina, consequentemente, age contra rugas, linhas finas e flacidez. Ela também é usada contra o surgimento de manchas amareladas na pele, causadas pela glicação.

A concentração de niacinamida

Agora que você já viu para que a niacinamida serve, deve estar pensando que quanto mais ela estiver presente em um produto, melhor ele, né? Pode parecer uma conclusão óbvia, mas a pele funciona de uma maneira diferente. 

“As propriedades da niacinamida foram comprovadas nos estudos na concentração de 1 a 5%. Não existe nenhuma pesquisa comprovando a segurança nem a eficácia em concentrações superiores a essa”, Dr. Luiz comenta. 

Ele completa, dizendo: “a pele tem uma capacidade limitada de absorção de substâncias. Então, aumentar a concentração de um ingrediente não necessariamente aumenta o efeito”. Concentrações muito elevadas podem gerar consequências indesejadas, como a sensibilização cutânea.

A niacinamida e outros princípios ativos

Por ser um ativo gentil na pele, geralmente, os produtos com niacinamida trazem outros ingredientes na composição, que adicionam e potencializam os efeitos da vitamina.

Porém, não misture todos os produtos que você tem em casa, ok? Primeiro, consulte um dermatologista para entender quais são os princípios indicados para deixar sua pele ainda mais radiante. A seguir, separamos alguns ingredientes que podem ser usados em conjunto com o ativo.

Ácido Tranexâmico 

Assim como a niacinamida, o Ácido Tranexâmico tem ação anti-inflamatória e clareadora. Outra similaridade entre eles é que ambos agem contra a hiperpigmentação da pele e podem ajudar no tratamento do melasma, assim como das manchinhas deixadas pela acne.

Ácido Glicólico

Um creme com niacinamida e ácido glicólico tem inúmeras vantagens: efeito esfoliante, estimulação da síntese de colágeno, redução de manchas e estrias, etc. Essa dupla não deixa a desejar!

Ácido Lático

Saber para que a niacinamida serve é importante, mas você já ouviu falar da junção dessa vitamina com o ácido lático? É sucesso! Esse ingrediente também é poderoso e muito gentil com a pele. A fórmula que conta com esse ativo possui ação esfoliante, regeneradora, hidratante e rejuvenescedora. 

Saiba tudo de skincare com a gente!

Agora que você já aprendeu para que a niacinamida serve, aproveite e conheça os produtos que a Creamy oferece com esse ativo! Com nossas opções, você pode deixar a sua pele ainda mais bonita e radiante. Para saber mais sobre como cuidar do seu rosto, acompanhe nossos conteúdos aqui, no blog! 

Ácido Lático.

REFERÊNCIAS

¹ PORTILHO, Lucas. PACHECO, Hermano. NIACINAMIDA E DERMATOLOGIA. 2016.

² Bains P, Kaur M, Kaur J, Sharma S. Nicotinamide: Mechanism of action and indications in dermatology. Indian J Dermatol Venereol Leprol 2018;84:234-237

(Visited 2.519 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 Comentários

Edna 07/06/2021

Amo😍 toda linha Creamy, são de excelente qualidade, no momento não posso comprar estou desempregada, por causa da pandemia😔🥺, eu comprei três a Vitamina C, o ácido glicolico e o mandelico, azul rosa e laranjinha👌🏼

Carol Moraes 07/06/2021

Oi, Edna!
Poxa, esperamos que você encontre um emprego em breve. ❤️
Ficamos muito felizes em saber que os Creamys estão atendendo às suas expectativas. Conte sempre com a gente!

Viviane 07/06/2021

Bom dia…qual o produto mais adequado para usar em conjunto com o ácido glicólico?

Carol Moraes 07/06/2021

Oi, Viviane!
Tudo depende das características da sua pele. De maneira geral, todos os produtos funcionam bem com o glicólico, desde que não sejam outros ácidos em concentrações altas.
Neste caso, os ácidos devem ser usados em noites alternadas. 💙

Débora 10/06/2021

OLÁ. este creamy niacinamida, grávida também pode usar ?

Carol Moraes 11/06/2021

Oi, Débora!
A niacinamida está na fórmula dos ácidos Glicólico, Lático e Tranexâmico. Estudos em gestantes ou lactantes não são permitidos por razões éticas, portanto não podemos afirmar se o uso dos ácidos é seguro neste caso. Recomendamos que entre em contato com o seu médico. Ele poderá orientar a melhor forma de você fazer sua rotina de skincare durante a gestação e aleitamento. 😍❤️

Carol Moraes 23/06/2021

Oi, Débora!
A Niacinamida está presente nos Creamys Lático, Glicólico e Tranexâmico.
Estudos em gestantes ou lactantes não são permitidos por razões éticas, portanto não podemos afirmar se os ácidos são seguros neste caso.
Converse com seu médico, ele vai orientar a melhor forma de fazer sua rotina de skincare durante a gestação e aleitamento. 🥰

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#