Quais devem ser os cuidados com a pele no verão? Saiba aqui!

Quais devem ser os cuidados com a pele no verão? Saiba aqui!

16/09/2021 2 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

“É como um sol de verão queimando no peito”, já dizia o Roupa Nova. Com a estação mais quente do ano se aproximando, muitos de nós começamos a nos preocupar com os cuidados com a pele no verão, afinal os perigos que o sol oferece já são bem conhecidos.

Então, como nos certificarmos de manter a saúde cutânea enquanto aproveitamos um lindo dia de sol? Conheça dicas de cuidados com a pele no verão no conteúdo a seguir, feito para você se preparar para os 4 meses mais quentes do ano em grande estilo!

O sol no verão

Para entendermos os cuidados com a pele no verão, primeiramente, é preciso voltar para as aulas de ciência e geografia, e lembrar de dois conceitos importantes: a radiação solar e os solstícios. Pode parecer inusitado, mas esses são temas fundamentais para compreendermos o que acontece na nossa pele na estação.

Quando falamos de radiação solar, estamos falando da energia do sol se propagando até onde ela alcança. Ela vem basicamente na forma dos raios ultravioleta A e ultravioleta B, mais conhecidos como UVA e UVB (sim, aqueles dos rótulos de filtros solares!). 

Esses raios afetam nossa pele de formas diferentes, e precisamos tomar cuidado com eles quando o assunto é exposição solar. Porém, nos cuidados com a pele do rosto no verão, não é só a isso que devemos nos atentar.

Os solstícios são datas que marcam a inclinação máxima do sol em relação à Terra. Isso significa que, no solstício de verão, temos o dia mais longo do ano e, no de inverno, a noite mais longa do ano. Além disso, temos os equinócios de outono e primavera, que marcam as datas que o dia e a noite duram a mesma quantidade.

Então, como isso afeta os nossos cuidados com a pele? No período do ano que começa no equinócio de primavera e termina no equinócio de outono, temos dias mais longos que a noite, ou seja: mais tempo de exposição aos raios solares.

A pele e o verão

“Engana-se quem pensa que nós ‘queimamos’ mais no verão”, comenta Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia. Existem alguns fatores que fazem nós termos essa impressão e, entre eles, estão os que explicamos acima. Porém, nem sempre é culpa da estação: pode ser por nossa causa também.

Como dissemos acima, os dias mais longos realmente nos dão uma janela de exposição muito maior aos raios ultravioleta. No entanto, as nossas atividades e a maneira como lidamos com o ato de cuidar da pele fazem toda a diferença no efeito do sol nela.

cuidados com a pele no verão

“A radiação UVB é aquela responsável pela queimadura solar imediata, pela sensação de calor e por deixar a pele vermelha após a exposição”, explica Dr. Luiz. É ela que aumenta o risco de câncer de pele, atingindo as camadas mais superficiais da pele. 

“Já a radiação UVA penetra profundamente na pele, degradando colágeno e oxidando proteínas e enzimas importantes ao metabolismo cutâneo”, continua. Ela corresponde a até 95% da radiação que chega até nós, atravessando por certas proteções e coberturas, e estando presente do raiar ao pôr do sol. Essa radiação é refletida e consegue atingir ambientes internos que recebem claridade. 

O sol é o inimigo?

Com tudo isso, é comum pensar no sol como uma força maligna que age contra a nossa pele. No entanto, como explicamos, muitas vezes nós mesmos somos os vilões e não tomamos os cuidados corretos contra os fatores prejudiciais.

O sol é extremamente benéfico para a nossa saúde, e o contato correto dele com a pele pode nos afetar muito positivamente. Por isso, tenha a certeza de que o nosso lindo astro celeste traz muitas coisas boas e nossos cuidados básicos com a pele, como limpeza, hidratação e proteção, fazem a diferença!

Cuidados no verão

Então, quais cuidados com a pele no verão eu devo ter? A resposta simples é: nenhum a mais. É isso mesmo, se já sabe como cuidar da pele da maneira correta, você entende o que fazer durante o verão. Basta redobrar a atenção e seguir com a rotina que você já pratica.

“A proteção solar precisa ser constante durante o ano todo, independentemente da estação”, reforça Dr. Luiz. Ele explica que, no verão, ficamos naturalmente mais expostos à luz solar, por isso o efeito do protetor pode acabar mais rapidamente.

Além disso, suamos e interagimos com a água bem mais que em outras estações, e esses também são fatores que diminuem a proteção do filtro solar. Dessa maneira, o maior cuidado possível com a sua pele durante o verão é aplicar e reaplicar o protetor solar regularmente.

Por fim, como vimos, escolher o protetor solar correto é muito importante. Sempre procure um produto de amplo espectro, com FPS (proteção contra raios UVB) e PDD (proteção contra raios UVA). Assim, você fica pronto para ter um verão incrível!

Cuidados com a pele é com a Creamy

Os cuidados com a pele no verão não param no protetor solar! Aqui, na Creamy, você tem uma seleção de produtos que te ajudam a manter a saúde cutânea, além de ficar tão radiante quanto o sol de verão. Aproveite!

(Visited 272 times, 6 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Regina Maria Klein 20/09/2021

Por favor, vcs podem indicar u creme para área dos olhos?
Tenho 67 anos…

Carol Moraes 21/09/2021

Oi, Regina!
No momento não temos cremes para a área dos olhos. Que tal entrar em contato com o seu dermatologista? Assim você descobre qual é o produto mais adequado para as características da sua pele. 🥰

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#