Pode esfoliar pele com acne? Saiba se o procedimento está liberado

Pode esfoliar pele com acne? Saiba se o procedimento está liberado

atualizado em publicado em 20 de junho de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas pessoas que possuem espinhas ou cravos ficam em dúvida se pode esfoliar pele com acne. Afinal, elas querem manter o rosto livre das células mortas, mas sem provocar novas espinhas. Nesse momento, surge a grande questão: pode ou não esfoliá-la?

Já falamos sobre os passos fundamentais no skincare: limpar, tratar, hidratar e proteger. Contudo, para quem tem espinhas ou cravos, há outra etapa essencial: a esfoliação. Para você ficar por dentro de todas as questões sobre o assunto, se pode esfoliar a pele com acne, desenvolvemos um guia completo. Confira!

Benefícios da esfoliação

A acne se forma quando os poros estão bloqueados por óleo ou sebo que fica preso neles. A esfoliação evita que eles fiquem entupidos, ajudando a combater as espinhas presentes no rosto. 

Além disso, a esfoliação facial ajuda a reduzir a quantidade de células mortas acumuladas no rosto, deixando a pele com aparência saudável, jovem e viçosa. Por último, feita regularmente, ela mantém a pele suave e macia, com a aparência mais brilhante.

Esfoliação física X química

Há duas formas de promover a renovação celular e desobstrução dos poros com a esfoliação para o rosto: a física ou a química. A primeira é feita com uso de produtos granulados que vão gerar atrito na pele.

Já a esfoliação química é feita pelo uso de cosméticos compostos de ácidos, enzimas e retinóides, que vão estimular a renovação da pele, para a nova camada aparecer mais macia, suave e luminosa.

Qual é a melhor esfoliação para pele com acne?

No mercado dos cosméticos, ambos os tipos de esfoliação ajudam a desobstruir os poros, removendo as células mortas acumuladas na pele. Contudo, qual será o melhor para rosto com acne?

Segundo o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, “a esfoliação química é um meio eficaz no tratamento e prevenção da acne”. Isso porque esfoliantes físicos não devem ser usados sobre a pele com lesões.

“O atrito da pele com lesões ativas de acne pode levar à formação de lesões escoriadas que podem deixar cicatrizes e manchas, por isso a esfoliação física da pele com acne é contraindicada”, completou o Dr. Luiz.

Produtos para esfoliação química

De acordo com o Dr. Luiz “ quando o quadro é muito intenso, é mais indicado aplicar ácidos mais gentis, como lático, mandélico e salicílico, e não produtos mais fortes, como ácido glicólico e retinol”. 

Além de promover a esfoliação química, cada ácido conta com propriedades únicas. Por isso, escolha conforme a necessidade da sua pele. O Lático hidrata a pele e favorece a produção de ceramidas, além de reduzir a aparência dos poros.

O Ácido Mandélico, além de esfoliar a pele, reduz as manchas escuras do rosto e induz a produção de colágeno. Já o Salicílico diminui a aparência de poros e cravos, reduzindo imediatamente o brilho excessivo.

O ácido Glicólico ajuda a reduzir a aparência dos poros, estimula a produção de colágeno e hidrata a pele. Por último, o Retinol tem uma potente ação anti-aging, melhorando a textura irregular, diminuindo rugas e linhas finas.

Cuidados com a esfoliação da pele com acne

Agora que você sabe que pode esfolar pele com acne e quais produtos usar, é preciso estar por dentro de alguns cuidados necessários. Segundo o Dr. Luiz, a esfoliação química deve ser feita gradualmente na pele, iniciando com poucas vezes por semana e aumentando a frequência quando o rosto já não apresentar nenhuma sensibilidade.

Caso use os produtos para esfoliar a pele com acne durante o dia, lembre-se de que é preciso utilizar protetor solar. A proteção diária é indispensável, principalmente se você utiliza ácidos na rotina. 

Skincare é com a Creamy

Além da esfoliação, para manter a pele saudável e bonita, é necessário seguir todos os passos do skincare, e a Creamy ajuda neles todos. Lembre-se das etapas fundamentais: limpar, tratar, hidratar e proteger.

Opte por produtos inovadores e inteligentes como os nossos. Escolha o item ideal para seu tipo de pele, já que cosméticos para pele oleosa não são indicados para rosto seco, por exemplo.

Também se lembre de esfoliar a pele com acne em uma frequência menor e, conforme o rosto for acostumando, aumente o número de dias usando o produto gradualmente. Assim, você tem um rosto livre de células mortas, muito mais saudável e bonito.

Produtos inovadores é com a Creamy!

Agora, você já sabe se pode esfoliar pele com acne. Aproveite a visita e veja nossos conteúdos exclusivos desenvolvidos especialmente para facilitar sua rotina de beleza. Confira também nosso catálogo: contamos com produtos inovadores, inteligentes e ideais para sua pele.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento