Saiba como evitar o aparecimento de cravos e espinhas

Saiba como evitar o aparecimento de cravos e espinhas

atualizado em publicado em 11 de outubro de 2022 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

O aparecimento de cravos e espinhas causa muito desconforto e pode ter efeitos negativos tanto física quanto psicologicamente. Para eliminá-los ou evitar o surgimento deles, é importante ter certos cuidados com a pele. Em alguns casos, é necessária uma ajuda médica para indicar um tratamento mais profundo.

Descobrir as possíveis causas e as formas de tratar esses incômodos pode ser o primeiro passo para se ver livre deles. Acompanhe o conteúdo a seguir para entender mais sobre o assunto!

O que são cravos e espinhas?

Você já se perguntou o que são cravos e espinhas de fato? Esses são nomes dados popularmente a alguns tipos de acne. Geralmente, eles aparecem em grande quantidade na adolescência, por conta da explosão de hormônios dessa fase. Contudo, isso não exclui a possibilidade do surgimento na vida adulta.

Acne

A acne consiste em processos inflamatórios na pele que acometem os folículos pilosos e as glândulas sebáceas. Dessa maneira, ela pode se manifestar na forma de cravos e espinhas em diferentes níveis de gravidade. 

“A acne é uma doença multifatorial, mas tem origem predominantemente genética. Também sofre influências do estilo de vida, alimentação, cuidados com a pele, hormonais, medicamentos, etc.”, explica o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia.

Diferença entre cravos e espinhas

“Os cravos são as formas mais leves de acne. Chamados de comedões, eles se formam por acúmulo de sebo dentro do folículo”, diz o médico. Eles podem ser abertos (pretos) ou fechados (com a aparência esbranquiçada).

Os pretos têm a aparência mais escura, devido à oxidação que ocorre quando os acúmulos de queratina, células e sebo entram em contato com o ar. Já os comedões brancos, que podem virar espinhas, surgem quando o cravo está cobrindo a abertura do folículo.

Além disso, as espinhas podem surgir por outros motivos, internos ou externos. Falta de balanceamento hormonal, alimentação, uso de medicamentos, etc. estão entre problemas que podem causá-las.

O que pode causar o aparecimento da acne?

Como dito anteriormente, os cravos podem aparecer por diversos fatores: genética, hormônios, estilo de vida, entre outros. Essas causas podem favorecer a oleosidade, um dos principais motivos para o surgimento da acne, tanto no rosto quanto em outras áreas do corpo. 

O processo de formação da acne acontece pelos seguintes motivos:

  • secreção aumentada de sebo na região;
  • obstrução do folículo piloso (poro);
  • colonização do folículo por bactérias;
  • inflamação e formação de pápulas e/ou pústulas.

Com tudo isso acontecendo, o aparecimento de cravos e espinhas fica muito mais fácil de acontecer. Para descobrir o que está causando a oleosidade, é importante investigar.

Mulher na frente no espelho espremendo espinha.

Outros motivos possíveis

Alguns medicamentos podem aumentar o número de cravos e espinhas, como os corticoides. A influência hormonal do uso de contraceptivos, por exemplo, também pode ser uma explicação. 

“Existem anticoncepcionais que podem piorar o quadro de acne. Por outro lado, também há opções que ajudam a melhorar a oleosidade da pele, diminuindo a incidência de acne, principalmente quando ela se manifesta na mulher adulta”, explica o Dr. Luiz.

Se você acha que sua acne pode ser influenciada pelo seu anticoncepcional ou tem mais de 25 anos, consulte um especialista. Em alguns casos, a troca, a suspensão ou o início do uso de algum contraceptivo pode ser bastante benéfico para a pele. 

Porém, é preciso investigar seu estilo de vida, principalmente a alimentação. Alguns alimentos não fazem bem para a pele nem para o corpo quando são consumidos com frequência, podendo favorecer o surgimento da acne.

Como evitar ou tratar?

O primeiro passo para evitar cravos e espinhas grandes ou pequenos é descobrir o que está causando a inflamação nas glândulas sebáceas. “Tratamentos voltados para diminuir a secreção de sebo conseguem prevenir a formação de cravos”, afirma o especialista.

É preciso fazer diariamente uma boa rotina de limpeza na pele, usando ácidos que ajudam no tratamento para cravos. “O uso de produtos queratolíticos, como AHAs e BHA, ajuda na remoção de cravos e espinhas já formados”, indica Luiz Romancini. 

Manter a pele hidratada e ter uma alimentação saudável também pode contribuir beneficamente para o tratamento. No caso do uso de medicamentos que podem causar a oleosidade na pele, converse com o médico sobre o que fazer. 

Pode espremer os cravos e espinhas?

Às vezes, a vontade de espremer cravos e espinhas e retirar os pontinhos do rosto é muito grande. Porém, será que isso ajuda a remover a acne da pele? A resposta é não! 

Ao tentar espremer os pequenos pontinhos pretos, é bem possível que você empurre mais sebo e bactérias para os poros. Dessa forma, eles ficam ainda mais profundos na pele, causando mais inflamação. 

Dependendo da maneira como acontece, esse procedimento pode causar lesões que vão deixar cicatrizes permanentes, o que ninguém deseja. Então, o melhor é fazer uma limpeza de pele e hidratar a região sem espremer nada.

Acompanhe as novidades da Creamy!

Gostou de saber como a acne aparece e o que fazer para tratá-la de forma correta? Então, continue aprendendo mais conosco sobre cuidados gerais com todos os tipos de pele e skincare. Aqui na Creamy, estamos prontos para ajudar!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento