Se for uma pessoa observadora, você já deve ter percebido algumas manchas brancas em sua pele, mas sabe o que elas são? Conhecida como sarda branca, ela aparece no nosso corpo devido a alguns fatores. Por isso, é importante entender quais são eles.
Pensando no assunto, o blog da Creamy desenvolveu um conteúdo exclusivo sobre o que é sarda branca, por que ela aparece, como preveni-la e qual é o tratamento ideal. Continue a leitura e confira!
As sardas brancas são manchinhas conhecidas cientificamente como leucodermia gutata. Elas podem ser causadas por diversos fatores que lesionam os melanócitos (responsáveis pela produção de melanina), como a exposição excessiva aos raios UV.
Elas são chamadas de sardas brancas, pois apresentam pequenos tamanhos na nossa pele, de 1 a 10 mm em média, como as “sardas tradicionais”. Por isso, em pequenas quantidades, muitas vezes, não são muito visíveis.
O surgimento de sardas brancas na pele está relacionado à grande exposição aos raios solares. Eles danificam células produtoras de melanina, os melanócitos, que deixam de realizar esse processo de forma correta. Como a melanina é responsável pela pigmentação da nossa pele, isso gera pequenas manchas brancas pelo corpo.
Outra causa da mancha branca na pele é o uso incorreto do protetor solar, que expõe o corpo aos raios UV. Por isso, é importante utilizar o fator de proteção correto e sempre se lembrar de reaplicá-lo ao longo do dia.
Sabendo que a verdadeira causa das sardas brancas na nossa pele é a exposição excessiva aos raios UV, é preciso se atentar a alguns cuidados. Afinal, queremos evitar a formação de leucodermia gutata, certo?
Não é preciso se privar de tomar sol para evitar a formação de sardas brancas. Basta optar por horários em que os raios solares são menos intensos. Por isso, lembre-se de não expor sua pele ao sol ao meio-dia, por exemplo, prefira o final da tarde ou o começo da manhã.
Além disso, o uso do protetor solar é indispensável na sua rotina de beleza. Por isso, inclua-o nos seus cuidados com o corpo. Lembre-se de aplicar o fator ideal para sua pele e repassá-lo ao longo do dia ou após o contato com a água.
Os raios solares danificam as fibras de colágeno, fazendo aparecer rugas e manchas na nossa pele, o que causa uma aparência mais envelhecida. Por isso, o protetor solar é um grande aliado da nossa rotina de skincare, prevenindo os sinais do envelhecimento.
Além disso, ele ajuda a manter a pele hidratada e previne doenças, como o câncer de pele, feridas cutâneas e queimaduras. Assim, esse produto é multifuncional e não pode faltar na sua rotina.
Como a leucodermia solar se forma devido à alta exposição aos raios ultravioletas, diversas partes do nosso corpo estão sujeitas às sardas brancas. Assim, podemos encontrar as manchinhas brancas no rosto, nas costas, nos braços, nas pernas e em outros lugares. Por isso, lembre-se de passar protetor solar por toda a parte para evitar a leucodermia gutata.
Agora que já sabe mais sobre leucodermia gutata, você deve estar se perguntando se há tratamento para sardas brancas. Infelizmente, não há nenhum método capaz de retirar totalmente a formação das machinhas.
Contudo, há tratamentos que podem amenizar as manchas brancas na pele. Para isso, é preciso consultar um dermatologista de confiança e verificar quais são recomendados para você. Afinal, somente um profissional pode fazer essa avaliação.
Agora que você já entendeu que o protetor solar é indispensável na sua rotina de skincare, é preciso se atentar a outros cuidados com a pele antes deste produto. Para isso, continue a leitura e veja algumas dicas essenciais para o seu dia a dia.
O primeiro passo indispensável no seu skincare diário é a limpeza. Por isso, antes de passar os produtinhos de costume, lave seu rosto e limpe-o de poluição, sujeiras, oleosidade, bactérias, etc.
Após deixar a sua pele limpa, é o momento de hidratá-la. Para isso, escolha seu hidratante preferido e ideal para sua pele. Lembre-se de que, se possuir a pele mais seca, você pode abusar deste produto durante todo o dia.
Com a pele limpa e hidratada, chegou a hora do protetor solar. Escolha o ideal para seu rosto e use fatores mais altos quando estiver na praia ou piscina, já que a exposição solar é maior.
Gostou de saber um pouco mais sobre a sarda branca? Então, não deixe de acompanhar nossos outros conteúdos exclusivos aqui no blog da Creamy e tenha mais praticidade na sua rotina de skincare. Venha conferir!
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…
View Comments
Boa tarde! Tenho 53 anos e gostaria de saber se posso usar, de forma alternada, retinol e ácido glicólico.
Outra pergunta, a Creamy tem algum produto para a área dos olhos?
Obrigada,
Graziele.
Oi, Graziele! 😍
Se a sua pele não apresentar sintomas de irritação ou sensibilidade, você pode utilizar os dois ácidos de forma alternada.
Por enquanto, não temos um produto específico para a área dos olhos. Teremos novidades em breve! 🤐