Entenda os principais ativos para pele oleosa

Entenda os principais ativos para pele oleosa

atualizado em publicado em 14 de setembro de 2023 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 5 minutos

Ao utilizar um dermocosmético, é muito importante entender exatamente para que ele serve e quais são os principais ativos da composição. Isso evita o uso de produtos que não são compatíveis com seu tipo de pele. A seguir, com a Creamy, confira quais são os melhores ativos para pele oleosa.

Principais ativos para pele oleosa

As peles oleosas têm como principal característica a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Isso resulta em maior tendência a poros dilatados, dificuldade no controle de brilho, cravos e acne. 

No entanto, alguns ativos para pele oleosa ajudam a controlar essa produção e, consequentemente, diminuir os problemas decorrentes dela. Veja quais são eles e lembre-se de consultar um dermatologista caso o problema persista.

Ácido salicílico 

O ácido salicílico é um composto químico que faz parte da classe dos beta-hidroxiácidos (BHAs). Existem muitas explicações químicas para a sigla, mas o que você realmente precisa saber é que, por fazer parte dessa categoria, ele é solúvel em óleo, ou seja, penetra com mais facilidade nos poros.

Isso potencializa os efeitos incríveis no tratamento da pele oleosa e acneica. Esse ativo tem alto poder esfoliante, o que ajuda a manter os poros desobstruídos, reduzir cravos e uniformizar a textura da pele. Ele também atua diretamente na inflamação da acne, para tratar e prevenir as espinhas.

Outro ponto que o torna um dos principais ativos para pele oleosa é, justamente, a regulação da produção de sebo. Por esse motivo, ele contribui para diminuir o brilho excessivo no rosto.

Ácido glicólico 

Quem tem pele do rosto oleosa vai gostar muito do ácido glicólico na pele. Assim como o ácido salicílico, ele faz parte de uma categoria de ativos de nome diferente: os alfa-hidroxiácidos ou AHAs. Muito utilizados em dermocosméticos, os AHAs são derivados de plantas e frutas.

No caso do ácido glicólico, ele vem da cana-de-açúcar e tem como principais benefícios a esfoliação química e a renovação celular. Para peles oleosas, esses são ótimos pontos, pois ajudam na remoção das células mortas e na desobstrução dos poros, prevenindo cravos e acnes.

Caso você pense em experimentar o ativo, o novo Creamy Glicointense Peel pode ser uma boa opção. Ele é um blend de ácidos, incluindo o glicólico, que atua no controle da oleosidade excessiva, na uniformização da pele, na redução dos poros dilatados e no cuidado da acne. 

Ácido lático 

Outro AHA é o ácido lático, que tem características mais suaves que o glicólico e, dependendo da concentração na fórmula, pode servir para diversas finalidades. Em concentrações um pouco mais altas, por exemplo, ele é um excelente esfoliante químico.

Ao contrário de outros AHAs, ele possui propriedades umectantes naturais, o que significa que ele também atua como hidratante para pele oleosa. Isso é um ponto excelente, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as peles oleosas precisam de hidratação para se manterem equilibradas.

Assim como os ativos citados anteriormente, o ácido lático é utilizado no tratamento contra hiperpigmentação da pele, acne e envelhecimento da pele. Ele ajuda a reduzir a aparência de linhas finas, rugas e manchas escurecidas, além de estimular a produção de colágeno e melhorar a textura da pele.

ativos para pele oleosa

Ácido mandélico

O ácido mandélico faz parte da mesma categoria dos ácidos glicólico e lático, sendo um alfa-hidroxiácido que deriva-se das amêndoas. Ele faz parte da composição de muitos produtos para a pele, inclusive da Creamy, devido aos benefícios que gera para peles oleosas, como a esfoliação química e o tratamento de acne.

Uma das maiores vantagens do ácido mandélico é a suavidade do ativo, especialmente quando comparado a outros com tamanho poder de reduzir textura, oleosidade, manchas e acne. Ele pode, inclusive, ser utilizado em peles sensíveis, pois tende a causar menos irritações.

Retinol

Chegamos ao Retinol, uma forma de vitamina A altamente eficaz nos cuidados com a pele. Além de melhorar a sua aparência, reduzindo imperfeições, manchas, oleosidade excessiva e até o surgimento de novas espinhas, ele também tem uma poderosa ação anti-idade, sendo considerado um dos ativos mais recomendados para combater os sinais de envelhecimento. 

Ele estimula a produção de colágeno e elastina, o que reduz a aparência de linhas finas e rugas, enquanto aumenta a firmeza da pele. Assim como a maioria dos ácidos, o ingrediente é fotossensível e deve ser utilizado somente à noite, com introdução gradual na rotina de skincare.

Niacinamida

Mais um dos principais ativos para pele oleosa é a niacinamida, também conhecida como vitamina B3. Ela atua fortemente na hidratação da pele e na saúde da barreira cutânea. Isso auxilia na redução da produção de oleosidade, pois as peles hidratadas sentem menos necessidade de produzir óleo. 

Pessoas com pele sensível e oleosa também podem investir nesse ativo, que ajuda a combater irritações e vermelhidão no rosto. Por ser muito suave, ela pode ser utilizada em conjunto com outros ativos, como antioxidantes e retinoides, ao contrário dos ácidos citados, que devem ser utilizados separadamente.

Precauções ao utilizar ativos para pele oleosa

Todos os ácidos citados são seguros para uso, desde que estejam presentes em fórmulas seguras, como as da Creamy. No entanto, por serem ativos de alta penetração na pele, eles exigem alguns cuidados durante o uso para evitar irritações ou outros problemas.

Sempre evite aplicar os ácidos em regiões sensíveis da pele, como ao redor dos olhos e da boca, ou em áreas de mucosa, como os lábios. Além disso, nunca aplique o produto na pele irritada ou lesionada, pois pode causar uma piora no aspecto das condições.

Esse tipo de produto ainda é fotossensibilizante, ou seja, não pode ser exposto ao sol. Portanto, você deve incluí-lo na rotina noturna e, na rotina matinal para pele oleosa, aplicar protetor solar abundantemente. 

Os melhores ativos para pele oleosa estão nos produtos da Creamy!

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os principais ativos para pele oleosa e os benefícios que eles oferecem, que tal investir em produtos com essa composição? As fórmulas inteligentes da Creamy investem na qualidade dos ativos para tratar a fundo as principais queixas. Experimente! 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento