Possíveis causas de manchas vermelhas na pele

Possíveis causas de manchas vermelhas na pele

Atualizado em Dec 14, 2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

As manchas vermelhas na pele podem ser desesperadoras, especialmente quando não sabemos o que são. O surgimento de vermelhidão com ou sem coceira é um alerta de que algo está errado. Por isso, é sempre bom ficar de olho nos sinais que o nosso corpo nos dá!

Ter uma pele manchada é um fator que incomoda muita gente, afetando diretamente a autoestima. Se esse for o seu caso, não se preocupe: separamos as principais dúvidas sobre o assunto para que você entenda melhor as razões dessa condição. Vamos lá?

Origem das manchas vermelhas na pele

Uma das questões mais comuns dentro da dermatologia são as manchas vermelhas na pele. Os motivos para isso são os mais variados, sendo os principais: psoríase, pitiríase rósea, infecções fúngicas, dermatite atópica, alergias, contato com algumas substâncias, urticária causada por medicamentos, entre outros.

Quase 20% da população mundial já teve urticária pelo menos uma vez na vida. Caracterizada por “vergões”, ela deixa o rosto manchado, atingindo também outras áreas do corpo (pode atingir todas ou quase todas) e causando coceira. Sua origem é desencadeada por fatores externos, como alimentos, uso de remédios e clima. 

Em áreas específicas, como seios, pés, virilhas, axilas e coxas, a vermelhidão acompanhada de coceira, descamação e/ou ardência pode ser um sinal de colonização fúngica. 

A doença não é contagiosa, mas pode passar para outras partes do corpo se não tratada. Na dúvida, na presença de manchas e irritações persistentes, jamais pratique a automedicação e consulte sempre um médico especialista.

Outra possível causa é a dermatite seborreica, uma condição crônica que causa vermelhidão e descamação associadas à produção excessiva de oleosidade e proliferação fúngica. Esses sintomas geralmente pioram em períodos de estresse. As manchas vermelhas podem causar coceira e ardência. 

A dermatite de contato é outra doença que causa mancha, a diferença é que nesse caso ela surge por alergia a produtos de limpeza, cosméticos, bijuterias, etc. Dor, queimação, coceira e bolinhas costumam aparecer em quem tem essa condição. 

Normalmente está associada ao contato com alguma substância que pode ser desde cosméticos até jóias e acessórios, certos tipos de tecido, etc. É importante estabelecer qual o fator causador para que se evite recorrência.

Dermatite atópica e psoríase: como identificar?

De acordo com Luiz Romancini, médico dermatologista da Creamy, “essas duas doenças são caracterizadas por manchas vermelhas associadas a descamação e coceira em diversas regiões do corpo. Embora as lesões possam ser muito parecidas, elas diferem na forma e no local onde elas aparecem”. 

“Enquanto a dermatite atópica se manifesta já nos primeiros anos de idade e pode piorar na fase adulta, a psoríase é mais raramente identificada em populações mais jovens, sendo sua incidência maior em adultos jovens”, explica o especialista. 

A psoríase clássica (psoríase vulgar) costuma se manifestar em joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Existem outras formas de psoríase que acometem as unhas, as articulações e outras partes do corpo, mas são mais raras. 

“Já as lesões da dermatite atópica tem preferência por áreas de dobras, como atrás dos joelhos, axilas, pescoço, e em 100% dos casos, o ressecamento de pele é identificado em variados graus”, conclui. 

Caso você tenha percebido manchas no rosto e nas demais partes do corpo após o uso de algum cosmético, produto de limpeza, roupa ou bijuteria, interrompa o uso imediatamente. Esse pode ser um forte sinal de que você tem alergia a alguma substância presente nos itens.

Está com dificuldade de identificar a doença que está prejudicando seu bem-estar? A dica é contar com a ajuda de um dermatologista, que além de te examinar, poderá solicitar exames mais complexos. Este profissional é responsável por passar um tratamento efetivo e que solucione sua questão. 

Tratamento para manchas vermelhas na pele

Como dissemos acima, contar com a ajuda de um profissional é essencial. Afinal de contas, cada caso é um caso, e só ele poderá avaliar as questões que te afligem. No entanto, ter uma rotina de skincare e cuidados corporais adequados pode ajudar — e muito! — na prevenção de doenças.

manchas vermelhas na pele

Vale lembrar que se as manchas surgirem no rosto, seu cuidado tem que ser ainda maior, já que se trata de uma região sensível e delicada. Uma boa dica para minimizar a situação é apostar em hidratantes formulados com ativos calmantes, como água termal, camomila e azuleno. 

Antes disso, busque um diagnóstico. Estabelecer a causa do problema é o mais importante, pois assim você aposta com maior chances no tratamento correto e evita o uso de algum produto que possa piorar o caso. Medicamentos como pomadas e cremes no rosto, só com indicação médica. 

O Creamy Calming Cream é uma excelente opção de hidratante, atuando diretamente nos sinais de vermelhidão. Ele conta com ação imediata e prolongada, melhorando a tolerância e a resistência da área atingida. É uma excelente alternativa para rostos sensibilizados e sensíveis.

Além dos cremes, é interessante que as demais opções do seu cuidado diário tenham ativos calmantes na fórmula. Priorize sabonetes, tônicos e máscaras faciais compostos por ingredientes menos agressivos. Esse cuidado evita que a irritação piore, melhorando consideravelmente o seu visual.

Importância da rotina de skincare diária

Apesar de um de seus principais objetivos ser a conquista de um visual muito mais bonito, a rotina de skincare é essencial também para a prevenção de pintas vermelhas na pele. Para isso, é muito importante se certificar de que todos os seus cosméticos de uso diário são adequados para as características do seu rosto.

Entre os motivos que podem piorar a aparência de marcas, deixando o rosto vermelho, está a exposição excessiva e desprotegida ao sol. As chances de isso acontecer diminuem muito quando você adiciona um protetor solar ao seu dia a dia. E, claro, tirar cinco minutos para você contribui diretamente para a sua autoestima!

Trate as manchas vermelhas no rosto com os nossos produtos!

Os coloridinhos da Creamy podem ser usados no seu dia a dia para melhorar manchas vermelhas na pele. Caso seu rosto seja sensível, o Ácido Lático pode ser um excelente plus no tratamento. Confira nosso site e aproveite para abastecer a nécessaire!

(Visited 821 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#