Manchas vermelhas na pele: confira as possíveis causas e tratamentos

Manchas vermelhas na pele: confira as possíveis causas e tratamentos

atualizado em publicado em 8 de dezembro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

As manchas vermelhas na pele podem ser desesperadoras, especialmente quando não sabemos o que são. O surgimento de vermelhidão com ou sem coceira é um alerta de que algo está errado. Por isso, é sempre bom ficar de olho nos sinais que o corpo nos dá!

Ter uma pele manchada é um fator que incomoda muita gente, afetando diretamente a autoestima. Se for seu caso, não se preocupe: separamos as principais dúvidas sobre o assunto para você entender melhor as razões dessa condição. Vamos lá?

Origem das manchas vermelhas na pele

Uma das questões mais comuns dentro da dermatologia são as manchas vermelhas na pele. Os motivos para isso são os mais variados, sendo os principais: psoríase, pitiríase rósea, infecções fúngicas, dermatite atópica, alergias, contato com algumas substâncias, urticária causada por medicamentos, entre outros.

Quase 20% da população mundial já teve urticária pelo menos uma vez na vida. Caracterizada por “vergões”, ela deixa manchas no rosto, atingindo outras áreas do corpo (todas ou quase todas) e causando coceira. Ela é desencadeada por fatores externos, como alimentos, uso de remédios e clima. 

Em áreas específicas, como seios, pés, virilhas, axilas e coxas, a vermelhidão acompanhada de coceira, descamação e/ou ardência pode ser um sinal de colonização fúngica. 

A doença não é contagiosa, mas pode passar para outras partes do corpo se não for tratada. Na dúvida, na presença de manchas e irritações persistentes, jamais pratique a automedicação e consulte sempre um médico especialista.

Dermatite

Outra possível causa é a dermatite seborreica, uma condição crônica que gera vermelhidão e descamação associadas à produção excessiva de oleosidade e proliferação fúngica. Esses sintomas geralmente pioram em períodos de estresse. As manchas vermelhas podem causar coceira e ardência. 

A dermatite de contato é outra doença que causa mancha na pele do rosto. Nesse caso, a diferença é que ela surge por alergia a produtos de limpeza, cosméticos, bijuterias, etc. Dor, queimação, coceira e bolinhas costumam aparecer em quem tem essa condição. 

Normalmente, ela está associada ao contato com alguma substância, desde cosméticos, joias e acessórios até certos tipos de tecido e muito mais. É importante estabelecer o fator causador para evitar recorrência.

Dermatite atópica e psoríase: como identificar?

De acordo com Luiz Romancini, “essas duas doenças são caracterizadas por manchas vermelhas na pele associadas a descamação e coceira em diversas regiões do corpo. Embora possam ser muito parecidas, as lesões diferem na forma e no local onde aparecem”. 

“Enquanto a dermatite atópica se manifesta já nos primeiros anos de idade e pode piorar na fase adulta, a psoríase é mais raramente identificada em populações mais jovens, tendo maior incidência em adultos jovens”, explica o especialista. 

A psoríase clássica (ou vulgar) costuma se manifestar em joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Existem outras formas de psoríase que acometem as unhas, as articulações e outras partes do corpo, mas são mais raras. 

“Já as lesões da dermatite atópica têm preferência por áreas de dobras, como atrás dos joelhos, axilas, pescoço e, em 100% dos casos, o ressecamento de pele é identificado em variados graus”, conclui. 

Caso você tenha percebido manchas no rosto e nas demais partes do corpo após o uso de algum cosmético, produto de limpeza, roupa ou bijuteria, interrompa o uso imediatamente. Isso pode ser um forte sinal de que você tem alergia a alguma substância presente nos itens.

Tem dificuldade de identificar a doença que está prejudicando seu bem-estar? A dica é contar com a ajuda de um dermatologista que, além de examinar seu caso, pode solicitar exames mais complexos. Este profissional é responsável por passar um tratamento efetivo, que solucione sua questão. 

Tratamento para manchas vermelhas na pele

Como dissemos acima, contar com a ajuda de um profissional é essencial. Afinal, cada caso é único, e só ele pode avaliar suas questões. No entanto, ter uma rotina de skincare e cuidados corporais adequados pode ajudar na prevenção de doenças.

Antes disso, busque um diagnóstico. Estabelecer a causa do problema é o mais importante, pois permite a você apostar no tratamento mais adequado e evitar o uso de algum produto que possa piorar o caso. Medicamentos como pomadas e cremes no rosto só devem ser utilizados com indicação médica. 

O Creamy Calming Cream é uma excelente opção de hidratante, atuando diretamente nos sinais de vermelhidão. Ele conta com ação imediata e prolongada, melhorando a tolerância e a resistência da área atingida. É uma excelente alternativa para rostos sensibilizados e sensíveis.

Se você tem sinais de vermelhidão recorrente no rosto e pele extremamente reativa, uma dica é optar pelo Intensive Repair Cream. Ele atua reforçando a barreira de proteção, oferecendo hidratação prolongada e prevenindo crises de irritação. 

Dica extra

Além dos cremes, é interessante que as demais opções do seu cuidado diário tenham ativos calmantes na fórmula. Priorize sabonetes, tônicos e máscaras faciais compostos por ingredientes menos agressivos. Esse cuidado evita que a irritação piore, melhorando consideravelmente seu visual.

Importância da rotina de skincare diária

Apesar de ter a conquista de um visual muito mais bonito como um dos principais objetivos, a rotina de skincare é essencial para a prevenção de manchas vermelhas no rosto. Para isso, é muito importante se certificar de que todos os seus cosméticos de uso diário são adequados para as características da sua face.

Entre os motivos que podem piorar a aparência de marcas, deixando o rosto vermelho, está a exposição excessiva e desprotegida ao sol. As chances de isso acontecer diminuem muito quando você adiciona um protetor solar no seu dia a dia. Também é claro que tirar cinco minutos para você contribui diretamente para sua autoestima!

Novidades é com a Creamy!

Após saber mais sobre manchas vermelhas na pele, que tal conhecer as novidades do nosso catálogo? São diversas opções para incluir na sua rotina de skincare e torná-la mais eficiente e prática. Venha conferir!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento