O que tira olheiras: 4 dicas para suavizar as marcas

O que tira olheiras: 4 dicas para suavizar as marcas

atualizado em publicado em 1 de fevereiro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Assim como acne e cravos, as olheiras entram na lista de maiores incômodos na pele. Não é à toa que a busca por tratamentos para diminuir as manchas escuras embaixo dos olhos seja tão alta. Afinal, o que tira olheiras?

Às vezes, é necessário apenas uma noite mal-dormida para aparecerem marcas profundas nas regiões dos olhos. Porém, a boa notícia é que, dependendo do tipo de olheiras, é possível amenizá-las, seja com a mudança de alguns hábitos, seja com a ajuda de tratamentos! Quer saber como? Confira.

O que são olheiras? 

As olheiras são marcas escuras na região dos olhos que, geralmente, são formadas devido à alta concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior. Isso pode ou não ter motivações genéticas.

Além das olheiras escuras, flacidez, amarelamento, densidade e outros fatores podem trazer um aspecto cansado à área dos olhos. Entretanto, existem diferentes tratamentos e mudanças de hábitos para reduzir isso.

Os tratamentos para olheiras variam e podem ser feitos em clínicas, como o laser ou o preenchimento com ácido hialurônico, ou também com uma simples mudança de hábito, como diminuir o consumo de álcool e sal.

Quais são as causas das olheiras?

Conhecida no meio médico como pigmentação periorbitária, as olheiras surgem a partir de características individuais. Contudo, geralmente, elas são consequência da genética e da coloração da pele.

Além desses aspectos anatômicos, as marcas escuras embaixo dos olhos podem ter influência de hormônios, alergias, tabagismo, estresse, noites mal-dormidas, problemas circulatórios, entre outros. Por isso, é fundamental consultar um dermatologista para conhecer as causas das suas olheiras.

Tipos de olheiras

Assim como é necessário saber o seu tipo de pele para comprar o produto ideal e solucionar as suas necessidades, você precisa entender qual tipo de marca escura você tem para descobrir como diminuir olheiras.

Estruturais

As olheiras estruturais são caracterizadas pela coloração cinza que se deve à falta de tecido abaixo dos olhos, o que gera uma sombra na região. Conforme há o envelhecimento da pele, elas podem se agravar, fazendo os olhos parecerem mais fundos.

pessoa com olheiras.

Vasculares

As olheiras vasculares têm coloração levemente azul e surgem das maneiras mais comuns: uma noite mal-dormida ou estresse. Isso ocorre devido à concentração de vasos sanguíneos na região ocular e, como a pele é mais fina por ali, fica evidente a mudança de coloração.

Sanguíneas

O tipo sanguíneo é caracterizado pela coloração roxa e surge por causa de problemas no transporte de oxigênio nos vasos sanguíneos na região abaixo dos olhos. A melhor maneira de tratá-lo é o tratamento de luz pulsada ou os cosméticos ativadores da microcirculação. Porém, antes de começar um tratamento, consulte um dermatologista.

Profundas

Por fim, temos as olheiras profundas, que tem a coloração marrom. Isso ocorre quando a pessoa tem uma estrutura óssea que deixa o globo ocular mais profundo e, consequentemente, provoca uma sombra embaixo dos olhos.

Bem, agora que você já entendeu melhor os principais tipos de olheiras, que tal aprender algumas mudanças de hábitos e práticas que podem ajudar a suavizar estas marcas escuras no rosto? Então, o que tira olheiras?

Como diminuir olheiras?

Como vimos, além do aspecto genético, alguns hábitos e práticas que fazem mal à saúde podem causar olheiras. Assim, confira algumas mudanças que você pode fazer para diminuir olheiras:

Ingerir menos sal

Reduzir o sal da sua alimentação é um exemplo de o que tira a olheira, sabia? A ingestão do sódio presente no sal aumenta a retenção de líquidos, o que piora a congestão de vasos sanguíneos na região.

Hidratar a pele

Chegamos ao item mais eficaz da lista de o que tira olheiras. Hidratar a pele do rosto é uma ótima maneira de reduzir a escuridão na região dos olhos, porque diminui a visibilidade dos vasos sanguíneos.

Se você está precisando de um novo creme, confira o creme hidratante da Creamy. Com leve absorção e vitamina E na composição, o produto ajuda a recompor o fator natural de hidratação, enquanto acalma a pele sensível, minimizando a vermelhidão ou outros sintomas de irritação.

Massagear a região

Massagear a região é uma das maneiras mais simples e rápidas de como diminuir as olheiras. Para isso, faça movimentos leves e circulares, utilizando as pontas dos dedos, por cerca de cinco minutos. Depois, passe um hidratante facial na região.

Diminuir o consumo de álcool

Alguns hábitos como fumar e beber álcool podem provocar o aparecimento das manchas ao redor dos olhos. Nesse caso, o que tira olheiras? Diminuir o consumo de álcool pode ser uma alternativa.

Isso porque as bebidas alcoólicas têm o efeito de reter líquidos dentro das células, o que deixa a região dos olhos inchada e, consequentemente, causa as bolsas escuras nas regiões.

Skincare completo e sem complicações

Se for o tipo de pessoa que gosta de manter uma rotina de cuidados, você precisa conferir nossa loja virtual! Lá, você encontra esfoliantes, antioxidantes, cremes de limpeza facial e kits muito legais.

Aliás, se você curtiu saber o que tira olheiras e quer conhecer ainda mais dicas de skincare, corra para o Creamy Blog para conferir dicas e tutoriais, como 4 passos simples de como retirar a maquiagem do rosto e muito mais.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento