Skincare masculino: mitos e verdades sobre o assunto

Skincare masculino: mitos e verdades sobre o assunto

atualizado em publicado em 17 de maio de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

Para evitar o envelhecimento precoce enquanto mantém a pele saudável e viçosa, é preciso realizar uma rotina de cuidados com o rosto. No entanto, quando falamos de skincare masculino, o tema pode gerar muitas dúvidas, já que os homens falam pouco sobre o assunto. 

Contudo, isso não quer dizer que o universo masculino não se importe com esse tema. A verdade é que o tópico é um tabu que está ficando para trás. Sendo assim, vamos citar alguns mitos e verdades sobre o assunto para ajudá-los.

Cuidados com a pele masculina

A pele masculina necessita de cuidados, assim como a feminina. Ainda que os homens tenham barba, e ela pareça ser uma proteção, isso não é verdade. 

“Homens e mulheres necessitam dos mesmos cuidados para a pele. No sentido de prevenção, todos, igualmente, devem usar filtro solar, por exemplo”, explica Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia.

Por isso, a rotina de skincare para homem é uma realidade. Com os cuidados necessários, esse público mantém uma pele saudável. Além disso, prevenir problemas cutâneos é uma maneira de ter um rosto bem-cuidado no futuro.

Homens têm a pele menos oleosa

Este é outro mito muito espalhado. Os hormônios masculinos podem aumentar a produção do sebo. Com isso, em alguns casos, a pele masculina pode até ser mais oleosa que a da mulher. 

No homem, essa produção de oleosidade começa na puberdade e atinge o ápice por volta dos 21 anos, que é o pico de produção hormonal. A partir dessa idade, as características da pele se mantêm relativamente estáveis por várias décadas.  Na mulher é diferente, pois essas mudanças são cíclicas desde a puberdade, e a característica da pele pode mudar no decorrer do ciclo menstrual. 

Sendo assim, caso a produção excessiva de sebo ou a ocorrência de acne seja identificada, é indicado intensificar os cuidados. Nesses casos, uma das dicas para skincare masculino é utilizar produtos que reduzam a tendência a cravos e acne. Também são recomendados cosméticos para a limpeza de pele masculina, além de esfoliação periódica.

Homens que não tem a pele oleosa ou não sofrem de acne devem ter cuidados com a pele no sentido preventivo, e não estamos falando somente da parte estética. O uso regrado do filtro solar é a única maneira efetiva de reduzir a incidência do câncer de pele.

Além disso, a exposição solar sem proteção afeta diretamente a qualidade da pele, tornando-a mais flácida e atrófica, com maior tendência à formação de manchas. Isso porque os raios solares favorecem a ação dos radicais livres no nosso organismo.

Homem precisa fazer esfoliação

Assim como as mulheres, os homens acumulam células mortas e impurezas na pele. Para remover esses resíduos, melhorando a aparência, a esfoliação química deve fazer parte do skincare masculino. Sem ela, outros problemas podem ocorrer como surgimento de cravos, poros dilatados e acne. 

Isso porque a esfoliação ajuda bastante na desobstrução dos poros. Com esse alívio para a pele do rosto, o homem consegue desinflamar os pelos encravados. Assim, é possível diminuir os casos de foliculite, que também estão associados a esse incômodo.

Portanto, a esfoliação química (feita com o uso de cosméticos, como AHAs, BHA, retinol e derivados) é recomendada principalmente para peles oleosas, com cravos e espinhas. 

Homens e mulheres usam produtos diferentes de skincare

A verdade é que tudo depende do objetivo e do tipo de cuidado. Para uma pele oleosa, o ácido lático é recomendado para ambos os sexos, por exemplo. Por isso, vale ressaltar que, se compartilham o mesmo problema, homem e mulher podem comprar o mesmo produto para o tratamento.

O Dr. Luiz Romancini explica melhor essa situação. “O que deve ser levado em conta ao escolher um cosmético é a função”. Então, mesmo que um problema de pele esteja mais associado à mulher ou ao homem, nada impede que um ou outro o desenvolva. 

Escolhendo produtos de skincare

O que pode gerar confusão entre os produtos de skincare masculino são as fragrâncias. Isso porque um cosmético com o mesmo ativo pode ter um perfume   que agrada mais ao público masculino ou ao feminino. Assim, as pessoas o associam a algo exclusivo de um gênero ou outro. 

A textura também é importante na escolha de um cosmético. Homens têm uma resistência maior a usar produtos que deixam algum aspecto residual na pele ou que deixem resíduos do item próximos à barba.

Homem não pode ser vaidoso?

Esta frase representa um dos mitos mais comuns do universo masculino. Afinal, os cuidados com a pele masculina vão além da questão de saúde. Os meninos também têm autoestima e estão cada vez mais engajados em manter uma boa aparência.

Como todos sabemos, o tempo passa, e a nossa pele sofre com as ações dele. Os cosméticos estão aí para ajudar a diminuir esses impactos, o que vale tanto para mulheres quanto para homens. 

Produtos com vitamina C, por exemplo, protegem contra os radicais livres, prevenindo manchas e rugas, entre outros benefícios. Isso apenas mostra que esse é um tipo de vaidade que só faz bem.

Skincare com a Creamy

Para você manter a pele saudável e bonita, a Creamy conta com kits de skincare que vão fazer toda a diferença na sua rotina. Com nossas combinações poderosas, rugas, espinhas, manchas, foliculite e linhas de expressão são coisas do passado. Todos os produtos são desenvolvidos com fórmulas e combinações inteligentes que oferecem máxima eficácia.

Cuide com carinho da sua pele usando Creamy!

A Creamy ajuda você a cuidar bem da sua pele. Sabemos que o skincare masculino é importante. Por isso, nossas fórmulas oferecem o melhor para todas as peles. Assim, homens e mulheres podem se sentir mais bonitos e seguros. Confira todos os nossos produtos agora mesmo!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento