Saiba como cuidar da pele oleosa na adolescência

Saiba como cuidar da pele oleosa na adolescência

atualizado em publicado em 25 de março de 2024 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

A pele oleosa na adolescência gera desconforto no dia a dia. Ela é muito comum na maioria dos jovens e costuma causar outros problemas, como cravos, espinhas e poros dilatados. 

Afinal, o que ocasiona a oleosidade e quais são os cuidados com a pele na adolescência? Continue a leitura para descobrir e siga as dicas da Creamy para ter uma melhora significativa na textura do rosto!

Por que a pele fica oleosa na adolescência?

A pele oleosa na adolescência é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Ela está relacionada às mudanças hormonais. Nessa fase, chamada de puberdade, aumenta a concentração dos hormônios produzidos pela hipófise: o luteinizante e o folículo-estimulante. 

Ainda que ambos sejam relacionados à estimulação da produção dos hormônios sexuais, eles provocam alterações cutâneas. Assim, conforme a quantidade deles aumenta, a pele oleosa dá os primeiros sinais, apresentando cravos e espinhas. 

Cada pessoa pode enfrentá-la de formas distintas. Alguns dão a sorte de ter o aumento da oleosidade apenas na zona T (testa, nariz e queixo). Outros, no entanto, sofrem com a produção de sebo em excesso por todo o rosto e com o brilho excessivo, que causa desconforto ao toque.

A pele na adolescência também pode ter a textura alterada pela falta de cuidado no dia a dia. A água quente, por exemplo, retira a camada protetora e causa ressecamento. Isso estimula a produção das glândulas sebáceas e diminui a retenção da umidade natural. 

Outros fatores que influenciam na oleosidade são: falta de higiene, uso de produtos inadequados (para outros tipos de pele), ingestão de alimentos gordurosos e exposição solar em excesso e desprotegida. Até mesmo passar a mão no rosto frequentemente ou usar penteados com a franja sobre a testa causam o aumento do sebo.

Toda pele oleosa tem acne?

A pele oleosa na adolescência tende a apresentar cravos e espinhas naturalmente pela alteração hormonal, mas nem sempre os graus de acne são os mesmos. Alguns jovens só desenvolvem comedões superficiais, enquanto outros apresentam nódulos que deixam cicatrizes.

Quais são os cuidados essenciais com a pele oleosa?

Como as características da pele oleosa na adolescência variam de pessoa para pessoa, o ideal é manter um acompanhamento com um especialista. O médico dermatologista pode avaliar o quadro clínico, solicitando exames e indicando a rotina de cuidados mais adequada. Em geral, há um passo a passo básico. Confira a seguir. 

pele oleosa na adolescencia

Higienização

A limpeza de pele na adolescência é o primeiro passo para reduzir a oleosidade, principalmente para jovens que praticam atividade física e usam maquiagem. É essencial manter os poros desobstruídos para diminuir a produção de sebo e evitar o surgimento da acne. 

A dica é usar um limpador antioleosidade que higieniza sem ressecar excessivamente. O Gel de Limpeza da Creamy, por exemplo, contém ingredientes que minimizam o desconforto causado pelo excesso de sebo na pele, como o PCA de Zinco.

Hidratação

Engana-se quem pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação! Saiba que o hidratante vai ser seu aliado para regular a quantidade de sebo, evitar o efeito rebote e fortalecer a barreira cutânea. Uma fórmula antioleosidade é ideal para isso. 

O Calming Cream da Creamy é ótimo para pele oleosa por ser leve. Ele tem textura gel-creme e absorção rápida. Para completar, também diminui a vermelhidão — um bônus para quem sofre com acne. O rosto não fica grudento após a aplicação!

Proteção

Os raios solares provocam fotoenvelhecimento e intensificam a produção de sebo. Isso piora o quadro de acne na adolescência, aumentando a sensibilidade e a vermelhidão do rosto. Por isso, o protetor solar também é indispensável no skincare de pele oleosa. 

O ideal é que ele seja aplicado diariamente, até mesmo nos dias nublados ou quando você fica apenas dentro de casa. O Watery Lotion com FPS 60 da Creamy tem fórmula fluida, de rápida absorção, toque seco e efeito matte. Por isso, ele suaviza a textura da pele e não intensifica a produção de sebo.

Tratamento

A etapa de tratamento reduz o sebo dos poros. Ela pode ser feita com séruns, óleos, cremes e outros tipos de produtos, desde que eles tenham ativos que diminuam a oleosidade, como os que são encontrados nos produtos da Creamy:

  • ácido salicílico: está presente em tônicos que controlam o brilho imediato, reduzem os poros dilatados e regulam a oleosidade;
  • ácido mandélico: reduz o sebo, combate a acne e reduz as manchas de espinhas;
  • ácido lático: tem ação seborreguladora e antiacne, reduz poros e hidrata;
  • zinco: controla a oleosidade e melhora dos poros dilatados.

Cuide da oleosidade com a Creamy!

Agora que você já sabe que a Creamy é aliada nos cuidados da pele oleosa na adolescência — e em outras fases também —, escolha seus produtos favoritos no site. As fórmulas inteligentes têm efeitos comprovados e vão surpreender com o uso constante! 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento