Quem não perde uma novidade do mundo do skincare provavelmente já deve ter ouvido falar de retinol e retinal. Excelente auxílio para quem quer conquistar um visual firme e uniforme, esses ativos fazem toda a diferença na redução de rugas e manchas de acne. Mas será que os dois são iguais? Embora possam ter suas semelhanças, o retinol e o retinal são ativos diferentes, cada um com suas características e benefícios. Quer saber mais sobre esse assunto? Veja informações detalhadas abaixo!
Retinol e Retinal são retinoides derivados da vitamina A. Ou seja, são uma versão mais branda surgida após algumas transformações, que podem ter sido feitas pelo próprio corpo ou em laboratório. Afinal, para que serve retinol? Esse poderoso ingrediente oferece uma série de benefícios nos cuidados com o rosto. Veja abaixo alguns dos principais benefícios que ajudam a transformar sua rotina.
As linhas finas e rugas surgem com o passar dos anos, e é nesse momento que o retinol pode ser seu melhor amigo. O estímulo à produção de colágeno proporcionado pelo ativo vai deixar sua parede cutânea mais firme e com uma aparência jovem.
Esse ativo atua na desobstrução dos poros e redução de óleo, diminuindo as chances de surgimento de novos cravos e espinhas. É a solução ideal para quem busca uma pele limpa e saudável.
Com o uso contínuo e cuidadoso, o retinol contribui para a melhora da textura do rosto, reduzindo as teimosas manchas escuras. Ele também promove a renovação celular, deixando a pele com um tom uniforme e o toque suave.
Talvez você ainda esteja na dúvida sobre o que é retinal, e nós estamos aqui para esclarecer isso de uma vez por todas! Primo próximo do retinol, não é só o nome que é parecido, eles têm suas semelhanças.
Assim como o retinol tem ótimo potencial contra o envelhecimento precoce, o retinal não é diferente. Na verdade, ele age ainda mais rápido nas rugas, convertendo-se em ácido retinoico, que é a forma ativa da vitamina A. Em poucos dias, você consegue acompanhar os resultados.
Esse ativo é perfeito para quem enfrenta a acne. Afinal, ele regula a produção de óleo, desobstrui os poros e ajuda na prevenção daquelas espinhas indesejadas. A ação rápida faz dele uma escolha sem erro para quem busca resultados mais rápidos.
O uso regular do retinol clareia manchas escuras, influenciando na uniformização da textura da pele. Além disso, esse ativo promove uma renovação celular, que deixa a superfície cutânea suave e com um brilho natural.
Entendido o que são os retinoides, a dúvida que fica é: qual a diferença entre retinol e retinal? A gente explica! Os dois ativos são variações da vitamina A, ou seja, algumas de suas características são semelhantes, mas eles não são iguais. O principal fator em comum entre retinol e retinal é o fato de que os dois têm ótimo potencial para melhorar a textura da pele. Dessa forma, reduzem marcas e rugas, conseguindo proporcionar um visual mais firme e uniforme. O retinal, por sua vez, está a um passo de se transformar em ácido retinoico (forma ativa da vitamina A), sendo onze vezes mais rápido que o retinol. Ele apresenta maior tolerância cutânea e é recomendado tanto para quem enfrenta a oleosidade quanto quem precisa repor a hidratação. A ação antibacteriana é outra característica retinal que o torna um super aliado no tratamento para oleosidade e acne. Mas vale lembrar que seu uso deve ser sempre acompanhado de um médico especialista, pois apenas esse profissional pode indicar o uso.
Apesar de fazer grande diferença na nossa aparência quando consumida por meio da alimentação, a aplicação tópica da vitamina A também é muito importante. É a partir do cuidado diário que é possível conquistar um rosto de textura firme e uniforme, do jeito que você sempre sonhou. Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados. A aplicação da vitamina A em sua forma pura pode causar reações, especialmente em pessoas com sensibilidade. Algumas delas são: eritema, descamação, queimação ou prurido. Daí a importância de contar com o auxílio de um médico. A dupla retinol e retinal tem uma tolerância muito maior quando comparados à versão em sua essência, sendo o segundo ainda mais seguro. Ele pode ser aplicado em todos os tipos de pele, e é necessária uma concentração menor para obter o mesmo resultado.
Tirou todas as suas dúvidas sobre retinol e retinal? No Blog da Creamy, você encontra muitos outros conteúdos que ensinam um pouquinho mais sobre os ativos usados nos seus produtos diários. Continue aprendendo! Você também pode contar com os produtos da Creamy, como o próprio retinol da marca, além de outros produtos que vão desde a limpeza até a proteção contra os raios UV. Aproveite!
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…