Acne na adolescência: saiba quais são as causas e como tratá-la

Acne na adolescência: saiba quais são as causas e como tratá-la

atualizado em publicado em 21 de setembro de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Espinhas e cravos são comuns em diferentes fases da vida, mas a acne na adolescência tende a ser incômoda e prejudicar a autoestima. Com variados tipos de desenvolvimento, cada quadro pode ser distinto, mas precisa ser tratado adequadamente para a melhora da pele.

A Creamy vai ajudar você a entender o que causa acne e como tratá-la de maneira segura, com hábitos cotidianos e uma rotina de skincare. Com o direcionamento certo, você pode recorrer a um médico dermatologista a tempo de reduzir as inflamações desde os primeiros sinais!

O que causa a acne na adolescência?

Se você está se perguntando por que a acne é mais comum durante a adolescência, saiba que a resposta é simples: mudança hormonal. Os hormônios andrógenos e estrógenos são produzidos em maior quantidade na puberdade. O primeiro tipo é responsável pelo funcionamento das glândulas sebáceas, que produzem o sebo e a oleosidade da pele. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essas glândulas são mais ativas na face, no peito, nas costas e no couro cabeludo, onde a incidência de acne costuma ser mais frequente. Ela se inicia como uma inflamação de tais estruturas e dos folículos pilossebáceos, e pode se apresentar em diferentes formas:

  • comedões, chamados de cravos, brancos ou pretos; 
  • pápulas (lesões sólidas e arredondadas); 
  • pústulas (lesões com pus);
  • nódulos (lesões que se expandem em camadas mais profundas e podem causar cicatrizes);
  • cistos (pústulas maiores que atingem outros níveis da pele, causando dor e vermelhidão).

A acne na adolescência pode ter diferentes fases e sintomas, sendo comedões, pápulas e pústulas os mais comuns. Eles podem evoluir para níveis maiores de inflamação e desconforto quando são extraídos com as mãos, que depositam mais bactérias e não limpam os poros, como muitas pessoas imaginam. 

A SBD ressalta que o hábito de mexer na ferida pode provocar outras infecções, manchas e discromias, que dificultam o tratamento. A extração não é recomendada nem mesmo na limpeza facial com profissionais, pois, ainda que se utilize instrumentos esterilizados, ela também pode aumentar a irritação da região e deixar o poro exposto. 

Como prevenir a acne?

A acne na adolescência também pode piorar com uma série de hábitos cotidianos que intensificam a produção de sebo na pele, principalmente a alimentação. Apesar do que muitas pessoas pensam, o chocolate não é uma causa direta da acne, mas o excesso de açúcar e leite pode prejudicar a pele.

O leite, por exemplo, é tido por especialistas como uma bebida que pode desencadear a acne, devido ao açúcar e à presença de hormônios vindos da vaca. Já o açúcar, bebidas açucaradas e outros alimentos com alto índice glicêmico aumentam a concentração de açúcar no sangue e estimulam a produção de sebo. 

acne na adolescência

Eles não precisam ser cortados por completo, mas a redução no consumo e a adoção de uma alimentação saudável podem reduzir os processos inflamatórios. Mais que isso, também é necessário manter um consumo de água frequente ao longo dia, pois a hidratação é essencial para a melhora da aparência dos poros e da textura da pele. 

Além disso, a exposição solar excessiva e desprotegida é um agravante para a acne na adolescência e deve ser evitada. O sol pode secar as espinhas, deixando manchas, enquanto o calor aumenta a produção de sebo e as inflamações já existentes. 

Quais são os tratamentos para a acne na adolescência?

O tratamento de acne na adolescência deve ser orientado por um dermatologista, que analisa o tipo de pele e o histórico do paciente, porque pode haver doenças hormonais que influenciam os cuidados tomados. Ainda assim, o skincare diário pode reduzir os cravos e as espinhas. 

Na limpeza do rosto, os poros ficam desobstruídos e a oleosidade é reduzida com os ativos da fórmula do limpador facial. O PCA de zinco, presente no Gel de Limpeza da Creamy, diminui a oleosidade sem ressecar a pele e pode ser utilizado até pelas mais sensíveis. 

O ácido salicílico é mais um aliado encontrado nos produtos para acne na adolescência, pois tem um poder esfoliante capaz de reduzir a oleosidade, os cravos e as espinhas. Ele é combinado com tea tree, complexo pré e pós-biótico, e xilitol na solução tônica da Creamy, que complementa a limpeza e equilibra a pele. 

Para proteger a pele e evitar manchas, o protetor solar deve ser aplicado todos os dias e retocado a cada três horas. Já a uniformização do rosto pode ser feita no tratamento noturno, com o Glicointense Peel, responsável por: 

  • combater a formação de acne;
  • eliminar cravos e espinhas;
  • clarear manchas de acne; 
  • reduzir poros dilatados;
  • controlar a oleosidade e o brilho. 

Crie uma rotina de skincare contra acne na Creamy!

Se você está lidando com a acne na adolescência ou em outras fases da vida e precisa criar uma rotina de skincare, conte com os produtos Creamy! As fórmulas inteligentes utilizam compostos que melhoram a aparência da pele e possuem efeitos clinicamente comprovados.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento