Skincare para pele mista: 5 dicas para incluir no seu cronograma

Skincare para pele mista: 5 dicas para incluir no seu cronograma

atualizado em publicado em 11 de julho de 2022 4 comentários SKINCARE
Tempo de leitura: 5 minutos

Percebeu que seu rosto está com um brilho intenso na zona T (testa, nariz e queixo) e aspecto ressecado nas bochechas? A rotina de skincare para pele mista pode ser uma ótima aliada para resolver essas questões, deixando você com uma aparência ainda mais bonita e saudável.

Ao contrário do que muita gente pensa, quem tem esse tipo de pele não precisa de cuidados diferentes para cada área do rosto. Algumas atitudes simples são suficientes para amenizar a oleosidade sem desidratar. Confira nosso passo a passo de skincare para pele mista!

1) Limpe a pele pelo menos duas vezes ao dia 

“A higienização facial é essencial para a remoção de resíduos de maquiagem e outros produtos ao longo do dia. Por isso, é recomendado fazer a limpeza pelo menos duas vezes ao dia”, explica Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em Dermatologia.

O ideal é fazer esse passo com um sabonete específico para pele mista ou oleosa, em barra ou gel. Durante a aplicação do produto, capriche nas áreas mais oleosas. Isso ajuda a diminuir aquele aspecto oleoso, deixando o rosto com uma textura mais “seca” e uniforme.

O cronograma para um melhor skincare para pele mista precisa contar com uma solução tônica, como a de ácido salicílico da Creamy, por exemplo. Além do ativo principal, que é um excelente seborregulador e antiacneico, outros ingredientes que ajudam a controlar a oleosidade e a acne são:

  • tea tree;
  • complexo pré e pós-biótico;
  • xilitol. 

Assim, você aproveita todos os benefícios do ácido salicílico sem irritar ou ressecar demais a sua pele. Ainda conta com inúmeros outros benefícios, como poder hidratante, anti-inflamatório e que regula a flora cutânea, impedindo a proliferação de micro-organismos envolvidos em quadros de acne, rosácea e dermatites.

2) Mantenha a pele bem hidratada 

Terminada a etapa acima, o próximo passo na rotina para pele mista é garantir a hidratação. Aqui, não é necessário que o produto tenha duas fórmulas diferentes. Um creme específico para esse tipo — que hidrate as áreas ressecadas e controle o brilho na zona T — é suficiente no skincare para pele mista.

Os hidratantes da Creamy são excelentes opções. Você pode escolher entre o Calming Cream, o Intensive Repair Cream e o Sérum Hidratante Facial.

skincare para pele mista interna

3) Use filtro solar diariamente

Provavelmente, você já deve ter escutado que o uso do filtro solar é extremamente importante na proteção e na hidratação, independentemente do tipo. Isso porque a exposição excessiva aos raios UVA e UVB agrava o risco de doenças, como o câncer de pele.

A dica para evitar problemas é finalizar a rotina de skincare da pele mista aplicando um filtro solar durante o dia. A melhor opção para quem apresenta oleosidade na zona T e ressecamento nas bochechas é a versão com fórmulas de toque seco e tecnologia antioleosidade.

Para potencializar a ação protetora, você pode aplicar um sérum facial de vitamina C pela manhã antes do filtro solar. Com ele no seu skincare para pele mista, você ganha uma proteção extra contra os radicais livres, prevenindo manchas, rugas e linhas finas. Ele também atua na recuperação da luminosidade e da resistência.

4) Evite dormir de maquiagem 

Evite o hábito de dormir de maquiagem. Isso vale para todos os tipos de pele, principalmente mista ou oleosa. O acúmulo de produtos e a falta de “respiração” cutânea podem aumentar a produção de sebo. Por isso, fique de olho!

Antes de descansar, tenha sempre o cuidado de retirar toda a maquiagem com demaquilante. Aplique o produto quantas vezes for necessário até garantir que seu rosto está limpinho. Além disso, o ideal é finalizar a limpeza com as sugestões que apontamos na primeira dica. 

Uma recomendação preciosa para não irritar sua pele com o uso de demaquilantes ou água micelar é evitar usar algodão. Aplique o produto diretamente na pele com as mãos ou com um borrifador, massageie e enxágue. 

“Passado repetidamente na face para remover maquiagens mais resistentes, o algodão pode provocar microlesões que podem piorar o quadro de acne e dermatite, além de irritar”, explica Dr. Luiz. 

Outra alternativa excelente para remover maquiagens à prova d’água são os cleansing oils e balms, que agem de uma maneira mais eficaz, com menos aplicações e danos à barreira cutânea.

5) Adicione a esfoliação facial na sua rotina 

A esfoliação química do rosto, com o uso de ácidos, pode ser feita diariamente, respeitando a tolerância da sua pele e as recomendações médicas. A esfoliação facial física também pode ser feita na pele mista, desde que seguindo a frequência indicada pelo dermatologista — geralmente, uma vez por semana. Embora muita gente se esqueça desse tratamento, ele está entre as principais etapas do skincare para pele mista, pois remove as impurezas e melhora a regeneração.

“Ácidos químicos, como o AHA (lático, mandélico e glicólico) e o BHA (salicílico), estão contraindicados no dia em que você fizer a esfoliação física”, explica Romancini. 

Como a pele mista tem áreas secas e oleosas, é recomendado fazer o procedimento em uma frequência diferente em cada região. “A zona T, que concentra mais oleosidade, pode ser esfoliada uma vez por semana. Já as partes mais secas, como as bochechas, a cada 15 dias”, diz Romancini.

Assim como as demais etapas, é muito importante contar com produtos de skincare para pele mista. Afinal, eles são feitos especialmente para atender às características desse tipo. Sempre que for comprar um novo item, dê uma olhadinha nas informações do rótulo.

Novidades com a Creamy! 

Agora que você já descobriu os segredos do skincare para pele mista, que tal dar uma olhadinha nos nossos outros conteúdos? Aqui, você encontra diversas dicas práticas de rotina de beleza saudável!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

Avatar for Zaira Michelle de Oliveira Silva
Zaira Michelle de Oliveira Silva 12/11/2021

Como posso comprar

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 16/11/2021

Oi, Zaira Michelle! 🥰
Você pode garantir os produtos da Creamy através do site creamy.com.br

Avatar for Earl Kopelman
Earl Kopelman 15/02/2023

Este site é perfeito para todos que querem aprender sobre esse assunto .

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 15/05/2023

🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento