Dermatite de contato no rosto: descubra tudo sobre esta condição

Dermatite de contato no rosto: descubra tudo sobre esta condição

atualizado em publicado em 21 de março de 2023 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Erupções cutâneas, regiões avermelhadas, coceiras e incômodos estão entre os principais sintomas de dermatite de contato no rosto. Ela é uma doença caracterizada por uma inflamação, inicialmente localizada, vinda do contato com uma substância alergênica para a pessoa.

Apesar de não contagiosa, esta condição pode gerar desconforto na região da pele em que aparece. Por isso, ela deve ser identificada e tratada o mais rapidamente possível. Para ajudar você a tirar as possíveis dúvidas sobre a dermatite de contato no rosto, preparamos um guia exclusivo. Explore mais sobre essa doença!

Conhecendo mais sobre a dermatite de contato

A dermatite de contato ou o eczema de contato é uma reação inflamatória no rosto ou em outras regiões da pele, decorrente do contato com alguma substância ou objeto irritante, como sabonetes, cosméticos, perfumes, bijuterias e demais produtos que tocam a superfície do corpo.

De acordo com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia e criador das fórmulas da Creamy, “a dermatite de contato é uma condição médica sem cura, que pode ocorrer por fatores genéticos e emocionais, idade, ambiente, tempo de exposição ao sol, entre outros”.

Apesar de a dermatite na pele não ter cura, o tratamento correto é capaz de aliviar os sintomas e evitar que voltem a surgir. O primeiro passo para minimizar as condições da doença é identificar quais substâncias ou objetos estão causando a reação no rosto ou nas demais regiões.

Também há outros tipos de dermatite, como seborreica, perioral, ocre, herpetiforme, esfoliativa e atópica. Por isso, é importante prestar atenção nos sintomas para identificá-la e iniciar o tratamento adequado.

Como identificar a dermatite de contato?

Segundo o Dr. Luiz, “o melhor profissional para identificar corretamente uma dermatite de contato no rosto é o dermatologista. Porém, alguns sinais que podem indicar esta condição são: erupções cutâneas, vermelhidão, coceira, incômodo e, por vezes, aumento de temperatura no local que entrou em contato com a substância alergênica”.

Além disso, “analisa-se o histórico médico do paciente, mas também pode-se realizar teste de contato para identificar qual substância teve o efeito alergênico”, ele acrescentou.

Como ocorre o tratamento?

Para aliviar os desconfortos na região do rosto, evitando que a dermatite volte a surgir, é importante que a pessoa não tenha mais contato com a substância ou o objeto responsável pelos sintomas. 

“O melhor tratamento para a dermatite de contato deve ser prescrito pelo dermatologista, pois há alguns medicamentos, como corticosteroides, por exemplo, que apresentam vários riscos se forem utilizados sem supervisão médica”, alertou o Dr. Luiz.

O tempo do tratamento pode variar de acordo com a intensidade dos sintomas. Para ter o alívio dos desconfortos mais rapidamente, é preciso seguir à risca todas as recomendações do dermatologista de sua confiança.

A rotina de skincare deve continuar normalmente ao notar a dermatite de contato?

Apesar de a rotina de skincare trazer diversos benefícios para a saúde e a beleza do rosto, não é recomendado continuar com estes cuidados ao notar a dermatite de contato na pele. 

De acordo com o Dr. Luiz, “caso a dermatite de contato esteja ativa no rosto, o indicado é interromper o uso de produtos como ácidos esfoliativos e maquiagens, entre outros, e fazer uma rotina simplificada”.

Portanto, “lave o rosto com sabonetes gentis, específicos para pele sensível e sensibilizada; faça o uso de um hidratante que tenha ingredientes calmantes, seja hipoalergênico e não apresente fragrância nem altas concentrações de ativos; e continue o uso de protetor solar diário para diminuir a chance de fotossensibilização”, completou. 

Lembre-se de que é preciso realizar tudo isso em conjunto com o tratamento médico, que pode ser composto de medicamentos tópicos, como cremes ou pomadas específicos para dermatite no rosto.

5 produtos de skincare que podem ajudar!

Para ajudar durante a fase ativa na dermatite de contato de rosto, separamos cinco produtos da Creamy que são excelentes aliados para pessoas com esta condição. Confira!

Emulsão e Gel de Limpeza

A Emulsão e o Gel de Limpeza são boas escolhas de sabonetes faciais gentis e suaves que limpam a pele sem deixar sensação de ressecamento. Eles podem ser utilizados na rotina de cuidados diurna e noturna. 

Calming Cream e Intensive Repair Cream

O Calming Cream e o Intensive Repair Cream são ideais para hidratar e reforçar a barreira cutânea, reparando a proteção natural da pele. Os dois produtos também podem ser aplicados pela manhã e pela noite ou quando você sentir maior necessidade.

Protetor solar Watery Lotion FPS 60

O Watery Lotion FPS 60 é uma ótima escolha de protetor solar, devido à fórmula minimalista, à alta proteção contra a radiação solar e à presença de Hypskin (extrato de algas extraídas no Nordeste brasileiro, com ação calmante e ideal para peles sensíveis e sensibilizadas).

Conheça mais sobre a Creamy!

Após saber mais sobre a dermatite de contato no rosto, que tal conhecer mais sobre os produtos de skincare da Creamy? Eles são adequados para as diferentes necessidades da pele. Basta escolher o dermocosmético perfeito para as condições da sua face e aproveitar os incríveis benefícios!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento