UVA e UVB: qual é a diferença entre os dois?

UVA e UVB: qual é a diferença entre os dois?

atualizado em publicado em 11 de dezembro de 2023 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos
A exposição ao sol é uma parte inevitável da vida cotidiana, mas é importante compreender como os raios solares afetam a pele para se proteger da maneira correta. Então, venha entender quais as principais diferenças entre os raios UVA e UVB. Aqui no blog da Creamy, você já deve ter visto conteúdos sobre o impacto da radiação solar na pele e dicas para a escolha do protetor adequado. Este artigo ajuda você a compreender melhor o que são os raios UVA e UVB e quais os impactos deles na saúde cutânea.

O que são UVA e UVB?

UVA e UVB são categorias distintas de radiação ultravioleta provenientes do sol. Embora imperceptíveis a olho nu, esses tipos de raio têm impactos visíveis e significativos na saúde da pele. Confira mais detalhes a seguir.

UVA

A radiação UVA está presente durante todo o dia, direta ou refletida, mesmo em dias chuvosos. Ela é responsável por 95% dos raios solares que atingem diretamente a pele diretamente e que, inclusive, passam pela janela. Ela também ativa enzimas que degradam o colágeno cutâneo, resultando no temido fotoenvelhecimento. Esse processo pode tornar a pele mais espessa como uma defesa contra a agressão UV.

UVB

A radiação UVB é responsável pela queimadura imediata que deixa a pele vermelha e dolorida após algumas horas de exposição ao sol. Mais intenso das 10h às 16h, esse tipo de raio induz mutações genéticas que podem levar ao desenvolvimento do câncer de pele. A proteção contra os raios UVB é medida pelo Fator de Proteção Solar (FPS) do filtro. Por exemplo, um FPS 30 significa que você leva 30 minutos para receber a mesma quantidade de radiação que receberia sem protetor em 1 minuto. Mulher colocando gotas de protetor solar na palma da mão.

Como se proteger?

No Brasil, os filtros solares são obrigados a oferecer proteção UVA e UVB, porém, o FPS informado no rótulo refere-se ao UVB. Quanto à radiação UVA, quando não explicitamente indicada pelo fabricante, o fator protetivo deve oferecer, por lei, pelo menos 1/3 do UVB. Por exemplo, um FPS 30 deve ter um fator de proteção UVA, também chamado de Persistent Pigment Darkening (PPD), de pelo menos 10. Essa é uma das principais diferenças entre filtros solares e produtos com filtro solar. Produtos com filtro, como hidratantes e protetores labiais, geralmente oferecem apenas proteção UVB, o que pode dar uma falsa sensação de segurança. A pele pode não ficar vermelha ou mostrar sinais de exposição solar, mas a falta de PPD é perigosa e pode causar danos cumulativos à pele.

Luzes artificiais, luz visível e radiação UV

Agora que você já sabe o que é UVA e UVB, vale entender o impacto das luzes artificiais e da radiação UV. Embora pouco se fale sobre isso, as lâmpadas comuns emitem quantidades pequenas de UVA e UVB, totalmente bloqueadas pela película protetora dos vidros das lâmpadas. Os efeitos da luz visível na pele, que representa cerca de 40% da radiação solar que atinge a Terra, têm sido estudados. A resposta de pigmentação a ela é menos intensa do que a induzida pelos raios UV, mas pode contribuir para a produção de radicais livres.

Proteção efetiva: a importância do FPS e do PPD

Ao escolher um protetor solar, é crucial garantir que ele ofereça proteção contra ambos os tipos de radiação, caso contrário, você pode ficar exposto e sua pele pode sofrer com alguns problemas. Um bom exemplo de protetor solar UVA e UVB é o Watery Lotion da Creamy, um filtro aquoso de absorção rápida, ideal para todos os tipos de pele. Apresenta alta proteção (FPS 60 e PPD 25), efeito matte, controle de oleosidade, uniformização da pele e proteção contra luz azul e visível.

Cuide da sua pele com a ajuda da Creamy!

O uso regular de um protetor solar adequado com proteção UVA e UVB é ideal para manter uma pele saudável e protegida contra possíveis doenças. Aqui na Creamy, você encontra produtos de skincare perfeitos para uma rotina de autocuidado prática e eficaz. Confira as novidades! **Referências**
  1. Sayre RM, Dowdy JC, Poh-Fitzpatrick M. Dermatological risk of indoor ultraviolet exposure from contemporary lighting sources. Photochem Photobiol. 2004;80:47-51.
  2. Klein RS, Werth VP, Dowdy JC, Sayre RM. Analysis of compact fluorescent lights for use by patients with photosensitive conditions. Photochem Photobiol. 2009;85:1004-10.
  3. Sklar LR, Almutawa F, Lim HW, Hamzavi I. Lim and Iltefat Hamzavi. Effects of ultraviolet radiation, visible light, and infrared radiation on erythema and pigmentation: a review. Photochem Photobiol Sci. 2013;12:54-64.
  4. Mahmoud BH, R-UVolo E, Hexsel CL, Liu Y, Owen MR, Kollias N, et al. Impact of long-wavelength UVA and visible light on melanocompetent skin. J Invest Dermatol. 2010;130:2092-7.
  5. Ramasubramaniam R, Roy A, Sharma B, Nagalakshmi S. Are there mechanistic differences between ultraviolet and visible radiation induced skin pigmentation? Photochem Photobiol Sci. 2011;10:1887-93.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento