Pele oleosa no verão: será que o aumento das temperaturas influencia nossa condição cutânea?

Pele oleosa no verão: será que o aumento das temperaturas influencia nossa condição cutânea?

atualizado em publicado em 10 de novembro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

As temperaturas estão cada vez mais altas, trazendo a notícia de que o ano está acabando e mais um ciclo está por vir. Enquanto isso é motivo de pura felicidade para muitas pessoas, outras ficam apreensivas por lidar com a pele oleosa no verão

Por mais que possa parecer estranho, as estações podem dizer muito sobre os cuidados com a nossa pele. Se você lida com a alta oleosidade da pele nos dias mais ensolarados, continue a leitura! O blog da Creamy tem várias dicas que podem ajudar.

Verão = pele oleosa?

É muito comum que mesmo pessoas que não têm uma pele oleosa no dia a dia sofram com excesso de oleosidade durante o verão. Esse aumento da produção sebácea é uma realidade, e não apenas uma sensação ilusória.

Isso acontece por alguns motivos. De fato, existem algumas ilusões que nos dão a impressão de que estamos mais oleosos: o suor, por exemplo, deixa a pele mais “brilhosa”, o que é associado diretamente à oleosidade em excesso.

No entanto, assim como nossas glândulas sudoríparas produzem o suor para regular nossa temperatura no calor, as glândulas sebáceas têm um trabalho redobrado. Para proteger nossa pele, elas produzem mais sebo que o normal.

Por mais benéficas que sejam as intenções do nosso corpo, esse sebo excessivo incomoda e traz a sensação de pele oleosa no verão. Por isso, pessoas que já apresentam esse tipo cutâneo costumam evitar situações de calor extremo e altas temperaturas ao máximo, pois elas podem desregular a produção de sebo.

É possível evitar?

Infelizmente, não há como evitar a produção extra de sebo durante o verão. É um processo natural — e saudável — do corpo, por isso não deve ser impedido, a não ser que haja alguma complicação maior relacionada a ele. Em caso de suspeitas, a melhor ação é visitar seu dermatologista. 

Mulher no sol olhando para a foto.

Cuidados com a pele oleosa no verão

Por mais que a maioria das pessoas fique com o rosto um pouco mais oleoso durante a estação mais quente do ano, quem tem a pele naturalmente assim costuma sofrer ainda mais as consequências do verão. Para evitar que este incômodo se potencialize, a Creamy preparou dicas para você incorporar no seu skincare!

Mantenha a pele limpa

Para se livrar da sensação de pele oleosa no verão, uma das principais dicas é manter a pele limpa. Faça isso utilizando limpadores potentes para retirar todas as impurezas. Depois, não se esqueça de hidratar bem a pele, para ela não tentar compensar a falta de oleosidade.

Utilize produtos oil-free

Vale lembrar que não é o óleo que hidrata a pele, mas sim a água. Por isso, ao escolher qualquer produto para seus cuidados com a pele oleosa no verão, prefira os oil-free e não comedogênicos. 

Proteja sua pele

Como mencionamos, o aumento da produção sebácea é uma tentativa do corpo de se proteger contra o calor. Por isso, sempre proteja a sua pele contra a ação dos raios solares com o uso de um protetor solar para pele oleosa

Não exagere

Por conta da sensação que a oleosidade deixa na pele, é comum exagerar no skincare, seja lavando demais o rosto, seja utilizando ácidos mais agressivos para ação mais profunda, etc. Quanto mais incomodarmos nossa barreira cutânea, mais nosso corpo tenta repará-la — produzindo mais oleosidade. 

Hidrate-se

Manter-se hidratado não apenas evita a pele oleosa no verão, como também é essencial para a saúde de todo o seu organismo. Por isso, para evitar que sua pele tente compensar a falta de hidratação do seu corpo por meio da produção sebácea, beba água!

Rotina de skincare no verão

Por mais que o verão seja uma época de curtir ao máximo, devemos manter os cuidados com a pele e o corpo em dia. Por isso, se você planeja ficar na praia por horas ou aproveitar o calor em casa, vendo um bom filme, lembre-se de seguir o seu skincare diurno e noturno.

  1. Lave o rosto com um sabonete ou um gel potente. Se for necessário, repita o processo.
  2. De manhã, utilize um ácido esfoliante suave na pele. À noite, você pode usar o que costuma usar durante o ano todo (lembre-se de nunca usar dois ácidos concentrados na mesma rotina!).
  3. De manhã, utilize um antioxidante para dar uma proteção extra para a pele contra os danos solares e os radicais livres.
  4. Utilize um hidratante poderoso e leve, sem óleo.
  5. Finalize a rotina diurna com uma camada generosa de protetor solar, que deve ser reaplicado durante o dia. 

Com o passar das horas, você também pode utilizar lenços antibrilho, que absorvem parte da oleosidade da pele e a deixam mais matificada. Se você estiver usando maquiagem, lembre-se de usar produtos com proteção solar e reaplicar o pó para neutralizar o brilho. 

Cuide da sua pele o ano todo com a Creamy!

Aqui no blog da Creamy, publicamos diversas dicas para você aproveitar todas as estações do ano sendo ainda mais radiante. Não importa seu tipo cutâneo ou a época do ano — estamos aqui para ajudar. Aproveite a visita!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento