O que causa olheiras? Veja quais são os motivos e como evitá-las

O que causa olheiras? Veja quais são os motivos e como evitá-las

atualizado em publicado em 7 de fevereiro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem aí já teve uma noite mal dormida e, assim que acordou, pensou “vou estar com olheiras gigantes”? Pois é, as olheiras são motivo de incômodo para muitas pessoas e é muito comum elas aparecerem de vez em quando. Porém, existem casos em que elas estão sempre lá. Independentemente da frequência, todo mundo se pergunta o que causa olheiras

Esse é o assunto que vamos tratar no Creamy Blog! Não importa se são de tonalidade mais escura, clara, azulada ou avermelhada, o fato é que ninguém quer estar com olheiras. Contudo, a boa notícia é que essas manchas na pele podem, sim, ser tratadas. Antes de falarmos o que causa olheiras, nada é melhor que explicar o que são essas manchinhas.

O que são olheiras? 

Elas são aquelas manchas escuras localizadas abaixo dos olhos e também nas pálpebras. A coloração e a profundidade podem variar muito a cada caso. Por exemplo, existem olheiras mais profundas e outras mais arroxeadas. 

Além disso, elas se formam independentemente de gênero, idade (podendo, inclusive, surgir até em crianças) e tom de pele. Porém, é muito comum observarmos a questão em mulheres que tenham a pele mais escura. Sendo assim, elas se dividem em quatro tipos: 

1. Olheiras profundas

As olheiras profundas ou, então, olheiras estruturais são aquelas que possuem a coloração mais amarronzada. Elas ainda são conhecidas por serem mais profundas na cavidade ocular, criando uma sombra. 

2. Olheiras pigmentares

Elas são bastante comuns em pessoas de pele negra. Devido ao aumento de melanina na região, ocorre a mudança de cor da área. Os tons podem variar bastante, mas prevalece o marrom, deixando as olheiras escuras.

3. Olheiras sanguíneas

Elas possuem a coloração mais arroxeada e são as mais comuns entre a população. São causadas por um pigmento que faz parte do nosso sangue. 

4. Olheiras vasculares

Podem ser geradas pelo aumento da vascularização da região ou, então, pelo congestionamento dos vasos. Normalmente, elas apresentam uma coloração que vai do rosa ao arroxeado e a área costuma ficar inchada. 

Afinal, o que causa as olheiras? 

Como vimos, existem quatro tipos de olheiras com causas diferentes, como a alta concentração de melanina e o congestionamento dos vasos capilares. Porém, há diversos fatores que podem gerar tal aspecto no nosso rosto. 

A hereditariedade é uma causa muito comum. Então, se você percebe que há pessoas com olheiras na sua família, há chances de você e seus filhos também terem. Para as mulheres, a questão geralmente piora em períodos menstruais e cansaço. 

Outro motivo bem recorrente é a presença de bolsas de gordura que protegem nosso globo ocular. Entretanto, conforme vamos envelhecendo, tais bolsas começam a ceder e, então, formam as olheiras. Normalmente, isso se dá a partir dos 37 anos de idade. 

mulher dormindo.

Além disso, suas olheiras podem piorar em algumas situações, como cansaço, alergia, excesso de sol e falta de sono. Outros fatores que agravam a situação são:

  • choro;
  • tabagismo;
  • estresse; 
  • excesso de bebidas alcoólicas;
  • coçar os olhos constantemente;
  • não retirar maquiagem.

Quais são os melhores tratamentos para evitar olheiras? 

Agora que sabemos o que causa olheiras, é importante falarmos sobre o tratamento delas. Entretanto, é recomendado consultar um dermatologista especializado para ele identificar a origem das suas olheiras e, assim, prescrever o melhor tratamento para você. Dito isso, há inúmeras opções de tratamento dessas manchinhas escuras que ficam ao redor da pele. 

Inclusive, você pode até encontrar receitas caseiras na internet para solucionar o problema. Porém, é importante dizer que, quando as olheiras são crônicas, tal tratamento pode não ser tão efetivo. Sendo assim, muitas pessoas recorrem a procedimentos estéticos, sejam cirúrgicos, sejam tópicos ou a laser. 

O ácido hialurônico é uma forma de tratar olheiras muito utilizada. Geralmente, é ideal para quem tem aquelas manchinhas mais profundas e arroxeadas. Para isso, injeta-se o ácido para preencher a região. Esse procedimento deve ser realizado por um médico dermatologista ou cirurgião plástico.

Outros procedimentos muito utilizados são os peelings com ácidos e a luz pulsada. No primeiro caso, com um profissional dermatologista, remove-se a melanina da pele, ajudando no rejuvenescimento cutâneo. Já a luz pulsada utiliza feixes de luz que reduzem os vasos sanguíneos. 

Além disso, os cremes são muito bem-vindos para tratar as olheiras. São recomendados aqueles que possuem ingredientes como ácido retinoico ou agentes despigmentantes. O importante é aplicá-los fazendo massagens e deixá-los agir. 

Como prevenir o aparecimento das olheiras? 

Como vimos, o que causa olheiras, na maioria das vezes, não está sob nosso controle. Contudo, existem algumas medidas que podemos tomar como prevenção antes de iniciar o tratamento para olheiras. Algumas delas são:

  • durma bem à noite;
  • evite se expor muito ao sol;
  • diminua o consumo de álcool e cigarro;
  • tenha uma boa alimentação;
  • beba bastante água.

Para uma pele mais hidratada, conte com a Creamy!

Nossos coloridinhos promovem uma hidratação profunda para a sua pele. Além disso, eles ajudam a remover manchas e linhas de expressão. Então, se você está procurando produtos de skincare acessíveis com máxima eficácia, é com a Creamy! Confira o catálogo e aproveite nossas opções.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento