Rosto oleoso no homem: como diminuir a oleosidade da pele?

Rosto oleoso no homem: como diminuir a oleosidade da pele?

atualizado em publicado em 26 de setembro de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

A oleosidade é um dos principais incômodos para a autoestima masculina, já que afeta não só com o brilho excessivo, mas também com a acne. Então, como é possível diminuir esses efeitos e cuidar do rosto oleoso no homem?

O cuidado com a pele do rosto masculino não é tão diferente do feminino e deve ser feito diariamente, combinando mudança de hábitos, acompanhamento de um especialista e fórmulas inteligentes, como as da Creamy. Para fazer tudo isso adequadamente, é hora de conferir dicas especiais!

O que deixa a pele do homem oleosa?

Uma das principais causas do rosto oleoso no homem é a produção de sebo excessiva. Como a concentração de testosterona no organismo dos homens chega a ser oito vezes maior que nas mulheres, as glândulas sebáceas trabalham de forma intensa e a oleosidade aparece como consequência disso.

A oleosidade pode ser ainda maior, devido à falta de cuidado com a pele masculina, já que nem sempre uma rotina de skincare é seguida. Alguns erros cometidos no dia a dia, que parecem não ter efeitos negativos, fazem a diferença, como usar sabonetes corporais no rosto ou lavá-lo sob altas temperaturas e com muita frequência.

A água quente e a frequência da lavagem prejudicam a pele com o ressecamento, que estimula as próprias glândulas a produzirem mais óleo, para compensá-lo, e leva ao brilho em excesso. A produção sebácea também pode aumentar por conta de outros fatores como:

  • altas temperaturas;
  • exposição desprotegida ao sol;
  • prática de atividades físicas;
  • maus hábitos alimentares;
  • uso contínuo de boné;
  • uso de medicamentos que alteram os hormônios, como corticoides.

Isso mesmo! O uso de boné também pode ser uma das causas da pele oleosa masculina, pois o tecido abafa a região da testa que, ao permanecer úmida, pode ter os poros obstruídos e sofrer com cravos e espinhas. Porém, não se preocupe em utilizá-lo, basta fazer uma higienização adequada.

Quais mudanças de hábito melhoram a pele?

O tratamento do rosto oleoso no homem pode começar pela mudança de hábitos, principalmente quanto à higienização da pele. É importante trocar o sabonete corporal por um específico contra a oleosidade e evitar lavagens constantes. Então, a limpeza da pele oleosa masculina deve vir somente quando for necessário e com água preferencialmente gelada.

A alimentação também precisa passar por mudanças. Quanto mais açúcar, lácteos, alimentos gordurosos e ultraprocessados forem consumidos, maiores são as chances da produção de sebo aumentar. Por isso, é importante equilibrar a dieta com diferentes vitaminas.

Homem segurando o Glicointense Peel da Creamy.

As vitaminas A e C podem ajudar nos cuidados com o rosto oleoso no homem, pois têm poder antioxidante que regula a produção de sebo. Elas estão presentes em diversos alimentos que podem variar suas refeições, como laranja, mamão, manga, espinafre, cenoura, couve, fígado e gema de ovo.

A ação antioxidante é complementada com o uso diário do protetor solar, que não deve ser deixado de lado nem mesmo nos dias nublados. Ele combate a ação dos radicais livres e evita o aumento da produção de sebo estimulado pelo sol, então favorece a redução da acne.

Como é o tratamento da pele oleosa?

Se você quer saber como tirar oleosidade do rosto masculino de forma eficaz e segura, siga as dicas anteriores e consulte um dermatologista. O tratamento é orientado por um médico de acordo com o histórico individual e os produtos adequados para as particularidades de cada pele.

Em geral, o rosto oleoso no homem é tratado de forma semelhante ao feminino, por meio de uma rotina de skincare diurna e noturna. Ela costuma incluir ativos que reduzem a produção sebácea, como a niacinamida e os ácidos lático, glicólico, salicílico e mandélico.

Cada um contribui para a esfoliação química e a renovação celular, que removem as células mortas, desobstruem os poros, previnem a acne e reduzem o brilho excessivo. Os poros, que costumam ser dilatados devido à oleosidade, também são amenizados, deixando a textura da pele uniforme.

Esses ativos costumam estar presentes nos mais diversos tipos de produtos, em diferentes texturas, concentrações e combinações com outros componentes, que intensificam a melhora da pele. Na Creamy, eles vêm nas seguintes fórmulas:

  • Sérum renovador hidratante (Ácido Lático): junto à niacinamida, o ácido lático controla o brilho, melhora a aparência dos poros e hidrata a pele;
  • Clinical gel-cream com efeito peeling noturno (Ácido Glicólico): o Glicointense Peel une o ácido glicólico com a niacinamida, o LHA e os ácidos salicílico e maltobiônico, para controlar a oleosidade, reduzir poros dilatados, clarear manchas e uniformizar a pele;
  • Tônico antiacne esfoliante (Ácido Salicílico): solução que reduz imediatamente o brilho excessivo, impede a proliferação de bactérias e evita a formação de cravos e espinhas;
  • Gel clareador antiacne (Ácido Mandélico): reduz a oleosidade e clareia manchas de acne, sol e melasma.

Cuide da pele oleosa com a Creamy!

Com as fórmulas inteligentes para o tratamento do rosto oleoso no homem, a Creamy se torna a principal aliada do skincare. Confira as sugestões de produtos contra oleosidade e monte sua própria rotina no site!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento