5 dicas de skincare da pele mista

5 dicas de skincare da pele mista

Atualizado em Oct 15, 2021 2 comentários SKINCARE
Tempo de leitura: 5 minutos

Percebeu que seu rosto está com um brilho intenso na zona T (testa, nariz e queixo) e apresenta um aspecto ressecado nas bochechas? A rotina de skincare da pele mista pode ser uma ótima aliada para a uniformização dessas questões, deixando sua cútis ainda mais bonita e saudável.

Ao contrário do que muita gente pensa, os donos desse tipo de pele não precisam de cuidados diferentes para cada área do rosto. Alguns cuidados simples são suficientes para amenizar a oleosidade da pele sem desidratá-la. Confira nosso passo a passo de skincare para pele mista!

1) Limpe a pele pelo menos duas vezes ao dia 

“Assim como acontece em outros tipos de pele, a higienização facial é essencial para a remoção de resíduos de maquiagem e outros produtos que ficam ali ao longo do dia. Por isso, é recomendado fazer a limpeza pelo menos duas vezes ao dia, uma ao acordar e outra antes de dormir”, explica Dr. Luiz Romancini, nosso médico dermatologista.

O ideal é fazer esse passo com um sabonete específico para pele mista ou oleosa, em barra ou em gel. Durante a aplicação do produto, capriche nas áreas mais oleosas, isso ajuda a diminuir aquele aspecto oleoso, deixando o rosto com uma textura mais “seca” e uniforme.

O cronograma de skincare da pele mista pode contar com uma solução tônica, como a de ácido salicílico da Creamy, por exemplo. Essa solução contém, além do ativo principal que é um excelente seborregulador e antiacneico, outros ingredientes que ajudam a controlar a oleosidade e a acne. São eles:

  • tea tree;
  • complexo pré e pós-biótico;
  • xilitol. 

Assim, você aproveita todos os benefícios do ácido salicílico sem irritar ou ressecar demais a sua pele e conta com inúmeros outros benefícios como um poder hidratante, anti-inflamatório e que regula a flora cutânea, impedindo a proliferação de microorganismos envolvidos em quadros de acne, rosácea e dermatites.    

2) Mantenha a pele bem hidratada 

Terminada a etapa acima, o próximo passo é garantir que sua pele fique bem hidratada. Aqui, não é necessário que o hidratante tenha duas fórmulas diferentes, um creme para peles mistas — que hidrate as áreas ressecadas e controle o brilho na zona T — é suficiente no skincare para pele mista.

O hidratante calmante da Creamy, por exemplo, é uma ótima opção para isso. Indicado para todos os tipos de pele — em especial as sensíveis e sensibilizadas —, ele atua na proteção contra danos externos e melhora a resistência da cútis. Para melhores efeitos, é recomendado realizar esse passo duas vezes ao dia.

3) Use filtro solar diariamente

Provavelmente, você já deve ter escutado que o uso do protetor solar é extremamente importante na proteção e na hidratação da pele, independentemente das características dela. Isso porque a exposição excessiva aos raios UVA e UVB agrava o risco de doenças, como é o caso do câncer de pele.

A dica para evitar situações como essas é finalizar a rotina de skincare da pele mista aplicando um filtro solar durante o dia. A melhor opção para pessoas que apresentam oleosidade na zona T e ressecamento nas bochechas são as versões com fórmulas de toque seco e tecnologia antioleosidade.

skincare da pele mista

Para potencializar a ação protetora, você pode aplicar um sérum facial de vitamina C pela manhã antes do filtro solar. Com ele na sua skincare da pele mista, a pele ganha uma proteção extra contra os radicais livres, prevenindo manchas, rugas e linhas finas. Ela também atua na recuperação da luminosidade e da resistência da pele.

4) Evite dormir de maquiagem 

Pessoas de todos os tipos de pele devem evitar o hábito de dormir de maquiagem, principalmente quem tem pele mista ou oleosa. Em casos como esses, o acúmulo de produtos e a falta de “respiração” da pele podem aumentar a produção de sebo. Por isso, fique de olho!

Antes de desfrutar de seu descanso, tenha sempre o cuidado de retirar toda a maquiagem com demaquilante. Aplique o produto quantas vezes forem necessárias até ver que seu rosto está limpinho. Porém, só isso não é suficiente, o ideal é finalizar a limpeza com as sugestões que apontamos na primeira dica. 

Uma recomendação preciosa para não irritar sua pele com o uso de demaquilantes ou água micelar é evitar o uso de algodão. Aplique o produto diretamente na pele com as mãos ou com um borrifador, massageie e enxágue. 

“O algodão, passado repetidamente na face para remover maquiagens mais resistentes, pode provocar microlesões na pele que podem piorar o quadro de acne e dermatite, além de irritar”, explica Dr. Luiz. 

Outra alternativa excelente para remover maquiagens à prova d’água são os cleansings oils e os cleansing balms, que conseguem fazer isso de uma maneira mais eficaz com menos aplicações e danificando menos a barreira cutânea. 

5) Adicione a esfoliação facial na sua rotina 

A esfoliação facial física também pode ser feita na pele mista, desde que siga uma frequência indicada pelo dermatologista — geralmente, uma vez por semana. Embora muita gente se esqueça desse tratamento, ele está entre as principais etapas do skincare da pele mista, pois remove as impurezas e melhora a regeneração da cútis.

“É importante que no dia da sua esfoliação física, você não use nenhum tipo de ácido que faça esfoliação química: AHAs (lático, mandélico e glicólico) e BHAs (salicílico) estão contraindicados no dia que você faz a esfoliação física”, explica Romancini. 

Como a pele mista tem áreas secas e oleosas, é recomendado fazer o procedimento em uma frequência diferente em cada região. “A zona T, que geralmente concentra mais oleosidade, pode ser esfoliada uma vez por semana. Já as partes mais secas, como as bochechas, a cada 15 dias”, diz Romancini.

Assim como as demais etapas, é muito importante contar com produtos para pele mista. Afinal, eles são feitos especialmente para atender as necessidades da sua pele. Sempre que for comprar um novo item, dê uma olhadinha nas informações do rótulo.

Já a esfoliação química com ácidos pode ser realizada diariamente, respeitando a tolerância da pele e as recomendações médicas. 

Acompanhe o Creamy Blog! 

Agora que você já descobriu os segredos do skincare da pele mista, que tal dar uma olhadinha nos nossos outros conteúdos? Aqui, você encontra diversas dicas práticas de rotina de beleza saudável, além de encontrar mais informações sobre os dilemas da pele. Acompanhe nossas novidades!

(Visited 1.437 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Zaira Michelle de Oliveira Silva 12/11/2021

Como posso comprar

Carolinne Moraes 16/11/2021

Oi, Zaira Michelle! 🥰
Você pode garantir os produtos da Creamy através do site creamy.com.br

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#