Descubra o que é espinha interna e como tratá-la

Descubra o que é espinha interna e como tratá-la

atualizado em publicado em 12 de janeiro de 2024 2 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você já teve uma espinha interna, sabe como ela pode ser dolorosa e incômoda, não é mesmo? Esse tipo de acne costuma ser um dos mais sensíveis e pode aparecer por diversas causas. 

Como o tratamento é diferente daquele direcionado às espinhas externas ou aos cravinhos, é interessante entender essa distinção para combater e prevenir. Então, venha descobrir o que é uma espinha interna, como tratar e quais são as melhores soluções para evitar. 

O que é a espinha interna? 

Conhecida como nódulo-cística, a espinha interna surge nas camadas mais profundas da pele. Ela é famosa por ser bem dolorosa e causar sensibilidade. Ela também não tem abertura: é como se tivesse algo bloqueando a saída da secreção sebácea, no caso, o acúmulo de resíduos e sebo.

As consideradas não inflamatórias não são tão proeminentes, têm tonalidades mais amareladas e podem ou não conter um pontinho preto no centro (o famoso cravinho).

Já as espinhas internas inflamatórias são maiores e têm coloração avermelhada, podendo conter pontos amarelos de pus, caroços, nódulos e cistos. Ambos os tipos causam muita dor e incômodo.

Como a espinha interna surge? 

Se você está com uma espinha interna inflamada, pode estar se perguntando: como ela surge? Alguns fatores podem causá-la, e o mais comum é a alteração hormonal.

A mudança nos níveis hormonais pode ocorrer em diversos períodos da vida. Um dos mais recorrentes é a adolescência, mas ela também é comum em períodos de grande estresse ou em épocas menstruais. 

Tratamentos indicados para espinha interna

Evite a todo custo espremer as espinhas internas. Para fazê-las regredir, alguns tratamentos devem ser considerados. Vale lembrar que a acne externa requer alguns cuidados especiais e diferenciados da interna. 

Cuidados caseiros 

Na correria do dia, é normal que você queira acabar com a espinha interna em casa mesmo. Porém, o ideal é sempre procurar o auxílio de um médico dermatologista. Por isso, a primeira dica é: dispensar os cuidados caseiros e buscar um tratamento adequado!

Tratamentos médicos 

Em casos frequentes ou de dificuldade para aliviar os sintomas, é recomendado procurar um médico dermatologista, principalmente se os métodos preventivos não surtirem efeito e a dor permanecer por mais de uma semana. Além disso, se você estiver tendo muita espinha interna, é necessária uma análise dos níveis hormonais. 

O especialista pode recomendar um remédio para espinha interna, além de dermocosméticos indicados para cada pele e sintoma. Muitas vezes, é administrado um anti-inflamatório ou outro medicamento seguro utilizado após análise do caso de cada paciente. 

espinha interna

O que não fazer

Agora que você já sabe sobre possíveis tratamentos, é essencial aprender o que não fazer caso apareça uma espinha interna na testa, nas costas, no pescoço ou em outro local. 

Como dito, o mais importante é não tentar espremê-la. Por ficar na parte interna da superfície do rosto, ela não tem abertura, então, você não conseguirá tirar a secreção. Nesse processo, você apenas se machuca, e uma das consequências é o aparecimento de manchas no local.

Também não é recomendado cutucar, apertar ou tentar furar uma espinha interna, pois isso pode aumentar a inflamação do local, machucar a região e até causar cicatrizes. Ficar tocando a área pode causar inflamações e infecções, porque as mãos podem trazer bactérias à região que já está sensível e afetada.

Para finalizar, especialmente se a espinha estiver muito inflamada, evite o uso de maquiagem e o consumo de alimentos gordurosos e açucarados, para não aumentar a irritação das glândulas sebáceas.

Quais são as consequências da espinha interna?

Todos esses cuidados são relevantes para tratar uma espinha interna. Como toda acne, ela pode deixar marcas, porque danifica a membrana que separa a primeira e a segunda camadas da pele, onde estão as células de melanina.

Caso isso ocorra, é recomendável usar produtos com ingredientes clareadores. O Ácido Mandélico da Creamy é eficaz no tratamento de manchas causadas por acne, melasma e pela exposição ao sol. 

Para saber mais dicas de produtos e ingredientes indicados para melhorar a aparência de manchas e cicatrizes, confira outros posts relacionados ao assunto no Creamy Blog. 

Como prevenir o surgimento da espinha interna? 

Depois de entender o que é espinha interna e o que fazer para tratá-la, é importante focar na prevenção. Isso pode ser feito na rotina de skincare, que inclui uma limpeza facial eficaz com ativos voltados para repor nutrientes necessários para a pele. 

São recomendados produtos para acne e oleosidade com ingredientes anti-inflamatórios que protegem contra o acúmulo de poluição na pele. Se você sofre com espinhas e cravos, experimente o kit “Rotina Acne e Antioleosidade” da Creamy. 

Incremente seu skincare com produtos da Creamy!

Agora que você já sabe como a espinha interna surge, que tratamentos são indicados e o que não fazer, confira mais dicas sobre cuidados e rotinas de beleza no blog. Aproveite também para complementar o seu skincare com produtos ideais para o seu tipo de pele disponíveis no catálogo da Creamy! 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for Carlos
Carlos 30/12/2022

Pow podia ajudar em algo alem de falar so de ir no dermato ne

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 01/02/2023

Oi, Carlos!
Aqui, no blog da Creamy, sempre disponibilizamos informações sobre skincare e cuidados com a pele, mas apenas um dermato poderá recomendar o tratamento ideal. Lamentamos por não poder te ajudar com isso. Esperamos que consiga o auxílio necessário. 😊

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento