Oxidação da pele: o que é e como combater

Oxidação da pele: o que é e como combater

atualizado em publicado em 23 de agosto de 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Como retardar o envelhecimento da pele? Essa é uma pergunta que muitos de nós tentam resolver diariamente, com o uso de produtos de skincare dos mais variados tipos. Entre os processos que influenciam o envelhecimento, um dos principais é a oxidação da pele – e é sobre ele que vamos falar hoje.

O estresse oxidativo é um dos principais mecanismos que atuam contra a beleza e a juventude da nossa pele. Por isso, é importante saber como evitá-lo e como tratá-lo da melhor forma. Confira todas as dicas da Creamy, a seguir, para ajudar na sua luta contra o processo de oxidação da pele.

O que é a oxidação da pele?

O organismo humano está acostumado a lidar com os radicais livres, uma espécie de molécula “tóxica” produzida naturalmente por ele. No entanto, quando acontece uma produção exagerada desses radicais, o sistema antioxidante natural não dá conta de combatê-los.

O estresse oxidativo atua em proteínas como colágeno e elastina, alterando as funções de firmeza e elasticidade que elas possuem na pele. Além disso, ele ocasiona uma renovação celular mais lenta. Com isso, as células mortas demoram para serem substituídas por novas.

É nesse momento que se inicia a oxidação da pele. As principais consequências dela estão relacionadas ao envelhecimento aparente, como rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez. Além disso, a pele se torna mais seca e menos elástica.

Causas da oxidação da pele

A oxidação da pele pode ocorrer por diversas causas. Porém, a boa notícia é que podemos evitar a maior parte delas! Conheça as principais na sequência:

  • má alimentação;
  • consumo de álcool;
  • exposição ao sol sem proteção;
  • falta de cuidados com a pele;
  • tabagismo;
  • poluição;
  • estresse.

A ingestão excessiva de alimentos com carboidratos, açúcares e farinhas, por exemplo, pode contribuir para a oxidação da pele. Isso porque esses ingredientes se convertem em glicose no sangue e, para equilibrar um pico de glicemia, o organismo produz mais moléculas que podem se transformar em radicais livres. 

oxidacao da pele interna

É possível evitar a oxidação da pele?

Agora que você já sabe o que é oxidação da pele e as principais causas desse processo, é importante falarmos sobre formas de evitar que ele nos cause o envelhecimento precoce. 

Ter uma alimentação balanceada é a principal forma de manter a oxidação bem distante da pele. Alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, zinco, selênio e carotenoides, por exemplo, são ótimas opções para a dieta. Frutas vermelhas e vegetais também costumam ser ricos em elementos antioxidantes.

Outra dica necessária é o uso recorrente de proteção solar. A radiação UV favorece o estresse oxidativo da pele. Por isso, é importante que ela esteja sempre protegida da ação direta desses raios, especialmente quando há exposição solar excessiva.

A prática de esportes e boas noites de sono são fundamentais no combate à oxidação da pele, pois, além de manterem o corpo saudável, ajudam a diminuir o estresse e, consequentemente, a produção de radicais livres pelo organismo. Por fim, é importante ressaltar que o consumo excessivo de álcool e o tabagismo podem atuar no processo oxidativo. Por isso, evite-os ao máximo!

Como tratar a oxidação da pele?

Está claro que a alimentação e os hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção do envelhecimento precoce. No entanto, uma vez que você já esteja sofrendo com os efeitos dele, é importante se atentar aos produtos e tratamentos possíveis para frear o processo oxidativo da pele. 

Por isso, montar uma rotina de skincare adequada é fundamental – e produtos com ação antioxidante para pele não podem faltar. Entre os componentes que fazem toda a diferença, podemos citar a vitamina C, o ácido ferúlico e a vitamina E.

A Creamy ajuda você a ter uma pele sempre linda e jovem. Para o tratamento antioxidante, você pode contar com a nossa Vitamina C, que entrega alto poder antioxidante, clareador e anti-aging.

O principal resultado apresentado pela Vitamina C da Creamy é a prevenção e a melhora de sinais de idade, como as famosas rugas finas e diferenças de pigmentação. Para saber como tirar oxidação da pele de forma simples e com uma fórmula eficiente, conheça esse produto!

Deixe sua pele sempre jovem e saudável com a Creamy

A Creamy deseja que você tenha uma relação mais saudável com sua pele. Por isso, esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender o que é a ação antioxidante na pele e por que é tão importante realizá-la da forma certa, com os produtos mais adequados e inteligentes.

Por isso, conte com os coloridinhos da Creamy para combater a oxidação da pele e deixá-la sempre linda e saudável! Não se esqueça de visitar o nosso site e conhecer melhor a fórmula da Vitamina C, o produto certo para afastar o envelhecimento precoce.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento