Você sabe para que serve niacinamida? Descubra os benefícios desse poderoso ativo!

Desbravar o mundo da skincare não é uma tarefa fácil. Um dos passos mais importantes e complicados é entender o que cada ingrediente de um produto faz e as vantagens que ele traz à nossa pele. Por exemplo, você sabe para que serve niacinamida?

A niacinamida é a forma ativa da vitamina B3 e pode ser usada junto a diversos princípios ativos. A versatilidade torna essa queridinha uma grande companheira quando falamos de cuidados com a pele. Por isso, conheça-a melhor aqui e entenda por que ela é tão amada!

O que é a niacinamida?

A niacinamida traz benefícios duradouros à nossa pele, que não só agem ativamente na cútis, mas também formam uma barreira que a protege. Por isso, não é difícil encontrá-la na fórmula de um produto que ofereça todas essas vantagens maravilhosas!

Esse ativo pode ser encontrado com nomes alternativos: vitamina B3, comentado ali em cima, ou nicotinamida. Essa é a forma amida de uso do ativo.¹ A forma ácida da vitamina B3 é chamada de ácido nicotínico.²

Quais são os benefícios desse ativo?

Para quem está pensando “quais os benefícios da niacinamida?”, está na hora de saber as maravilhas que ela pode trazer à nossa pele! Não são poucos, hein? Ela é tão amada com razão!

Primeiramente, precisamos comentar sobre o efeito protetor da niacinamida, que funciona mesmo como uma barreira da pele. Com essa propriedade, o ativo reduz a perda excessiva de água da cútis, o que a mantém hidratada por mais tempo.

Esse fator também ajuda no tratamento das peles mais sensíveis. Diminuindo a perda de água, a barreira da pele fica mais forte, o que reduz a sensibilidade apresentada pela cútis.

Outra função hidratante que a vitamina carrega é o aumento da síntese de ceramidas e dos ácidos graxos da pele.¹ “Isso reforça e mantém o fator natural de hidratação da pele, impedindo a evaporação de água,” explica dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia.

Completando o combo, essas características fazem a pele regular a produção de sebo, o que controla a oleosidade e reduz as acnes em peles oleosas. Aliás, a ação anti-inflamatória da niacinamida a torna um agente poderoso contra a formação de erupções cutâneas.

Tem mais benefícios!

Não é só isso! A niacinamida clareia a pele também. O efeito dela contra a hiperpigmentação não só ajuda a livrar a pele das manchas já existentes, mas também previne que novas apareçam.

Segundo um estudo publicado em 2011, a niacinamida atua contra a elastose solar e reduz as alterações degenerativas do sol na nossa pele.¹ Ela é inclusive indicada no tratamento do melasma, especialmente aliada a outros agentes clareadores.

Um fator importante que não podemos deixar passar é o efeito antissinais. Dado que ela combate os radicais livres e aumenta a produção de colágeno e elastina, a niacinamida age contra rugas, linhas finas e flacidez. Também age contra o surgimento de manchas amareladas na pele causadas pela glicação.¹

Viu só para que serve niacinamida? São muitos benefícios que essa queridinha pode trazer, oferecendo uma pele mais bonita e, principalmente, mais saudável. É um daqueles ativos que não tem erro!

A concentração de niacinamida

Então quanto mais niacinamida em um produto, melhor ele é? Não necessariamente! “A niacinamida comprovou suas propriedades sendo utilizada nos estudos na concentração de 1 a 5%,” o dr. Luiz comenta. “Não existe nenhum estudo comprovando a segurança nem a eficácia da niacinamida em concentrações superiores a 5%.”

“A nossa pele tem uma capacidade limitada de absorção de substâncias, então, aumentar a concentração de um ingrediente não necessariamente aumenta seu efeito.” Concentrações muito elevadas podem gerar consequências indesejadas, inclusive, como a sensibilização cutânea.

A niacinamida e outros princípios ativos

Por ser um ativo gentil na pele, os produtos com niacinamida geralmente trazem outros ingredientes na composição, que adicionam e potencializam os efeitos da vitamina.

Porém, não vá misturando todos os produtos que você tem em casa, ok? Primeiramente, consulte um dermatologista a fim de entender quais são os princípios mais indicados para deixar sua pele ainda mais radiante.

A seguir, separamos alguns ingredientes que podem ser usados em conjunto com a niacinamida de modo a potencializar os cuidados com a pele. Dá uma conferida:

Ácido Tranexâmico

O ácido tranexâmico é um ingrediente que, assim como a niacinamida, tem ação anti-inflamatória e clareadora. Outra similaridade entre eles é que ambos agem contra a hiperpigmentação da pele e podem ajudar no tratamento do melasma e de manchinhas deixadas pela acne.

Ácido Glicólico

Um creme com niacinamida e ácido glicólico tem inúmeras vantagens: efeito esfoliante, estimulação da síntese de colágeno, redução de manchas e estrias, e muito mais. Essa dupla não deixa a desejar!

Ácido Lático

Saber para que serve niacinamida é uma coisa, mas niacinamida e ácido lático? É sucesso! O ácido lático também é poderoso e muito gentil com a pele. Uma fórmula que conta com esse ingrediente possui ação esfoliante, regeneradora, hidratante e rejuvenescedora.

Saiba tudo de skincare com a gente!

Agora que você já aprendeu para que serve niacinamida, aproveite e conheça os produtos que a Creamy oferece com esse ativo! Com nossos produtos, você pode deixar a sua pele ainda mais bonita e radiante. Para saber mais sobre como cuidar do seu rosto, acompanhe nossos conteúdos aqui no blog!

REFERÊNCIAS

¹ PORTILHO, Lucas. PACHECO, Hermano. NIACINAMIDA E DERMATOLOGIA. 2016.

² Bains P, Kaur M, Kaur J, Sharma S. Nicotinamide: Mechanism of action and indications in dermatology. Indian J Dermatol Venereol Leprol 2018;84:234-237

(Visited 1.226 times, 8 visits today)

6 Comentários Você sabe para que serve niacinamida? Descubra os benefícios desse poderoso ativo!

  1. Edna junho 7, 2021 at 4:27 am

    Amo😍 toda linha Creamy, são de excelente qualidade, no momento não posso comprar estou desempregada, por causa da pandemia😔🥺, eu comprei três a Vitamina C, o ácido glicolico e o mandelico, azul rosa e laranjinha👌🏼

    Responder
    1. Carol Moraes junho 7, 2021 at 9:45 pm

      Oi, Edna!
      Poxa, esperamos que você encontre um emprego em breve. ❤️
      Ficamos muito felizes em saber que os Creamys estão atendendo às suas expectativas. Conte sempre com a gente!

      Responder
  2. Viviane junho 7, 2021 at 4:01 pm

    Bom dia…qual o produto mais adequado para usar em conjunto com o ácido glicólico?

    Responder
    1. Carol Moraes junho 7, 2021 at 10:02 pm

      Oi, Viviane!
      Tudo depende das características da sua pele. De maneira geral, todos os produtos funcionam bem com o glicólico, desde que não sejam outros ácidos em concentrações altas.
      Neste caso, os ácidos devem ser usados em noites alternadas. 💙

      Responder
  3. Débora junho 10, 2021 at 4:52 pm

    OLÁ. este creamy niacinamida, grávida também pode usar ?

    Responder
    1. Carol Moraes junho 11, 2021 at 6:22 pm

      Oi, Débora!
      A niacinamida está na fórmula dos ácidos Glicólico, Lático e Tranexâmico. Estudos em gestantes ou lactantes não são permitidos por razões éticas, portanto não podemos afirmar se o uso dos ácidos é seguro neste caso. Recomendamos que entre em contato com o seu médico. Ele poderá orientar a melhor forma de você fazer sua rotina de skincare durante a gestação e aleitamento. 😍❤️

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *