Pele pós-carnaval: 7 dicas para recuperar a pele depois da folia

Pele pós-carnaval: 7 dicas para recuperar a pele depois da folia

atualizado em publicado em 23 de fevereiro de 2023 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 8 minutos

Para grande parte das pessoas, o Carnaval é sinônimo de bloquinhos, looks coloridos, makes glamourosas, muito glitter, suor, poucas horas de sono, exposição prolongada ao sol, pouca ingestão de água, exageros na alimentação e até mesmo contato com a poluição. Por isso, a pele pós-carnaval pede alguns cuidados especiais. 

Oleosidade em excesso, poros dilatados, olheiras, inchaço, falta de viço e vermelhidão no rosto são algumas das características mais comuns da pele pós-carnaval. Em parceria com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia e cofundador da Creamy, separamos 7 dicas para recuperar a pele depois da folia. Acompanhe o nosso guia completo e descubra quais são os melhores aliados dessa jornada!

Por que cuidar da pele pós-carnaval?

Em períodos mais festivos, como o Carnaval, é comum deixar os cuidados com a pele de lado, seja pela empolgação ou pelo cansaço. Além disso, a programação intensa do feriado mais aguardado do ano geralmente é marcada por horas de exposição excessiva ao sol e muito samba no pé

Isso tudo faz o nosso corpo perder bastante líquido, através do suor, prejudicando o funcionamento das glândulas responsáveis pela produção de sebo da pele. Por consequência, ela pode ficar mais oleosa e até propícia a alergias. 

Outra questão incômoda é o surgimento de manchas, ao se expor ao sol sem protetor solar. Sem falar, é claro, da famosa make carnavalesca cheia de glitter e carregada, que muitas pessoas esquecem de remover antes de dormir. Ah! E as poucas horas de sono? Noites mal dormidas também afetam a aparência da pele, que fica visualmente cansada.

Esses são alguns fatores que causam prejuízo à saúde cutânea, pois favorecem o entupimento dos poros, o aparecimento de acne, o aumento da oleosidade, as olheiras, a falta de viço, as hiperpigmentações e, a longo prazo, o envelhecimento precoce. 

Detox da pele pós-carnaval: 7 dicas valiosas

Motivos não faltam para investir em uma boa rotina de skincare depois da folia. Assim, você mantém sua pele linda, equilibrada e protegida, recuperando sua vitalidade. 

Confira as dicas do Dr. Luiz Romancini para cada etapa do seu ritual de cuidados com a pele e saiba quais são os Creamys mais indicados quando o objetivo é fazer um detox do rosto pós-carnaval! 

1. Atenção à limpeza da pele

A regra é clara para quem usa maquiagem: ao chegar em casa, é preciso removê-la totalmente. O acúmulo de cosméticos, resíduos e impurezas no rosto provoca a obstrução dos poros, favorecendo o surgimento de espinhas e cravos. A falta de limpeza também prejudica a renovação celular, causando o envelhecimento precoce. 

Se você não tirou a make depois das festas de carnaval, nem tudo está perdido. A dica é apostar em uma higienização adequada, de manhã e à noite, nos outros dias do ano (sim, em todos eles!). “A limpeza do rosto facilita a absorção dos ativos presentes nos produtos da rotina de skincare e preserva o equilíbrio da pele”, comenta Dr. Luiz. Para isso, invista em produtos específicos para o seu tipo de pele. 

Um dos sabonetes mais indicados para recuperar a pele pós-carnaval, que tende a estar mais oleosa, é o Gel de Limpeza da Creamy. Ele limpa profundamente enquanto controla a oleosidade, deixando a pele suavemente hidratada. Já a Emulsão de Limpeza é a melhor pedida para quem tem a pele mais seca e deseja ainda mais maciez e hidratação. 

2. Adicione um tônico pré-tratamento 

O tônico facial, nome dado às soluções aquosas da rotina, complementa a limpeza da pele, potencializando ainda mais a penetração dos ativos dos dermocosméticos. As fórmulas mais completas também possuem a função de tratamento, auxiliando na diminuição da oleosidade, da acne e até das manchas. Essas opções realizam uma esfoliação leve, aumentando a renovação celular.

Para essa etapa da rotina, as soluções mais indicadas na recuperação da pele pós-carnaval dependem do objetivo de cada pessoa. O BHA de Ácido Salicílico, por exemplo, desobstrui os poros rapidamente, sendo recomendado para quem quer reduzir acne, oleosidade e os poros dilatados. O ativo principal foi combinado com extrato de melaleuca, xilitol e um complexo pré e pós-biótico, ingredientes que fazem deste tônico o queridinho das peles mistas e oleosas.  

Se o objetivo é diminuir e prevenir manchas na pele, a melhor dica é o Ácido Tranexâmico. O complexo clareador da Creamy traz uma combinação de 4 ativos despigmentantes que atuam em sinergia total no clareamento de diferentes tipos de manchas, sejam elas solares, de acne ou do melasma. Bastante versátil, este tônico pode ser combinado com outros tratamentos.

3. Reforce a hidratação da pele pós-carnaval

Um dos passos mais importantes de qualquer rotina é a hidratação da pele. E, depois do Carnaval, ela é ainda mais importante para recuperar a barreira cutânea e promover o equilíbrio. Uma pele hidratada é uma pele saudável, viçosa e com aparência jovial. 

O segredo é escolher um hidratante que atenda as necessidades da sua pele. Se ela possui oleosidade ou brilho excessivo, o Sérum da Creamy é perfeito, pois garante uma hidratação leve e profunda sem pesar, graças a uma combinação poderosa de 3 tipos de ácido hialurônico com ácido poliglutâmico.

Para quem tem a pele sensível, o ideal é apostar em hidratantes com ativos calmantes. O Calming Cream, que já foi o vencedor da categoria em diversos prêmios digitais, é a melhor opção para quem está com a pele pós-carnaval sensibilizada ou irritada. Sua fórmula traz uma combinação exclusiva de ativos que hidratam e reduzem imediatamente os sintomas de irritação, vermelhidão causada pelo uso de cosméticos e o desconforto da pele seca.

Se a pele é extremamente sensível ou está ressecada, o Intensive Repair Cream é o hidratante perfeito. Totalmente inovador, ele une hidratação e tratamento profundo contra vermelhidão e irritação recorrentes em uma única fórmula. Foi testado em peles com rosácea e dermatite atópica, garantindo os melhores resultados da categoria no Brasil. 

pele pós-carnaval

4. Proteção diária, faça chuva ou faça sol

A exposição ao sol sem proteção é, sem dúvidas, um dos fatores mais prejudiciais para a saúde, e beleza, da pele. Se você esqueceu de aplicar o protetor solar durante as festividades, a dica é usar e abusar dele agora. Afinal, sua pele pode estar sensibilizada e, acima disso, é o filtro solar que vai impedir a ação dos raios UVA e UVB, que juntos podem causar manchas, queimaduras, linhas de expressão, rugas, ressecamento e até câncer de pele. 

“Independente do fototipo da pele, o fator de proteção mínimo recomendado é o de 30. O produto deve ser aplicado diariamente, e reaplicado durante o dia a cada três horas ou sempre que houver contato com suor ou água”, recomenda Dr. Luiz. Escolha uma opção recomendada para o seu tipo de pele e mantenha-a sempre protegida!

“O uso de um antioxidante, como a Vitamina C, também é indicado, pois potencializa a proteção da pele contra os efeitos dos radicais livres”, complementa. Para isso, basta aplicá-la antes do protetor solar. A Vitamina C da Creamy é uma ótima dica, já que possui dois derivados estáveis do ativo, combinados com ácido ferúlico e vitamina E para intensificar ainda mais a proteção. 

5. Aposte em um tratamento profundo pós-carnaval

Chegamos à etapa que vai, de fato, recuperar e renovar a sua pele pós-carnaval. Aqui entram os ácidos de tratamento profundo, como os alfa-hidroxiácidos (AHAs), que realizam a esfoliação química, garantindo uma “pele nova”. Resumidamente, essas substâncias aceleram a renovação celular, fazendo com que as células mortas se desprendam da superfície da pele.

O resultado deste processo é um rosto com textura macia, mais vitalidade e totalmente renovado, sem aquela aparência de “pele cansada”. Mas, atenção: se você sente a sua pele sensibilizada depois de toda a produção carnavalesca, escolha ativos mais suaves como o Ácido Lático e o Ácido Mandélico. 

“O Lático da Creamy é ideal para combater a acne e fechar os poros, enquanto o Mandélico controla a oleosidade e as manchas, prevenindo também o aparecimento de novas hiperpigmentações”, esclarece o nosso especialista. “O Ácido Glicólico é recomendado para peles mais tolerantes, sendo o mais indicado dos três para combater linhas finas e melhorar a textura da pele, oferecendo hidratação e renovação profunda”. 

Não sabe qual ácido escolher para recuperar a sua pele? Então, não deixe de entrar em contato com um(a) dermatologista. Somente um profissional especializado vai conseguir indicar os ativos mais adequados para as necessidades e características da sua pele.

6. Não esqueça da área dos olhos!

Olheiras mais marcadas, inchaço e bolsas na região dos olhos são os resultados mais perceptíveis das noites mal dormidas e do excesso de maquiagem. Essa área do rosto é a mais sensível e precisa de cuidados redobrados pós-carnaval. 

Para recuperar a pele da região, adicione à rotina um creme específico, capaz de hidratar e eliminar os sinais de cansaço. O Eye Cream da Creamy conta com a tecnologia mais avançada do mercado para oferecer um tratamento completo da área dos olhos. Com apenas um produto, você dá adeus às olheiras, inchaço, linhas de expressão e ressecamento, revitalizando completamente o seu olhar.

7. A base de tudo: invista em hábitos saudáveis

Por último, mas não menos importante, estão os cuidados essenciais para manter a saúde da pele, e de todo o organismo. Cuide da sua alimentação, beba no mínimo 2L de água todos os dias, tenha boas noites de sono, pratique atividades físicas frequentemente e evite bebidas alcoólicas em excesso. O processo de recuperação deve ser completo, e só vai funcionar de maneira eficaz unindo todos esses cuidados básicos e diários.  

Trate e recupere a sua pele com Creamy!

Agora que você já sabe como cuidar da pele pós-carnaval, que tal garantir os melhores do skincare? Dê uma olhada em nosso portfólio de produtos e escolha os seus favoritos. Fique de olho no Creamy Blog para acompanhar mais dicas de cuidados com a pele.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento