Você já foi acordar uma pessoa e ouviu que interrompeu o sono da beleza dela? Por mais que isso seja uma brincadeira e quase uma crença popular, é possível que exista um fundo de verdade por trás dela.
Isso porque estudos recentes mostram que pode haver uma relação entre o sono e a “beleza” — ou a saúde da pele, utilizando termos mais adequados. Para você entender tudo sobre o sono da beleza, preparamos o conteúdo a seguir. Aproveite para ler no aconchego de sua cama!
“Quando se trata de sua rotina de beleza, o sono pode ser a coisa mais próxima de uma fonte da juventude”, conta Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia. “Seu corpo se repara e se recupera enquanto você cochila, e isso leva a uma longa lista de benefícios para sua aparência.”
Embora seja impossível frear os efeitos que o tempo provoca na pele, existem vários hábitos que podem retardá-los. Um deles, como Dr. Luiz exemplificou, é dormir bem: recomendam-se sete a nove horas por noite.
Isso porque, enquanto dormimos, nosso corpo se engaja em uma série de funções que não estão tão ativas durante o período em que estamos acordados. Segundo o médico, se você não dorme suficientemente, os resultados são rapidamente vistos em seu rosto: maior aparência de linhas finas, mais olheiras, pele mais seca, etc.
Então, sim, o sono da beleza existe, desde que aconteça da maneira correta. Criar uma rotina para dormir e acordar em horários saudáveis é uma ótima maneira de começar a cuidar melhor da sua pele sem gastar nenhum centavo.
Agora que você já sabe que tem mais uma carta na manga para cuidar da sua pele, é hora de descobrir o poder do sono. Assim, você vai entender como esse momento de descanso é importante não só para a saúde do corpo e da mente, mas também a da sua pele.
Enquanto dormimos, nossa pele produz colágeno como parte do processo de autorreparo. Essa proteína, por sua vez, é responsável pela firmeza e é fundamental para uma aparência mais jovial. Dormir menos tempo que o recomendado pode dobrar as chances de desenvolver linhas finas.
O fluxo sanguíneo no rosto aumenta durante o sono. Por isso, dormindo o tempo recomendado, a pele fica mais brilhante e corada, com uma aparência saudável. Do contrário, ela pode assumir uma aparência opaca e pálida.
Quando temos uma noite de sono ruim, uma área no rosto deixa isso bem claro: abaixo dos olhos, é possível perceber uma área escurecida, que chamamos de olheiras. Apesar de serem naturais em alguns casos, causadas por genes, idade e aumento da melanina, elas ficam ainda mais evidentes após uma noite mal dormida.
A solução? Dormir. Se estamos com sono e não dormimos, o sangue não flui pelo rosto de maneira correta. Assim, ele se acumula sob os olhos e se torna visível, por conta da delicadeza da pele da área. Além disso, uma boa noite de sono diminui o inchaço na região, outro benefício incrível.
Acordar após dormir mal pode mudar até mesmo a maneira como seu rosto se expressa. Quando isso acontece, é comum franzir as sobrancelhas, ter os cantos da boca mais caídos, os olhos vermelhos e inchados. É outro motivo para garantir o tempo suficiente nas cobertas!
Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que, durante o dia, a pele está ocupada tentando se proteger do sol e dos radicais livres. À noite, isso não acontece, por isso ela consegue absorver muito melhor os nutrientes e entrar em um processo de reparo altamente eficiente.
Para se certificar de que você está recebendo os melhores cuidados enquanto dorme, separamos algumas dicas. Primeiro, determine a hora do sono da beleza que mais combina com seu dia a dia (atente-se ao período recomendado) e cumpra-a todos os dias, para torná-la um hábito natural.
No entanto, antes de realmente embarcar no sono da beleza, faça seu skincare noturno com todos os produtos indicados para esse momento. Limpe bem a sua pele e abuse de hidratantes, pois perdemos mais água durante o sono que ao longo do dia.
Investir em ácidos de tratamento também é uma excelente dica para melhorar a aparência e saúde da sua pele, pois eles aceleram a renovação celular, entre outros inúmeros benefícios.
Além disso, lembre-se de que trocar sua fronha constantemente e utilizar um travesseiro adequado são cuidados essenciais. Assim, você garante uma melhor qualidade de sono enquanto evita as sleep lines.
Viu só como dormir faz bem para a pele? Aqui na Creamy, temos os produtos ideais para você utilizar à noite e potencializar seu sono da beleza. Confira nosso catálogo e aproveite!
REFERÊNCIAS
Doris Day, MD, clinical associate professor of dermatology, New York University Langone Medical Center; author, Forget the Facelift, Avery, 2006.
Michael Breus, PhD, board-certified sleep specialist; author of Beauty Sleep: Look Younger, Lose Weight, and Feel Great Through Better Sleep, Plume, 2007.
Patricia Wexler, MD, dermatologist, New York City.
Mayo Clinic: “Wrinkles.”
Oyetakin-White, P. Clinical and Experimental Dermatology, January 2015.
Park, SR. Skin Research and Technology, September 8, 2015.
American Academy of Dermatology: “How Hair Grows.”
Sundelin, T. Sleep, Sept. 1, 2013.
Axelsson, J. BMJ, Dec. 14, 2010
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…