Saiba o que é colágeno e por que ele é importante

Saiba o que é colágeno e por que ele é importante

atualizado em publicado em 22 de novembro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos se perguntam o que é colágeno e por que essa substância é tão comentada. Ele é uma proteína incrível e superimportante para a saúde do corpo em geral. Responsável pela sustentação, ele promove firmeza, força, resistência, elasticidade e boa estrutura para a pele, além de beneficiar todo o organismo.

O colágeno é produzido naturalmente no corpo e em diversos tipos. Nós podemos fazer a reposição da substância por meio da alimentação, uso de dermocosméticos específicos que estimulam sua produção e de suplementos, encontrados em cápsulas, líquidos ou pós na maioria das vezes. Saiba mais sobre isso por meio deste artigo!

Onde podemos encontrar o colágeno no corpo?

Ele é fundamental para os tecidos corporais, incluindo a pele. Além de melhorar a aparência dela, é maravilhoso para a saúde dos ossos e das articulações. Ele é encontrado em cartilagens, evitando o atrito entre um osso e outro, em tecidos conjuntivos, músculos, placenta, veias, tendões e até dentes.

Cada tipo age de um jeito no organismo. O colágeno para pele, por exemplo, atua promovendo sustentação e firmeza, já outros são ótimos para o crescimento das unhas. Porém, não para por aí, ele está presente em órgãos, como o fígado, os rins, o baço, o intestino e o útero.

A importância e os benefícios do colágeno

Saber o que é colágeno envolve conhecer os benefícios dele. Estudos contam que ele está presente em 25 a 30% de toda a proteína do corpo humano. Isso significa que, além da pele, ele proporciona benefícios para os ligamentos e o sistema articular, facilitando e auxiliando a mobilidade.

Além disso, ele previne o desgaste corporal, ajuda a diminuir a flacidez, combate rugas e linhas de expressão, previne o envelhecimento precoce, fortalece pelos, unhas e cabelos, e proporciona altos níveis de hidratação. Estudos contam que ele ainda favorece o ganho de massa magra.

Principais tipos de colágeno e onde estão localizados no corpo

É importante repor o colágeno do corpo e entender qual é o melhor colágeno para pele e outros órgãos. Além da perda natural, o estresse, a poluição do ar, a alimentação desregulada, o excesso de açúcar e a exposição solar em excesso podem acelerar a falta dele. 

Agora que você aprendeu o que é colágeno, saiba que existem mais de 20 tipos e que cada um atua com funções biológicas específicas. Desses vários, existem alguns mais conhecidos, como é o caso dos tipos I, II e III.

Colágeno tipo I

Esse é um dos mais conhecidos e resistentes tipos, encontrado em maior quantidade nos tendões, na pele, no tecido conjuntivo, nos ossos, nos dentes e na cartilagem. Responsável pela firmeza, ele auxilia na mobilidade e na elasticidade da pele, sendo ótimo para a saúde dos cabelos e das unhas. 

Colágeno tipo II

O colágeno tipo 2 é encontrado em discos invertebrais, em olhos e cartilagem. Este tipo é conhecido por se ligar a moléculas de água e é parecido com o anterior, mas tem diâmetro menor. Ele beneficia principalmente as articulações, por ser capaz de aguentar pesos e proteger locais como joelhos, por exemplo, de maiores danos.

Colágeno tipo III

O colágeno tipo 3 é encontrado em artérias, pulmões, fígado, vasos sanguíneos, músculos lisos, como os do intestino e do útero, e tecido conjuntivo frouxo. Ele atua como um protetor dos órgãos internos e é um dos primeiros a ter a produção natural do corpo diminuída.

Reposição de colágeno no dia a dia

Perguntar o que é colágeno abre espaço para outras dúvidas relacionadas à reposição dele, por exemplo. Em nosso dia a dia, podemos fazê-la por meio de frutas e suplementos e ou produtos com formulações que estimulem a produção.

É o caso do retinol, creme de tratamento anti-idade intensivo, da Creamy. De uso noturno, ele serve para todos os tipos de pele, especialmente as maduras. Conta com uma combinação de peptídeos e antioxidantes que induzem a síntese de colágeno e a renovação celular, corrige rugas acentuadas e promove a firmeza da pele.

Mulheres e homem passando Vitamina C da Creamy.

Vitamina C

Outro produto capaz de estimular o colágeno da pele é a Vitamina C. Com poder antioxidante, clareador e anti-aging, ela previne o envelhecimento, diminui linhas de expressão e neutraliza a ação dos radicais livres, que causam flacidez, manchas e rugas.

Ideal para todos os tipos de pele, ela promove firmeza, hidratação e brilho. No caso do sérum antioxidante da Creamy, ele contém 10% de Vitamina C 10%, ácido ferúlico e vitamina E. Além disso, outros dos principais ativos são o Ácido Ascórbico Ethyl e o ácido hialurônico. 

Creme antirrugas clareador

Outra opção de reposição de colágeno para o rosto, especialmente para a área dos olhos, é o creme antirrugas clareador da Creamy, o Eye Cream. A formulação clareia olheiras, promove hidratação, além de estimular a síntese de ácido hialurônico e de colágeno. 

Além disso, ela repõe o silício, um nutriente superimportante no processo de rejuvenescimento. De uso diurno ou noturno, o produto contém extrato de flores brancas, que evita a degradação de colágeno, melhora a microcirculação e diminui a produção de melanina.

Quais são os alimentos ricos em colágeno?

Alguns alimentos ricos em colágeno são: carnes, fígado, feijão, coração e miúdos, frutas cítricas, clara de ovos, folhas verdes-escuras, alho, frutas vermelhas, camarão, ostras e mariscos, caldo de ossos ou mocotó. Aliás, o excesso de carboidratos, farinhas brancas e açúcar não é bom para a produção de colágeno. 

Confira mais dicas para a saúde da sua pele com ajuda da Creamy!

Além de aprender o que é colágeno, o Blog da Creamy ajuda você a saber sobre outras proteínas importantes para a pele. Inclusive, criamos fórmulas inteligentes para nossos produtos, capazes de repor esse tipo de substância com muita maestria, conforto e resultados incríveis. Confira!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento