Por que a pele fica oleosa? Descubra o que causa o aumento do sebo

Por que a pele fica oleosa? Descubra o que causa o aumento do sebo

Atualizado em Apr 20, 2022 2 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 5 minutos

A oleosidade é caracterizada pela maior produção de glândulas sebáceas, principalmente na região do queixo, do nariz e da testa (zona “T”). Apesar de ser algo natural, alguns fatores podem influenciar, deixando a face com excesso de sebo. A seguir, entenda por que a pele fica oleosa.

Sim, o aumento de oleosidade pode ocasionar cravos e espinhas. Assim, entender quais fatores podem influenciar no nosso rosto, deixando-o mais oleoso, é fundamental. Pensando nisso, o blog da Creamy desenvolveu um conteúdo completo sobre o assunto.

Entenda o que é pele oleosa

Podemos perceber que nossa face é oleosa quando há sensação pegajosa, brilho intenso, poros dilatados ou irregulares, tendência maior à acne, espinha ou cravos. Se você se identificou, provavelmente tem essa condição. Contudo, lembre-se de consultar um profissional de sua confiança para confirmar seu tipo de pele.

Para manter uma pele saudável e evitar o aumento da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, que causa a oleosidade no nosso rosto, é preciso ficar atento a alguns fatores. Separamos alguns deles que podem comprometer o seu dia a dia. 

Má alimentação

A alimentação é um dos principais fatores para manter nosso organismo saudável, e com a pele não seria diferente. Por isso, é importante também prestar muita atenção no que você come. Alimentos com vitaminas e antioxidantes auxiliam bastante, garantindo seu bem-estar e beleza.

Por outro lado, alimentos industrializados, que contêm excesso de sal, gordura e principalmente alimentos ricos em açúcar, podem levar à maior produção de sebo, deixando a face mais oleosa. Por isso, junto ao nutricionista de sua confiança, é importante manter um menu balanceado, evitando consumo elevado dessas comidas.

Desequilíbrio hormonal

A variação dos níveis hormonais afeta diretamente a pele. Por isso, se você já tomou algum anticoncepcional, pode ter percebido essas alterações que podem variar de uma pessoa para outra, já que o mesmo método pode causar reações diferentes nas mulheres (ou mesmo não causar alguma alteração perceptível).

Além disso, as mulheres passam por várias alterações hormonais ao longo da vida, como menstruação, gravidez e menopausa. Isso pode causar variações quanto à oleosidade da pele, que pode se exacerbar ou reduzir em certos períodos.

O aparecimento de acne e aumento de oleosidade após os 25-30 anos, pode ser preditivo de acne da mulher adulta. É importantíssimo confirmar esse diagnóstico com um profissional da área (dermatologista e/ou ginecologista), já que o tratamento desse tipo de acne é totalmente diferente do tratamento para acne vulgar (a acne da adolescência). 

Uso de produtos inadequados 

Outro fator que pode deixar a pele oleosa é utilizar produtos inadequados. Isso porque cada rosto precisa de itens específicos para suas necessidades. Um mesmo produto, na grande parte das vezes, não é indicado para pessoas com mais oleosidade e menos oleosidade.

mulher com a pele oleosa. abaixo, mostra-se um banner para os produtos creamy, que podem ajudar contra a oleosidade em excesso.

Sendo assim, é preciso ficar atento ao produto que você está comprando, já que, muitas vezes, o skincare para pele oleosa não é nem um pouco parecido com a rotina de cuidados para pessoas de pele seca.

Clima quente

O clima mais quente pode causar uma sensação de maior oleosidade na pele. Isso não quer dizer que o clima quente por si só, ou mesmo o fato de lavar o rosto com a água quente sejam fatores que aumentem a produção de sebo. 

O que pode acontecer é que em dias mais quentes, os lipídios da pele adquirem uma viscosidade diferente e um aspecto mais brilhante. Somado com o suor, a pele pode ficar nitidamente com a aparência mais oleosa. 

Isso representa o quanto o ambiente que estamos pode interferir na aparência da pele. Com o clima mais frio, os lipídios tendem a ficar menos emulsificados sobre a pele, tendendo a deixá-la um pouco mais opaca. 

Portanto, a água quente ou fria não altera a produção de oleosidade pela pele ou deixa o rosto oleoso. Evite apenas os extremos de temperatura para não agredir o rosto. 

Excesso de luz solar

Outro motivo por que a pele fica oleosa é a exposição excessiva à luz solar. Isso porque as glândulas sebáceas aumentam sua atividade para se proteger dos raios solares, causando o aumento do sebo. 

Afinal, você já deve ter percebido que sua face fica mais oleosa nos dias mais quentes ou no verão. Quanto maior a exposição aos raios solares, maior o aumento de sebo.

Lavar o rosto em excesso aumenta a oleosidade?

Se você está pensando que lavar o rosto em excesso explica porque a face fica oleosa, pode ficar tranquilo. Ao contrário do que muitos pensam, fazer a limpeza algumas vezes ao dia não causa o efeito rebote, ou seja, não aumenta a produção de sebo depois de um período de melhora.

Por outro lado, a higiene excessiva, como lavar diversas vezes o rosto por dia, pode, sim, causar uma irritação. Contudo, isso não é considerado efeito rebote, visto que o aumento do sebo na face não é alterado. O que realmente acontece é que a pele acaba ficando mais sensível, causando a impressão de que o quadro piorou.

O que fazer para acordar com a pele menos oleosa?

Se você já acordou com aquela sensação de pele mais pegajosa, meio suja ou com um brilho mais intenso, é preciso ter em mente algumas dicas no momento do skincare noturno.

Para ajudar a controlar a oleosidade, além de seguir as nossas dicas acima e evitar os fatores que aumentam a produção de sebo no nosso rosto, também é preciso lembrar de passar os produtos para pele oleosa recomendados pelo dermatologista antes de dormir. 

Isso porque, com os produtos adequados, é possível controlar o nível de oleosidade. Além disso, ao utilizarmos à noite, nosso rosto absorve melhor os componentes do item, contando com um resultado mais eficaz e, consequentemente, ajudando a não acordar com a face oleosa.

Cuide do seu tipo de pele com a Creamy

Após descobrir por que a pele fica oleosa, aproveite para cuidar dela com os produtos do site oficial da Creamy. Com eles, você tem um skincare completo, com produtos desenvolvidos especialmente para você. Todos contêm fórmulas inteligentes para que você aproveite ao máximo.

(Visited 301 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 Comentários

Verônica 08/04/2022

Oie… chegou hoje meu produto para completar meu kit que estou gostando muito…

Carolinne Moraes 19/04/2022

Oi, Verônica!
Que maravilha. ❤️ Conte sempre com a Creamy! 😍

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#