Conheça em detalhes os benefícios do protetor solar e entenda a importância desse item

atualizado em publicado em 14 de julho de 2022 nenhum comentário CIÊNCIA

Desde pequenas, as pessoas são ensinadas que devem se proteger contra o sol, afinal, ele pode causar queimaduras. No entanto, esse é apenas um dos diversos benefícios do protetor solar, um item essencial para qualquer rotina de skincare.

Pensando nisso, o blog da Creamy, junto ao Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em Dermatologia, preparou o artigo a seguir. Aqui, vamos explicar um pouco mais sobre cada um dos principais benefícios do protetor solar para você nunca mais deixar de aplicá-lo!

Benefícios a curto prazo

Relembre qualquer uma das viagens que você já fez com a sua família quando era criança. Para a praia ou para o campo, uma das memórias que você deve ter é de algum parente pedindo para passar um pouco mais de protetor solar constantemente.

Ele estava correto: para aproveitar todos os benefícios de usar protetor solar, é preciso reaplicá-lo várias vezes durante o dia. “O recomendado é usar cerca de 1 a 1,5 mL do produto em todo o rosto e pescoço a cada 3 ou 4 horas”, explica Dr. Luiz.

Em alta exposição solar ou contato com água e suor, esse intervalo é ainda menor: a cada duas horas. Só assim, você utiliza o item corretamente e pode aproveitar os vários benefícios do protetor solar a curto prazo.

Pele viçosa

Com o uso diário do protetor solar, a curto prazo, já é possível ver uma mudança significativa na saúde cutânea. Isso porque a pele fica mais hidratada, menos oleosa e com poros menos aparentes. Estando bem protegida, ela tem uma aparência muito mais viçosa e saudável do que qualquer outra.

Proteção contra queimaduras

Sabe o famoso FPS que tanto você ouve falar? Ele é o fator de proteção solar, indicando o poder de ação contra raios ultravioleta do tipo B. Os UVBs são aqueles que dão a sensação de calor, deixam a pele avermelhada e, eventualmente, a queimam.

Dependendo da gravidade, as queimaduras podem evoluir para edemas e bolhas, além de causarem outros tipos de desconfortos. Para evitar que elas apareçam, basta usar protetor solar corretamente, com um FPS potente o suficiente para o seu fototipo.

Benefícios a médio prazo

Por mais que passar protetor solar em dias de muita exposição ao sol seja imprescindível, esse cuidado também é fundamental em qualquer outro momento. Isso porque os benefícios vão além de mudanças imediatas na pele, podendo se estender a médio e a longo prazo.

Mesmo que o dia esteja nublado, ou você vá ficar em casa, nunca deixe a proteção solar de lado. Os raios UVA emitidos pelo sol também têm a capacidade de atravessar diversos tipos de barreiras. Por isso, todos os protetores têm ativos desenvolvidos especialmente para proteção contra eles.

Não se deixe enganar: você não precisa tomar sol sem protetor para sintetizar vitamina D. “A luz indireta recebida do sol, mesmo com protetor solar, é suficiente para produzir vitamina D”, comenta Dr. Luiz. Saiba mais sobre a importância de proteger a pele do sol a médio prazo a seguir.

Pele mais uniforme

Diversas hiperpigmentações faciais são resultados de exposição solar excessiva. Por isso, quanto mais o protetor solar é utilizado, há menos risco de desenvolvê-las, e menos evidentes vão ficando as que já existem.

Isso também vale para áreas escurecidas ou clareadas, que não condizem com o tom de pele. Muitas vezes, essa falta de uniformidade é resultado de anos de danos solares acumulados na pele, visto que há partes mais sensíveis.

Benefícios a longo prazo

A proteção solar é imprescindível em todos os momentos da vida, não importa a idade ou o local. O recomendado é que o hábito comece desde bebê, utilizando os produtos apropriados para a criança, permanecendo até o fim.

Essa é a chave para manter a pele o mais saudável possível durante a vida toda. “O envelhecimento é causado 80% pela radiação solar”, adiciona o Dr. Luiz sobre um dos efeitos negativos de não utilizar filtro solar diariamente.

A seguir, separamos alguns dos benefícios do protetor solar que se tornam mais claros após muitos anos de uso contínuo.

Menos flacidez cutânea

A radiação solar destrói lentamente as fibras de colágeno e elastina, responsáveis por manter a firmeza e a elasticidade. Usar protetor solar no rosto e no corpo ajuda a preservar essas características da pele, ainda mais levando em conta que, conforme a idade avança, essas proteínas são produzidas em quantidades menores.

Menor risco de câncer

O câncer de pele é o mais comum no Brasil. Um dos fatores que podem levar ao desenvolvimento dele é a exposição solar sem proteção. Esse é um dos maiores poderes que o protetor solar tem sobre a saúde de todo o organismo.

Continue aprendendo com a Creamy!

Aqui, na Creamy, queremos que você sempre aprenda sobre os benefícios de cuidar da pele. Publicamos diversas informações em nosso site, blog e redes sociais para você aumentar ainda mais seus conhecimentos!