Espinha no couro cabeludo: veja causas, tratamentos e maneiras de prevenir

Espinha no couro cabeludo: veja causas, tratamentos e maneiras de prevenir

atualizado em publicado em 30 de janeiro de 2023 2 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

A acne é uma condição da pele que pode surgir em qualquer região do corpo, principalmente nas áreas com mais glândulas sebáceas, como rosto e costas. Contudo, será que é possível ter espinha no couro cabeludo? Afinal, nossos fios de cabelo também acumulam sebo e suor.

A pele do couro cabeludo funciona como a das demais partes do corpo, com exceção dos folículos pilosos. Geralmente dolorosa, a acne na região capilar é bem comum. Para você entender melhor a espinha na cabeça, desenvolvemos um guia exclusivo sobre o tema. Confira!

Acne no couro cabeludo: é comum?

Ao perceber a presença de acne no couro cabeludo, é comum pensar: será que espinha na cabeça é normal? Para ajudar a responder essa pergunta, contamos com ajuda do Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia.

Segundo o Dr. Luiz, “uma ou outra espinha ocasional no cabeça é uma ocorrência normal, mas se a frequência do aparecimento das espinhas começa a aumentar, é um sinal de alerta. Por isso, é importante conversar com um dermatologista de sua confiança para entender as possíveis causas e o tratamento mais adequado para o caso”. 

Geralmente, a acne no couro cabeludo é provocada por excesso de sebo e suor que se acumula nos folículos pilosos, servindo de alimento para fungos e bactérias que podem causar desde acne até caspa. Podemos notá-la ao pentear o cabelo ou até no momento de lavá-lo.

Como evitar o aparecimento de espinha no couro cabeludo?

A principal maneira de evitar o aparecimento de muitas espinhas na cabeça é a limpeza do couro cabeludo com a ajuda de um shampoo gentil e eficaz. O produto ajuda a reequilibrar a oleosidade no couro cabeludo, na frequência certa, para não haver acúmulo de sebo e suor no local. 

Além disso, para evitar o couro cabeludo com espinha, uma recomendação é não usar o condicionador e as máscaras perto da raiz dos cabelos. Também certifique-se de que todos os produtos foram bem enxaguados, para não contribuir para o acúmulo de sebo. 

Tratamentos

Uma vez que a acne aparece no couro cabeludo, a primeira dica é não espremê-la. De acordo com o Dr. Luiz, “há alguns procedimentos tópicos na forma de shampoos e tônicos que podem ser prescritos por um dermatologista de sua confiança, além de alguns tratamentos orais que agem sistemicamente, indicados para casos mais graves”.

Pode usar produtos de skincare em espinhas na cabeça?

Vendo surgir espinhas em nosso rosto, por exemplo, nossa primeira reação é aplicar produtos que minimizem o aparecimento da acne. Contudo, será que devemos aplicar produtos de skincare na espinha no couro cabeludo? Segundo o Dr. Luiz, isso depende muito da fórmula e dos ativos que compõem os dermocosméticos.

“Produtos líquidos são mais fáceis de aplicar que cremes, por exemplo. Para combater espinhas no couro cabeludo, podemos procurar por fórmulas com ácido salicílico, por exemplo. Ele quebra o acúmulo de queratina nos folículos pilosos, diminuindo a chance de a espinha aparecer”.

A presença de melaleuca também é interessante nos produtos para esta finalidade, já que ela tem propriedades antibacterianas. Vale lembrar que as espinhas são causadas primariamente pelas bactérias da espécie C. acnes.

Além disso, produtos com ativos pré e pós-bióticos podem ser úteis no combate às espinhas no couro cabeludo, já que equilibram a microbiota da região, estimulando as bactérias benéficas e diminuindo a quantidade das causadoras de acne.

Ácido salicílico

Um produto que pode ser usado no rosto, nas costas e no couro cabeludo é o ácido salicílico. O tônico da Creamy diminui a oleosidade de maneira imediata e desobstrui os poros da área aplicada, por meio de uma esfoliação química superficial, que evita a formação de cravos e espinhas.

O Ácido Salicílico da Creamy contém ingredientes suavizantes e calmantes que o tornam seguro para as peles mais sensíveis, regulando a oleosidade sem ressecar. Entre eles, estão: xilitol, extrato de melaleuca (tea tree) e complexo pré e pós-biótico.

Como identificar a espinha no couro cabeludo?

As espinhas no couro cabeludo contam com as mesmas características que as encontradas nas demais regiões do corpo, como lesões na pele, vermelhidão e irritação. Entretanto, muitas vezes, só são identificadas no momento de lavar e pentear os cabelos.

Ao notar um desconforto durante os cuidados com os fios, verifique a região e procure por possível acne no couro cabeludo. Lembre-se de que o aparecimento de algumas espinhas ocasionais na cabeça é comum.

As melhores novidades estão na Creamy!

Após saber mais sobre espinha no couro cabeludo, que tal ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos? No blog da Creamy, você conta com diversas recomendações e dicas para incluir no seu dia a dia. Confira as novidades e nossos posts semanais!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for Diego Pechar
Diego Pechar 31/01/2023

Obrigado por compartilhar um fato tão bom!! Enviei isto para um parceiro que estava necessitando dessa informação. E ele ficou muito grato . Então me permita agradecer… Obrigada por gastar o seu tempo falar sobre esse tópico aqui no seu site .

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 01/02/2023

Oi, Diego!
Agradecemos o seu feedback. Continue nos acompanhando por aqui, sempre trazemos novidades. 🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento