Mesmo com todos os cuidados diários, a pele pode apresentar diferentes alterações que exigem atenção especial. A dermatite perioral é um exemplo de doença que pode afetar a pele do rosto e causar incômodo e mudança de textura, o que pode até se refletir na autoestima.
Quer saber o que é e quais são os tratamentos para dermatite perioral? A Creamy conta tudo sobre essa condição, para você identificá-la com mais facilidade e, se for seu caso, evitar que o quadro se agrave. Continue a leitura!
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite perioral é uma doença que se desenvolve ao redor da boca e do nariz. Ela pode acometer pessoas de qualquer idade, mais comumente mulheres de 15 e 45 anos, e os homens de forma menos frequente.
Com aparência ressecada e descamada, é provável que você já tenha visto um destes casos. Estes são apenas dois sintomas de dermatite perioral, que incluem coceira, vermelhidão e erupções, traços que costumam levar à baixa autoestima dos pacientes.
O Dr. Luiz Romancini, médico, explica que a doença ainda pode se apresentar de outras formas. “Pode simular outras doenças como acne, dermatite seborréica e candidíase. Não sabemos se essas doenças podem ser causa ou consequência da doença e/ou dos tratamentos utilizados para elas”.
As causas da dermatite perioral não são conhecidas, mas, de acordo com o médico, podem estar relacionadas a alterações da microbiota cutânea, distúrbios no sistema imune da pele e na barreira cutânea.
Além disso, a maioria das pessoas com essa doença apresenta certo grau de comprometimento das vias áreas superiores ou má oclusão oral. A SBD também afirma que alguns pacientes fazem uso indevido de corticosteroides tópicos ou inalatórios, utilizados como anti-inflamatórios em tratamentos de múltiplos distúrbios.
Outros produtos comuns também podem desencadear os sintomas da dermatite perioral, como protetor solar, maquiagem, creme dental com flúor e anticoncepcional. Apesar de serem associados a casos da doença, eles não são motivo de alarme, desde que sejam utilizados da maneira correta, sob recomendações profissionais.
“A dermatite perioral deve ser tratada em consulta com dermatologista, que poderá avaliar o caso e prescrever o melhor tratamento, tópico ou oral”, explica o Dr. Luiz. Isso porque existem diferentes causas e restrições para cada paciente, o que exige medidas específicas para reduzir os sintomas.
Por ser uma doença com períodos de agravamento e estabilização, o tratamento é gradual e pode levar algumas semanas ou até meses. Os pacientes que usam cremes com corticosteroides, por exemplo, podem ser orientados a deixar de utilizar tal produto aos poucos, para evitar o efeito rebote e uma piora no quadro.
Em peles que estão em fases delicadas, recomenda-se a utilização de compressas com chá de camomila (componente natural calmante) sem açúcar e gelado. Água boricada ou água termal também podem ajudar a diminuir a irritação e a coceira, enquanto trazem sensação de frescor.
“Como prevenção, é possível não utilizar corticosteroides indiscriminadamente, adequar a rotina de higiene da pele e da boca, e não utilizar cosméticos que ressecam demais a pele”, complementa o dermatologista. Também não se preocupe pensando se a dermatite perioral é contagiosa, pois ela não é transmitida por contato ou objetos de uso pessoal.
“O skincare em casos de dermatite deve ser o mais básico possível: um sabonete gentil adequado para seu tipo de pele, que não a deixe ressecada, um hidratante leve, sem muitos ativos, e protetor solar. Em caso de irritação, descontinue o uso de cosméticos e lave o rosto apenas com água, até melhorar”, recomenda o Dr. Luiz.
O ideal é pensar a rotina de skincare junto a um dermatologista, que vai auxiliar na escolha de fórmulas seguras para cada tipo de pele. Ainda assim, a frequência de autocuidado pode se manter a mesma (diurna e noturna), com o cuidado de evitar água quente, que agrava o quadro da dermatite perioral.
Assim, a etapa de limpeza não prejudica a saúde da pele e os demais passos podem seguir, com ênfase na hidratação. Com um hidratante de propriedades calmantes, a vermelhidão se mantém controlada. Lembre-se de evitar composições com ingredientes reativos, fragrâncias e parabenos.
A proteção é outra etapa indispensável em todo skincare. Nos casos de dermatite, o filtro solar cria uma barreira contra os raios UV, que podem sensibilizar e ressecar a pele. O Protetor Solar FPS 60 Watery Lotion da Creamy, por exemplo, é composto por HYPSKIN®, um ativo multifuncional com ação calmante que contribui para a integridade da barreira cutânea.
Agora que já sabe o que é dermatite perioral, você pode cuidar da pele para prevenir os sintomas mencionados. Para isso, a Creamy é sua aliada no skincare diário! Há diversas fórmulas inteligentes com combinações eficazes e seguras para os diferentes tipos de pele. Conheça os produtos e monte uma rotina completa!
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…