O que causa rugas? Veja os principais motivos e saiba como evitá-los

O que causa rugas? Veja os principais motivos e saiba como evitá-los

atualizado em publicado em 13 de janeiro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Poluição, estresse, privação de sono, excesso de exposição solar e pouca hidratação são alguns fatores que contribuem para o envelhecimento precoce. Quando não tomamos os cuidados necessários com a nossa pele, esse processo pode começar a dar sinais a partir dos 25 anos. Por isso, é importante saber o que causa rugas

Apesar de fazerem parte do nosso processo de envelhecimento natural, elas podem acelerar quando negligenciamos o cuidado pessoal. Interessou-se por esse assunto e quer saber como diminuir as rugas, tratá-las ou preveni-las? Acompanhe as informações que preparamos para você e dê um up no seu visual!

Primeiramente, o que é ruga?

A ruga é um sinal de envelhecimento que reduz a espessura da pele devido à perda de colágeno — proteína responsável pela sustentação do rosto — e ao aumento de atividade dos músculos, causando os famosos “pés de galinha”.

Além disso, é importante ressaltar que ela tem dois principais estágios, uma vez que acontece de forma gradual. O primeiro é a ruga dinâmica, que só aparece com o movimento e o segundo é a estática, que fica visível sem a necessidade de fazermos expressões faciais.

Quais são as principais causas da ruga?

Existem diversos motivos responsáveis pelo surgimento de rugas no rosto. Para ajudar você a entender melhor esse assunto, separamos as principais causas abaixo. Vamos lá!

Exposição solar

O excesso de exposição solar, especialmente sem proteção adequada, é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de rugas. Por ter efeito cumulativo, ele pode nos acompanhar desde o começo da vida, daí vem a importância de usar protetor solar todos os dias, independentemente da sua idade.

Além de rugas na testa, nos olhos e nas demais partes do rosto, o envelhecimento causado pela radiação ultravioleta se manifesta por meio de alteração de tônus e manchas. Quer evitar essa situação? Não deixe de adicionar a proteção solar nos seus cuidados diários.

Expressão facial

Algumas pessoas são muito expressivas e contraem os músculos faciais ao longo do dia, mesmo involuntariamente. Se esse for o seu caso, o autoconhecimento pode ajudar você a evitar essa movimentação exagerada que, muitas vezes, forma vincos na pele. 

Tabagismo

Outra questão que não poderia faltar em nossa lista sobre o que causa rugas é o tabagismo. O cigarro é um dos grandes inimigos da estética, pois a nicotina age quebrando nossas fibras elásticas e colágenas, resultando em um visual enrugado e sem vida. 

senhora com sinais de idade olhando para a câmera.

Consumo de álcool

O consumo exagerado de álcool também está na nossa lista sobre o que causa rugas, devido à promoção de radicais livres que ele provoca. Esse efeito afeta negativamente o funcionamento do nosso organismo, acelerando o envelhecimento e dificultando a absorção de diversos nutrientes. 

Estresse

Você sabia que o estresse causa rugas, porque altera o funcionamento do nosso organismo, dificultando a capacidade de produção de colágeno e renovação da pele? Tem mais: ele também provoca o aumento de radicais livres que, como explicamos acima, é responsável por diversos danos.

Pouca qualidade de sono

Aquele ditado popular sobre o “sono da beleza” nunca esteve tão certo, já que, durante o descanso, produzimos hormônios rejuvenescedores, como a melatonina, por exemplo. Sem pelo menos 8 horas para recarregar nossa energia, a renovação celular não ocorre. 

Se você tem problemas para dormir ou não consegue se deitar cedo, a dica é investir em uma rotina de higiene do sono. Em vez de ficar atualizando o feed das redes sociais, aproveite aquela horinha que você tem antes de ir para a cama para ler um livro.

Má alimentação

A beleza de nosso corpo está diretamente ligada aos alimentos que a gente consome. Uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais, legumes e hortaliças é uma ótima proteção contra os radicais livres porque esses alimentos são excelentes antioxidantes.

Dormir de maquiagem 

Dormir de maquiagem pode ser tentador, principalmente depois de um dia ou um evento cansativo. Por esse motivo, é sempre bom lembrar que, embora ela até proteja seu rosto da radiação solar ao longo do dia, negligenciar a limpeza pode obstruir os poros, causando acne, rugas nos olhos e outros danos. 

Como tratar rugas?

Agora que já sabemos o que causa rugas, a dúvida que fica é: como tratá-las? O segredo para um visual impecável é investir em uma rotina de skincare adequada às suas necessidades, seguindo os passos básicos de limpeza, hidratação e proteção.

O antioxidante é outro aliado da beleza, sendo um excelente coadjuvante do protetor solar. Com a nossa vitamina C, você uniformiza o tom da pele, reforça a proteção contra os raios UV, previne manchas e rugas finas.

Incremente seu skincare com os produtos da Creamy!

Já sabe o que causa rugas, mas ainda não tem os cosméticos certos para cuidar do seu visual? Não se preocupe, porque, aqui, na Creamy, você encontra diversas opções feitas especialmente para você. Dê uma olhadinha no nosso site!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento