Cuidados com a pele no verão: confira como mantê-la saudável nos dias mais quentes

Cuidados com a pele no verão: confira como mantê-la saudável nos dias mais quentes

atualizado em publicado em 16 de setembro de 2022 2 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Com a estação mais quente do ano se aproximando, muitos de nós começamos a nos preocupar com os cuidados com a pele no verão. Afinal, os perigos que o sol oferece já são bem conhecidos.

Então, como nos certificarmos de manter a saúde cutânea enquanto aproveitamos um lindo dia de sol? Conheça dicas de cuidados com a pele no verão no conteúdo a seguir, feito para você se preparar para os quatro meses mais quentes do ano em grande estilo!

O sol no verão

Para entendermos os cuidados com a pele no verão, primeiro, é preciso voltar para as aulas de ciência e geografia, e lembrar de dois conceitos importantes: a radiação solar e os solstícios. Pode parecer inusitado, mas esses são temas fundamentais para compreendermos o que acontece na nossa pele na estação.

Quando falamos de radiação solar, estamos nos referindo à energia do sol se propagando até onde ela alcança. Ela vem basicamente na forma dos raios ultravioleta A e ultravioleta B, mais conhecidos como UVA e UVB (sim, aqueles dos rótulos de filtros solares!). 

Esses raios afetam nossa pele de formas diferentes, e precisamos tomar cuidado com eles quando o assunto é exposição solar. Porém, nos cuidados com a pele do rosto no verão, não é só a isso que devemos nos atentar.

Os solstícios são datas que marcam a inclinação máxima do sol em relação à Terra. Isso significa que, no solstício de verão, temos o dia mais longo do ano e, no de inverno, a noite mais longa do ano. Além disso, temos os equinócios de outono e primavera, que marcam as datas em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Então, como isso afeta nossos cuidados com a pele? No período do ano que começa no equinócio de primavera e termina no equinócio de outono, temos dias mais longos que a noite, ou seja, mais tempo de exposição aos raios solares.

A pele e o verão

“Engana-se quem pensa que nós ‘queimamos’ mais no verão”, comenta Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia. Existem alguns fatores que nos fazem ter essa impressão e, entre eles, estão os que explicamos acima. Porém, nem sempre é culpa da estação: pode ser nossa causa também.

Como dissemos acima, os dias mais longos realmente nos dão uma janela de exposição muito maior aos raios ultravioleta. No entanto, as nossas atividades e a maneira como lidamos com cuidar da pele fazem toda a diferença no efeito do sol nela.

“A radiação UVB é responsável pela queimadura solar imediata, pela sensação de calor e pela vermelhidão da pele após a exposição”, explica Dr. Luiz. Ela aumenta o risco de câncer de pele, atingindo as camadas mais superficiais da pele. 

“Já a radiação UVA penetra profundamente na pele, degradando colágeno, oxidando proteínas e enzimas importantes ao metabolismo cutâneo”, continua. Ela corresponde a até 95% da radiação que chega até nós, atravessando certas proteções e coberturas, estando presente desde o raiar até o pôr do sol. Essa radiação é refletida e consegue atingir ambientes internos que recebem claridade. 

O sol é o inimigo?

Com tudo isso, é comum pensar no sol como uma força maligna que age contra a nossa pele. No entanto, como explicamos, muitas vezes, nós mesmos somos os vilões e não tomamos os cuidados corretos contra os fatores prejudiciais.

O sol é extremamente benéfico para a nossa saúde, e o contato correto dele com a pele pode nos afetar muito positivamente. Por isso, tenha a certeza de que o nosso lindo astro celeste traz muitas coisas boas. Para isso, nossos cuidados básicos com a pele, como limpeza, hidratação e proteção, fazem a diferença!

Cuidados no verão

Então, quais cuidados com a pele no verão devemos ter? A resposta simples é: nenhum a mais. É isso mesmo, se já sabe como cuidar da pele do rosto e do corpo da maneira correta, você entende o que fazer durante o verão. Basta redobrar a atenção e seguir com a rotina que você já pratica.

“A proteção solar precisa ser constante durante o ano todo, independentemente da estação”, reforça Dr. Luiz. Ele explica que, no verão, ficamos naturalmente mais expostos à luz solar, por isso o efeito do protetor pode acabar mais rapidamente.

Além disso, suamos e interagimos com a água bem mais que em outras estações, e esses também são fatores que diminuem a proteção do filtro solar. Dessa maneira, o maior cuidado possível com a sua pele durante o verão é aplicar e reaplicar o protetor solar regularmente.

Por fim, como vimos, outro cuidado com a pele no verão é escolher o protetor solar correto. Sempre procure um produto de amplo espectro, com FPS (proteção contra raios UVB) e PPD (proteção contra raios UVA). Assim, você fica pronto para ter um verão incrível!

Cuidados com a pele é com a Creamy!

Os cuidados com a pele no verão não param no protetor solar! Aqui na Creamy, você tem uma seleção de produtos que ajudam você a manter a saúde cutânea e ficar tão radiante quanto o sol de verão. Aproveite e confira nossas incríveis novidades!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for Regina Maria Klein
Regina Maria Klein 20/09/2021

Por favor, vcs podem indicar u creme para área dos olhos?
Tenho 67 anos…

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 21/09/2021

[atualização] Oi, Regina!
Venho compartilhar uma ótima notícia: agora a Creamy tem um creme para a área dos olhos. O Eye Cream é um dermocosmético multifuncional que clareia olheiras, reduz o inchaço abaixo dos olhos, combate os sinais de envelhecimento e ainda hidrata a região. Simplesmente perfeito! Saiba mais sobre ele aqui! 🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento