Niacinamida para que serve? Descubra todos os benefícios desse poderoso ativo!

Niacinamida para que serve? Descubra todos os benefícios desse poderoso ativo!

atualizado em publicado em 27 de novembro de 2023 7 comentários ATIVOS
Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos passos importantes para desbravar o mundo do skincare é entender o que cada ingrediente faz e quais vantagens ele oferece à pele. Um bom exemplo para falar disso é a niacinamida: para que serve?

Esse ingrediente pode ser usado junto a diversos outros ativos. A versatilidade o torna um grande aliado nos cuidados com a pele. Quer saber mais? Neste artigo, a Creamy apresenta informações preciosas sobre o que a niacinamida faz na pele e os diversos benefícios. Acompanhe!

O que é a niacinamida?

A niacinamida é a forma ativa da vitamina B3 e traz benefícios duradouros que agem ativamente na pele, formando uma barreira de proteção. Por isso, ela é muito comum na fórmula de diversos produtos de skincare.

Ela também pode ser encontrada com alguns nomes alternativos, como vitamina B3 ou nicotinamida. Essa é a forma amida de uso do ativo; a ácida é chamada de ácido nicotínico.

Quais os benefícios da niacinamida?

Chegou a hora de falar sobre a niacinamida: para que serve e como age no corpo? Primeiro, é importante saber que ela tem um efeito protetor que funciona como uma barreira. Com essa propriedade, ela reduz a perda excessiva de água e mantém a hidratação da pele por mais tempo.

Esse fator também ajuda no tratamento da sensibilidade. Diminuindo a perda de água, a barreira cutânea fica mais forte. Essa vitamina também tem ação hidratante porque aumenta a síntese de ceramidas e de ácidos graxos.

“Isso reforça e mantém o fator natural de hidratação da pele, impedindo a evaporação de água”, explica o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia.

Outros benefícios da niacinamida para a pele é a regulação da produção de sebo, o que controla a oleosidade e reduz a acne. Aliás, a ação anti-inflamatória da niacinamida a torna um agente poderoso contra a formação de erupções cutâneas.

Mulher com sérum aplicado nas têmporas.

Cuidados anti-hiperpigmentações e antissinais

Outra vantagem da niacinamida para a pele é o efeito contra as hiperpigmentações. Isso não só ajuda a livrar a pele das manchas já existentes, mas também previne que novas apareçam.

Segundo um estudo publicado em 2011, a niacinamida no rosto atua contra a elastose solar e reduz as alterações degenerativas do sol. Inclusive, ela é indicada no tratamento do melasma, especialmente se aliada a outros agentes clareadores.

Mais um fator importante é o efeito antissinais. Dado que o ativo combate os radicais livres e aumenta a produção tanto de colágeno quanto de elastina, consequentemente, ele previne rugas, linhas finas e flacidez. Além disso, ele é usado para evitar o surgimento de manchas amareladas na pele causadas pela glicação.

A niacinamida e outros princípios ativos

O sérum niacinamida tem outros ingredientes na composição além da vitamina, que potencializam os efeitos dela. Ela é muito gentil na pele, por isso, a combinação dela com outros ativos é muito benéfica.

Porém, não misture todos que você tem em casa, ok? Primeiro, consulte um dermatologista para entender quais são os princípios indicados para deixar sua pele ainda mais radiante. A seguir, a Creamy lista alguns ingredientes que podem ser usados em conjunto com a niacinamida.

Ácido lático

Niacinamida: para que serve? Uma das respostas para essa pergunta é a função esfoliante, regeneradora, hidratante e rejuvenescedora desse ativo quando usado com o ácido lático. Esse ingrediente também é poderoso e muito gentil com a pele, portanto, a combinação é um sucesso!

Ácido glicólico

Um creme com niacinamida e ácido glicólico tem inúmeras vantagens: efeito esfoliante, estimulação da síntese de colágeno, redução de manchas e estrias etc. Essa dupla não deixa a desejar!

Ácido tranexâmico

Assim como a niacinamida, o ácido tranexâmico tem ação anti-inflamatória e clareadora e age contra a hiperpigmentação da pele. Por isso, uma combinação dos dois ativos pode ajudar no tratamento do melasma e das manchinhas deixadas pela acne.

Inclua a niacinamida na sua rotina de skincare

Se você está se questionando sobre o uso da niacinamida pura, o Niacinamide B Complex 20% da Creamy pode ser uma opção interessante. Este sérum ultraconcentrado combina vitaminas B3, B5, B6, B12, C e E, além de zinco para combater a oleosidade, reduzir poros dilatados e controlar a acne.

Aplique-o após a limpeza facial e antes da hidratação em uma camada fina para uma absorção eficaz, até duas vezes ao dia, de preferência de manhã e à noite. O uso regular desse dermocosmético em sua rotina de skincare é um excelente aliado para uma pele mais uniforme, hidratada, equilibrada, saudável e firme.

Saiba tudo sobre skincare com a Creamy!

Agora que você já sabe tudo sobre niacinamida: para que serve, os benefícios e as ações na pele, conheça os produtos que a Creamy oferece com esse ativo! Com eles, seu rosto fica ainda mais bonito e radiante. Para saber mais sobre autocuidado, acompanhe mais conteúdos aqui do blog!

REFERÊNCIAS

¹ PORTILHO, Lucas. PACHECO, Hermano. NIACINAMIDA E DERMATOLOGIA. 2016.

² Bains P, Kaur M, Kaur J, Sharma S. Nicotinamide: Mechanism of action and indications in dermatology. Indian J Dermatol Venereol Leprol 2018;84:234-237

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários

Avatar for Edna
Edna 07/06/2021

Amo😍 toda linha Creamy, são de excelente qualidade, no momento não posso comprar estou desempregada, por causa da pandemia😔🥺, eu comprei três a Vitamina C, o ácido glicolico e o mandelico, azul rosa e laranjinha👌🏼

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 07/06/2021

Oi, Edna!
Poxa, esperamos que você encontre um emprego em breve. ❤️
Ficamos muito felizes em saber que os Creamys estão atendendo às suas expectativas. Conte sempre com a gente!

Avatar for Viviane
Viviane 07/06/2021

Bom dia…qual o produto mais adequado para usar em conjunto com o ácido glicólico?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 07/06/2021

Oi, Viviane!
Tudo depende das características da sua pele. De maneira geral, todos os produtos funcionam bem com o glicólico, desde que não sejam outros ácidos em concentrações altas.
Neste caso, os ácidos devem ser usados em noites alternadas. 💙

Avatar for Débora
Débora 10/06/2021

OLÁ. este creamy niacinamida, grávida também pode usar ?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 11/06/2021

Oi, Débora!
A niacinamida está na fórmula dos ácidos Glicólico, Lático e Tranexâmico. Estudos em gestantes ou lactantes não são permitidos por razões éticas, portanto não podemos afirmar se o uso dos ácidos é seguro neste caso. Recomendamos que entre em contato com o seu médico. Ele poderá orientar a melhor forma de você fazer sua rotina de skincare durante a gestação e aleitamento. 😍❤️

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 23/06/2021

Oi, Débora!
A Niacinamida está presente nos Creamys Lático, Glicólico e Tranexâmico.
Estudos em gestantes ou lactantes não são permitidos por razões éticas, portanto não podemos afirmar se os ácidos são seguros neste caso.
Converse com seu médico, ele vai orientar a melhor forma de fazer sua rotina de skincare durante a gestação e aleitamento. 🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento