Protetor solar corporal pode ser usado no rosto? Confira!

Protetor solar corporal pode ser usado no rosto? Confira!

atualizado em publicado em 6 de fevereiro de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Proteger a pele contra os raios solares é uma etapa fundamental em todo skincare. Afinal, quando entra em contato com o sol, sem a proteção adequada, ela fica exposta a alguns efeitos nocivos. Durante este passo da rotina de cuidado com a face, uma dúvida muito comum é se o protetor solar corporal pode ser usado no rosto.

A pele do rosto apresenta características diferentes das demais regiões do corpo, por isso muitas pessoas se perguntam se o protetor solar corporal pode ser usado no rosto. Para ajudar você a entender melhor o assunto, o time da Creamy criou um guia exclusivo. Confira!

Então, o protetor solar corporal pode ser usado no rosto?

Apesar das diferentes características das regiões da pele, o protetor solar corporal pode ser usado no rosto, em ocasiões específicas. Isso significa que utilizar o produto uma vez ou outra não vai trazer malefícios para a face, mas é necessário um dermocosmético específico para uso diário.

A grande diferença entre o protetor para o rosto e para o corpo é que os produtos faciais têm fórmula menos gordurosa que os corporais, sendo pensados para o uso diário. Eles também podem apresentar outros benefícios, como ação antioxidante, antimanchas e até anti-aging.

Ao utilizar o protetor solar corporal diariamente na sua rotina de skincare, você pode notar a obstrução dos poros, já que a fórmula é mais oleosa que a de um facial. Isso pode ocasionar o surgimento de cravos e espinhas.

Além disso, a pele do rosto é mais sensível a fatores como rugas, envelhecimento precoce e flacidez que as demais regiões do corpo. Por isso, é preciso dar uma atenção especial a esta área. 

Como escolher o filtro solar ideal?

Após saber mais sobre a diferença entre protetor de corpo e rosto, é comum ficar na dúvida sobre qual filtro solar escolher para o skincare. Afinal, essa etapa da rotina de cuidados com a pele nunca deve ser pulada.

O primeiro passo para definir o melhor protetor solar para você é identificar seu tipo de pele e as características dele. Isso porque cada produto é desenvolvido com ingredientes e formulações específicas para os diferentes tipos de pele – acneica, oleosa, mista, seca, sensível, com melasma ou rosácea.

Assim, para pessoas com pele seca, por exemplo, não é recomendado utilizar o mesmo protetor solar de um indivíduo com o rosto oleoso. Essa recomendação também vale para os demais produtos de skincare.

Benefícios do protetor solar

O protetor solar para o rosto traz diversos benefícios para esta região, a curto, médio e longo prazo. Por ser uma área mais sensível do corpo, é preciso sempre se atentar aos cuidados necessários e aplicar o produto corretamente, para obter as vantagens oferecidas.

A primeira vantagem é proteger contra o envelhecimento precoce. Ao entrarem em contato com o rosto ou as demais regiões do corpo, os raios solares danificam as fibras de colágeno e elastina, fazendo a pele apresentar mais flacidez, rugas e manchas.

Além disso, utilizado a longo prazo na rotina de cuidados com o rosto, o protetor solar pode ajudar a diminuir áreas com hiperpigmentações e, como consequência, deixar o rosto mais uniforme. Lembre-se de que, além de minimizar as marcas já existentes, ele é essencial para preveni-las.

A longo prazo, o protetor solar também é um grande aliado contra doenças como o câncer de pele. Um dos fatores que podem ocasionar o desenvolvimento dele é a exposição aos raios solares sem a proteção adequada. Este é o maior benefício que o filtro solar tem sobre a saúde de todo o organismo.

Como passar o produto corretamente?

Agora que você já sabe que o protetor solar corporal pode ser usado no rosto, não esqueça que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma colher de chá é a quantidade correta para passar na face e no pescoço. Para isso, aplique o produto por toda a região facial, depois das demais etapas do skincare diário.

Lembre-se de que você deve reaplicá-lo a cada 3h, salvo em casos de transpiração excessiva ou exposição solar prolongada. Neste caso, passe a cada 2h. Além do uso diário do produto, procure se proteger contra os raios solares com a ajuda de bonés, chapéus, blusas e outros acessórios.

Conheça mais sobre a Creamy!

A Creamy desenvolve todos os produtos com fórmulas inovadoras, inteligentes e ideais para todos os tipos de pele. No nosso catálogo, temos diversos produtos para turbinar sua rotina de skincare e trazer efeitos mais eficientes a curto, médio e longo prazo. Adicione seus favoritos no carrinho de compras!

Após entender se o protetor solar corporal pode ser usado no rosto, explore nossos outros conteúdos. Aqui no blog da Creamy, você encontra publicações semanais, repletas de dicas e recomendações de especialistas. Confira!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento