Ceramidas: descubra o que são e os benefícios para a pele

Ceramidas: descubra o que são e os benefícios para a pele

Atualizado em Jun 2, 2022 2 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Provavelmente, você já ouviu falar nelas. As ceramidas são indispensáveis para preservar a saúde da pele e dos cabelos, pois ajudam a manter a cútis hidratada, além de formar uma verdadeira camada protetora.

Para você entender um pouco mais sobre as ceramidas e por que elas são tão importantes para a saúde e a vitalidade da pele e dos cabelos, desenvolvemos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. A seguir, confira e tire todas as suas dúvidas!

Afinal, o que são ceramidas?

De forma resumida, as ceramidas são lipídios (moléculas de gordura) que compõem até 50% da barreira natural da pele. Elas são consideradas as principais formadoras do estrato córneo, camada mais externa da epiderme. Então, não é surpresa que elas desempenhem um papel vital na aparência da pele.

Segundo o Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia, “trata-se de um esfingolipídeo, uma gordura que tem como função proteger a cútis das agressões externas.”. Agora, você já entende o que são ceramidas!

Para que servem as ceramidas na pele? 

Para você entender para que serve as ceramidas, pense na pele como uma parede de tijolos: elas são a argamassa e os tijolos são as células. As ceramidas formam uma camada de gordura que une e evita a perda de água das células, enquanto as protege contra agressões externas. 

Além disso, esse tipo de lipídio é capaz de rejuvenescer a aparência, como mostram diversos estudos. Portanto, as ceramidas funcionam como uma barreira cutânea, preservando a hidratação e protegendo a pele.

Quais são os benefícios das ceramidas?

Como já deu para ter uma ideia, as ceramidas trazem muitos benefícios para a saúde e a vitalidade da pele, mantendo-a viçosa e bonita. Entre algumas das vantagens dela, estão:

  • pele mais hidratada, saudável, firme e luminosa;
  • reforço da barreira cutânea;
  • menos sinais de sensibilidade e inflamações;
  • combate ao envelhecimento da pele.

Com tantos benefícios, é inevitável querer incluí-las na rotina de skincare, certo? Contudo, quais produtos contam com ceramidas na composição e como inseri-los no dia a dia?

Ácido Lático.

Se a pele já contém ceramidas, por que preciso delas nos dermocosméticos?

A pele já conta com determinada quantidade de ceramidas. Contudo, com danos causados por fatores internos e externos, como idade, radicais livres, exposição ao sol, entre outros, a ação das ceramidas produzidas pelo organismo se reduz, comprometendo a barreira protetora da pele.

Além disso, a falta delas no organismo pode causar uma série de problemas, desde pele ressecada, coceiras e vermelhidão até  a piora de rugas e doenças como dermatite atópica e psoríase. 

É aqui que o conhecimento sobre skincare entra em jogo. Para evitar que isso aconteça e restaurar a barreira cutânea, é importante hidratar a pele diariamente, dando preferência aos cosméticos que contenham ceramidas na composição, ou que estimulem sua produção, ideais para ajudar na reposição do componente.

Converse com o dermatologista

Se você notar que sua pele está ressecada, com coceira ou vermelhidão demais, procure a ajuda de um dermatologista de sua confiança. Somente ele pode dizer se esses são sintomas de falta de ceramidas no seu organismo.

Assim, se esse for o caso, ele vai recomendar produtos para incluir no seu skincare para seu tipo de pele. Afinal, há itens para peles secas, mistas e oleosas. Lembre-se de hidratar a pele diariamente e, caso prefira, procure hidratantes com ceramidas.

Hidratação com a Creamy

Para evitar a falta de ceramidas na pele, é preciso mantê-la hidratada. Para isso, conte com poderosos hidratantes da Creamy. O Calming Cream possui leve e rápida absorção, auxilia na recomposição do fator natural de hidratação, além de acalmar a pele sensível ou sensibilizada.

O hidratante Intensive Repair Cream repara a pele sensível ou sensibilizada por agentes externos enquanto fortalece a barreira cutânea, promovendo uma hidratação potente de longa duração. Ele é indicado para peles reativas, secas, sensíveis e/ou intolerantes que sofrem com vermelhidão e irritação recorrentes.

Niacinamida estimula a produção de ceramidas

Além de fazer sua pele absorver essas moléculas, você pode estimular a produção natural delas. É exatamente isso que o Ácido Lático e o Ácido Glicólico da Creamy fazem pela sua pele! Esses AHAs hidratam o rosto, combatem a acne, controlam a oleosidade, devolvem o glow natural, reduzem a aparência dos poros e ainda estimulam a produção de ceramidas devido a presença da Niacinamida.

Como já revelou um estudo publicado em 1996, o Ácido Lático também aumenta consideravelmente as ceramidas no estrato córneo. O resultado disso é uma barreira cutânea restaurada que preserva a hidratação da pele e evita a entrada de elementos nocivos.

Conte sempre com a Creamy

Após saber um pouco mais sobre as ceramidas, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos e cuide da saúde da sua pele com mais praticidade. Por aqui, estamos sempre com o radar ligado, levando as melhores novidades para você. Venha conferir!

REFERÊNCIAS:

Effect of lactic acid isomers on keratinocyte ceramide synthesis, stratum corneum lipid levels and stratum corneum barrier function

Papel das ceramidas na fisiopatologia da pele

(Visited 1.663 times, 3 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 Comentários

Maria Tereza de Oliveira Cruz 22/04/2021

O Creamy de Ácido Tranexâmico substitui o tonico facial? Ou o correto é usar após o tônico?

Carol Moraes 23/04/2021

Oi, Maria Tereza! O Creamy Tranexâmico pode substituir o tônico sim, pois “tônico” é um tipo de textura, não um produto em específico.
Desde que o tônico que você for usar antes não contenha ácidos, o uso deve ser seguro junto com o verdinho.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#