Tratamento para manchas no rosto: confira os tipos existentes

Tratamento para manchas no rosto: confira os tipos existentes

atualizado em publicado em 13 de junho de 2022 2 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem tem manchinhas na pele sabe como essas marcas podem ser um verdadeiro incômodo. Embora elas não causem nenhum desconforto físico no corpo, há diversos tipos de tratamento para manchas no rosto.

Por isso, desenvolvemos um conteúdo exclusivo explicando como as manchas aparecem no rosto, quais são os tratamentos existentes, quais são os tipos mais comuns e como evitar o aparecimento delas.

Afinal, por que as manchas aparecem no nosso rosto?

Manchas na pele são lesões dermatológicas que podem aparecer em qualquer região do corpo. Segundo o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, “marcas acastanhadas e mal delimitadas, principalmente na face, podem ser causadas por vários fatores que, muitas vezes, agem em combinação.”

Entre eles, estão: predisposição genética, variações hormonais, envelhecimento intrínseco, exposição solar, luz visível, poluição, calor e melasma  no rosto.  Além disso, há as manchas pós-inflamatórias causadas por acne ou escoriações.

Manchas X Pintas

É comum que muitas pessoas confundam manchas com pintas. Contudo, segundo o Dr. Luiz, “as pintas são lesões mais escuras, menores e mais bem delimitadas, ocorrendo em qualquer região do corpo”. Já as manchinhas são geralmente acastanhadas e mal delimitadas.

Vale lembrar que, ao perceber o surgimento de uma pinta em seu corpo, é preciso marcar uma consulta com o dermatologista, principalmente se ela apareceu há pouco tempo ou teve mudança de aspecto (cor, tamanho, etc.). 

Tipos de manchas

Há diversos tipos de manchas no rosto, por isso é importante entender quais são eles. Lembre-se de que somente a avaliação de um profissional pode determinar corretamente que tipo de marca está em sua pele.

Melasma

O melasma pode se manifestar pela hiperpigmentação na pele com um tom amarronzado. Muitas pessoas o confundem com sardas no rosto, contudo, apesar da semelhança, são condições muito diferentes.

Ele é mais acinzentado que outros tipos de hiperpigmentações e tem limites menos definidos que as sardas. A doença pode ser causada por alterações hormonais, exposição solar e outros fatores.

Melanose solar

Conhecida também como mancha senil, a melanose solar é outro tipo de mancha na pele. Ela aparece no corpo por conta do acúmulo de exposição solar durante os anos, tabagismo, fatores genéticos, etc.

Sardas brancas

Conhecida como sardas brancas, a leucodermia gutata é outro tipo de manchas na pele. Ela aparece devido à exposição contínua ao sol. A diferença é que elas se manifestam como ausência de melanina na pele.

Outros tipos de manchas na pele

Há outros tipos de manchas na pele, como extravasamento sanguíneo, ceratose seborreica e muitos outros. Para verificar em qual se enquadra a manchinha que aparece em sua pele, consulte o dermatologista de sua confiança.

Opções de tratamento para manchas no rosto

Para cada tipo de mancha na pele, há um tratamento ideal. Segundo o Dr. Luiz, “dependendo da profundidade em que está, a marca pode ser mais ou menos fácil de remover. Quanto mais superficial ela for, maior é a chance de a mancha sumir. Quanto mais profunda ela for, mais difícil é tratá-la apenas com cosméticos.”

Cosméticos

Para manchas mais superficiais, há vários produtos clareadores no mercado, que podem ser usados de forma segura, pois irritam pouco ou nada a pele. Então, procure o ideal para seu tipo de rosto.

Ácido tranexâmico

Um dos mais queridinhos, o ácido tranexâmico é um excelente aliado para prevenir e clarear a hiperpigmentação da pele. O produto contém atividade anti-inflamatória e clareadora, além de ser eficaz contra manchas solares, hormonais e pós-inflamatórias.

Medicamentos

Existem medicamentos de tratamento para manchas no rosto com ação mais intensa sobre a pigmentação, que devem ser indicados por um dermatologista, já que podem causar efeito rebote ou piora da mancha se forem usados de forma incorreta, explica o Dr. Luiz.

Tecnologia com lasers

Tecnologias como lasers são utilizadas com sucesso no tratamento de manchas e podem ajudar com as mais profundas. Contudo, esses procedimentos devem ser sempre feitos por um dermatologista. 

Isso porque o resultado deles não depende apenas do aparelho usado, mas sim da maestria do profissional que o utiliza com os parâmetros corretos para maior sucesso e segurança no tratamento para manchas no rosto.

Cuidados com a pele

Independentemente do tratamento indicado, há dois pontos fundamentais quando se trata de manchas. A primeira é o tempo, porque o tratamento costuma ser longo e, muitas vezes, contínuo, principalmente no caso do melasma, que é uma doença sem cura. 

A segunda é que deve-se prevenir a recorrência das manchas, usando filtro solar, já que nenhum tratamento vai surtir efeito caso a pele não esteja devidamente protegida. 

Lembre-se de que muitos cosméticos e medicamentos para tirar manchas do rosto ou clarear atingem o pico de efeito por volta do sexto mês de uso. Por isso, é importante persistir no tratamento, explicou o Dr. Luiz.  

Conte sempre com a Creamy

Após saber um pouco mais sobre tratamento para manchas no rosto, aproveite para conferir nossas outras dicas e conteúdos exclusivos. Por aqui, estamos sempre em busca de novidades para você. Venha conferir!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for Cláudia Regino Fantin Amaral
Cláudia Regino Fantin Amaral 14/06/2022

Gostaria de revender os produtos Creamy,sou de Bauru e trabalho com um grupo de 220 pessoas de alto poder aquisitivo….
Como faço ?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 21/06/2022

Oi, Cláudia! Que boa notícia. 💕 Você pode se cadastrar como dermoconsultora da Creamy, para revender os produtos da marca, através deste link. Esperamos você!

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento