Dermatite perioral: conheça a definição e o tratamento

Dermatite perioral: conheça a definição e o tratamento

atualizado em publicado em 25 de maio de 2023 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Mesmo com todos os cuidados diários, a pele pode apresentar diferentes alterações que exigem atenção especial. A dermatite perioral é um exemplo de doença que pode afetar a pele do rosto e causar incômodo e mudança de textura, o que pode até se refletir na autoestima.

Quer saber o que é e quais são os tratamentos para dermatite perioral? A Creamy conta tudo sobre essa condição, para você identificá-la com mais facilidade e, se for seu caso, evitar que o quadro se agrave. Continue a leitura!

O que é dermatite perioral?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite perioral é uma doença que se desenvolve ao redor da boca e do nariz. Ela pode acometer pessoas de qualquer idade, mais comumente mulheres de 15 e 45 anos, e os homens de forma menos frequente.

Com aparência ressecada e descamada, é provável que você já tenha visto um destes casos. Estes são apenas dois sintomas de dermatite perioral, que incluem coceira, vermelhidão e erupções, traços que costumam levar à baixa autoestima dos pacientes.

O Dr. Luiz Romancini, médico, explica que a doença ainda pode se apresentar de outras formas. “Pode simular outras doenças como acne, dermatite seborréica e candidíase. Não sabemos se essas doenças podem ser causa ou consequência da doença e/ou dos tratamentos utilizados para elas”.

Quais são as causas dessa dermatite?

As causas da dermatite perioral não são conhecidas, mas, de acordo com o médico, podem estar relacionadas a alterações da microbiota cutânea, distúrbios no sistema imune da pele e na barreira cutânea.

Além disso, a maioria das pessoas com essa doença apresenta certo grau de comprometimento das vias áreas superiores ou má oclusão oral. A SBD também afirma que alguns pacientes fazem uso indevido de corticosteroides tópicos ou inalatórios, utilizados como anti-inflamatórios em tratamentos de múltiplos distúrbios.

Outros produtos comuns também podem desencadear os sintomas da dermatite perioral, como protetor solar, maquiagem, creme dental com flúor e anticoncepcional. Apesar de serem associados a casos da doença, eles não são motivo de alarme, desde que sejam utilizados da maneira correta, sob recomendações profissionais.

Mulher olhando para o rosto com uma mancha pelo espelho.

Como é o tratamento da dermatite perioral?

“A dermatite perioral deve ser tratada em consulta com dermatologista, que poderá avaliar o caso e prescrever o melhor tratamento, tópico ou oral”, explica o Dr. Luiz. Isso porque existem diferentes causas e restrições para cada paciente, o que exige medidas específicas para reduzir os sintomas.

Por ser uma doença com períodos de agravamento e estabilização, o tratamento é gradual e pode levar algumas semanas ou até meses. Os pacientes que usam cremes com corticosteroides, por exemplo, podem ser orientados a deixar de utilizar tal produto aos poucos, para evitar o efeito rebote e uma piora no quadro.

Em peles que estão em fases delicadas, recomenda-se a utilização de compressas com chá de camomila (componente natural calmante) sem açúcar e gelado. Água boricada ou água termal também podem ajudar a diminuir a irritação e a coceira, enquanto trazem sensação de frescor.

“Como prevenção, é possível não utilizar corticosteroides indiscriminadamente, adequar a rotina de higiene da pele e da boca, e não utilizar cosméticos que ressecam demais a pele”, complementa o dermatologista. Também não se preocupe pensando se a dermatite perioral é contagiosa, pois ela não é transmitida por contato ou objetos de uso pessoal.

O que muda no skincare da pele com dermatite?

“O skincare em casos de dermatite deve ser o mais básico possível: um sabonete gentil adequado para seu tipo de pele, que não a deixe ressecada, um hidratante leve, sem muitos ativos, e protetor solar. Em caso de irritação, descontinue o uso de cosméticos e lave o rosto apenas com água, até melhorar”, recomenda o Dr. Luiz.

O ideal é pensar a rotina de skincare junto a um dermatologista, que vai auxiliar na escolha de fórmulas seguras para cada tipo de pele. Ainda assim, a frequência de autocuidado pode se manter a mesma (diurna e noturna), com o cuidado de evitar água quente, que agrava o quadro da dermatite perioral.

Assim, a etapa de limpeza não prejudica a saúde da pele e os demais passos podem seguir, com ênfase na hidratação. Com um hidratante de propriedades calmantes, a vermelhidão se mantém controlada. Lembre-se de evitar composições com ingredientes reativos, fragrâncias e parabenos.

A proteção é outra etapa indispensável em todo skincare. Nos casos de dermatite, o filtro solar cria uma barreira contra os raios UV, que podem sensibilizar e ressecar a pele. O Protetor Solar FPS 60 Watery Lotion da Creamy, por exemplo, é composto por HYPSKIN®, um ativo multifuncional com ação calmante que contribui para a integridade da barreira cutânea.

Restaure a beleza da sua pele com a Creamy!

Agora que já sabe o que é dermatite perioral, você pode cuidar da pele para prevenir os sintomas mencionados. Para isso, a Creamy é sua aliada no skincare diário! Há diversas fórmulas inteligentes com combinações eficazes e seguras para os diferentes tipos de pele. Conheça os produtos e monte uma rotina completa!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento