Protetor solar para cada tipo de pele: descubra o ideal

Protetor solar para cada tipo de pele: descubra o ideal

atualizado em publicado em 27 de dezembro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Para manter a pele saudável e viçosa, é necessário seguir o passo a passo do skincare ideal para seu tipo de rosto. Peles acneicas, mistas, secas, oleosas, hiperpigmentadas ou outros tipos precisam de cuidados específicos. Pensando nisso, você sabe qual é o protetor solar para cada tipo de pele?

A proteção solar é um cuidado indispensável no dia a dia, já que evita envelhecimento precoce, manchas, doenças de pele e muitos outros fatores prejudiciais. Para você entender qual é o protetor solar para cada tipo de pele, desenvolvemos um guia exclusivo. Confira!

Protetor solar para cada tipo de pele

Cada tipo de pele conta com características e necessidades diferentes das demais. Há diversos produtos de skincare desenvolvidos para cuidados específicos com a pele. Com os protetores solares, não é diferente, então opte pelo item ideal para os cuidados com seu rosto.

Protetor solar para pele acneica 

Assim como a oleosa, em grande parte dos casos, a pele acneica conta com um excesso de oleosidade. Uma consequência disso é a obstrução dos poros, causando cravos e espinhas no rosto. Para ajudar a controlar o sebo, conte com um protetor solar oil-free (livre de óleo) e não comedogênico (que não obstrui os poros). 

A adição de pós absorvedores de óleo (como sílica) e de ativos que controlam a acne ou oleosidade também são muito interessantes para um produto voltado a este tipo de pele.

As peles acneicas também são mais suscetíveis a manchas, pois a inflamação causada pela acne estimula a hiperpigmentação do local. Por isso, o protetor solar facial é indispensável na rotina de cuidados para rostos com essa característica.

Protetor solar para pele oleosa

A principal característica da pele oleosa é o excesso de brilho causado pela produção de sebo em grande quantidade. Para ajudar a controlá-lo, procure produtos de skincare sem óleo na formulação, com uma textura leve e rápida absorção. 

Com o protetor solar para pele oleosa, não seria diferente. Então, busque produtos que ajudem a equilibrar a produção do sebo natural do rosto. Para isso, atente-se à composição do item. A presença de sílica na fórmula do produto é um indicativo de que este será um produto de toque mais seco, e que pode ajudar a controlar a oleosidade ao longo do dia. 

Protetor solar para pele mista

Peles mistas contam com duas principais características: excesso de sebo na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e algumas regiões mais secas. Por isso, é preciso buscar produtos de skincare que ajudam a manter o equilíbrio entre esses dois fatores. 

Há diversas opções de protetor solar para pele mista, mas uma dica é optar por produtos gel-creme. Eles apresentam rápida absorção na pele, o que é ideal para a zona T, enquanto hidratam as regiões mais secas do rosto.

Protetor solar para pele seca

As principais características da pele seca são ressecamento, descamação, sensibilidade e desconforto, conforme cada caso. Para amenizá-las, é preciso optar por produtos de skincare mais cremosos, que promovem uma hidratação mais profunda do rosto.

Assim, pensando em um protetor solar para pele seca, uma textura mais cremosa é uma excelente escolha. Também se lembre de escolher um potente hidratante para aplicar antes do protetor. 

Protetor solar para melasma

Quem sofre com melasma deve buscar um protetor solar com alto fator de proteção. Ele evita que as células que produzem melanina sejam impactadas pela radiação UVA e UVB. Além disso, protetores com cor oferecem a melhor proteção contra o melasma, devido à barreira física que os pigmentos oferecem. 

Protetor solar para rosácea

Se você conta com rosácea, provavelmente já se perguntou sobre o melhor protetor solar para seu caso. Além do produto específico para o rosto, uma dica é optar por protetores com alto poder de hidratação, com ingredientes que não irritem a pele. Verifique a formulação do item antes de aplicá-lo. 

Protetor solar para pele sensível

Peles sensíveis contam com características de descamação, vermelhidão, coceira, sensação de repuxamento, além de outros fatores. Para ajudar nesta situação, experimente protetores solares com propriedades calmantes. 

Como passar protetor solar?

O protetor solar para cada tipo de pele deve ser aplicado por todo o rosto, no pescoço e nas orelhas. Antes disso, é preciso higienizar a área e passar pelos demais passos do skincare. Isso porque a proteção é a última etapa dos cuidados com o rosto.

Além de passar o produto por toda a região, é fundamental aplicar a quantidade ideal do protetor solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma colher de chá é a porção correta para o rosto e o pescoço. 

Vale lembrar que, depois de a pele entrar em contato com a água ou o suor, é necessário reaplicar o protetor solar para cada tipo de pele. Lembre-se de que a reaplicação é uma etapa necessária para garantir a proteção adequada para a pele, e ela também deve ocorrer mesmo em ambientes urbanos, durante o dia a dia, e não apenas na praia ou nas férias. 

Escolha um produto com uma textura agradável, que possibilite a reaplicação, e fique atento ao fator de proteção solar (FPS) do produto escolhido.

Novidades com a Creamy!

Após saber mais sobre o protetor solar para cada tipo de pele, explore as novidades da Creamy. Desenvolvemos os melhores produtos para as necessidades do seu rosto. Então, escolha o ideal e adicione seus itens favoritos no carrinho de compras! 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2023. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento