Cuidados com a pele no outono: saiba como mantê-la saudável

Cuidados com a pele no outono: saiba como mantê-la saudável

atualizado em publicado em 21 de fevereiro de 2023 19 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

A rotina de skincare deve acontecer diariamente em todas as estações, mas será que alguns cuidados com a pele no outono são específicos? Cada época do ano conta com características climáticas diferentes, como queda de temperatura e ambientes mais secos, que podem afetar o rosto e o corpo. 

O outono é caracterizado pelo renascimento das folhas e um clima aconchegante. Época de mudanças, inclusive para nossa pele, que fica mais suscetível ao ressecamento e às alergias. Para você ficar por dentro dos cuidados com a pele no outono e adequar sua rotina de skincare à chegada da nova estação, preparamos um conteúdo exclusivo!

Características da pele no outono

Em algumas regiões do Brasil, nem conseguimos notar a mudança para o clima mais frio e seco, característico da estação. Já no Sul e no Sudeste, percebemos nitidamente como nossos hábitos do dia a dia podem interferir na aparência e na saúde da pele.

“A pele em si não sofre alteração estrutural com as variações sazonais, mas algumas características podem mudar”, diz a Dra. Verena Florenço, médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

“A pele possui, na superfície, uma camada natural de oleosidade que é fundamental para a integridade e a função protetora da barreira cutânea. A água quente, a limpeza excessiva ou o uso de agentes limpantes muito agressivos podem retirar essa camada e causar danos à pele. Quando isso acontece, temos uma pele mais sensível e sujeita a irritações e alergias”, explica a Dra. Verena.

É comum que a pele no outono fique mais ressecada, devido ao clima, à água mais quente do banho ou até à preguiça de aplicar o hidratante gelado no corpo. A dermatologista clínica e cirúrgica, Dra. Talita Vitali, complementa: “nesse período, temos menor umidade, dias mais frios e menor incidência solar. A pele pode ressecar muito mais nessa condição”. 

“Além disso, com a temperatura mais baixa, os banhos costumam ser mais quentes, o que também colabora para o ressecamento. Joelhos, rosto, cotovelos e pés tendem a sentir mais o impacto do outono”, completou Dra Talita.

VERENA
Dra. Verena Florenço, médica especialista em dermatologia.

Cuidados com a pele no outono: dicas para adotar na estação

Os cuidados com a pele no outono devem ser redobrados, para mantê-la sempre saudável e hidratada, enquanto todo o cenário muda ao nosso redor. Para ajudar nisso, separamos algumas dicas especiais de quem entende do assunto.  

Evite banhos com água muito quente

Os banhos quentes e demorados favorecem a perda da água da pele e a retirada dos óleos naturais, deixando-a mais ressecada. A Dra. Talita dá a dica: ”é necessário cuidado com a alta temperatura do chuveiro. Prefira banhos ao longo do dia, e não à noite, quando a temperatura é ainda mais baixa, o que favorece o hábito de banhos mais quentes”.

Não exagere na limpeza da pele

Evitar a limpeza em excesso é a segunda dica de cuidados com a pele no outono. Isso é importante para manter a qualidade da pele, pois também retira a oleosidade natural dela. 

A escolha do sabonete é fundamental: “ajuste o sabonete de acordo com seu tipo de pele e as necessidades dela. Em geral, usamos agentes mais suaves e neutros para a limpeza facial”, indica a Dra. Verena. Além disso, o rosto não precisa ser lavado mais do que duas vezes ao dia.

Hidrate de manhã e à noite

A hidratação não precisa ser excessiva, mas é um passo obrigatório para evitar o ressecamento e descamação da pele. “O hidratante deve ser indicado para o seu tipo de pele, como qualquer outro cosmético”.

“Um rosto ressecado tem um visual com menos viço, menos brilho, aparenta ser mais craquelado e com linhas visíveis. A escolha do hidratante é fundamental para garantir o seu aspecto saudável”, destaca a dermatologista Verena. 

A dica de como cuidar da pele é hidratar o corpo até 3 minutos após o banho, pois nesse período os poros da pele estão abertos e absorvem melhor os cremes aplicados.

dra talita
Dermatologista Dra. Talita Vitali.

Inclua a vitamina C na sua rotina

O uso de vitamina C é outra das dicas para cuidar da pele no outono. Ela ajuda a manter o brilho do verão nos meses mais frios, recuperando a luminosidade e a firmeza da pele. 

A Vitamina C da Creamy também trabalha na uniformidade do tom e da textura, estimula a produção do colágeno, protege contra os agressores externos e – usada pela manhã – potencializa a proteção do filtro solar. 

Use filtro solar

Sempre ressaltamos a importância do uso do protetor solar por aqui, faça chuva ou faça sol, em casa ou na rua. Então, é claro que os cuidados com a pele no outono não poderiam ser diferentes: aplicar diariamente um filtro solar adequado para seu tipo de rosto é fundamental!

Aposte nos óleos corporais

“Aposte nos óleos corporais de banho: eles formam uma barreira protetora contra a perda de água da pele no chuveiro. Produtos com manteiga de karité, ureia e óleo de amêndoas são recomendados”, sinaliza a especialista Talita. 

Lábios também precisam de hidratação

Para evitar que os lábios rachem e ressequem com a mudança de clima, leve sempre um hidratante labial e aplique quando sentir que a pele precisa. A Dra. Verena finaliza dizendo que uma rotina regrada de skincare é um dos principais cuidados com a pele no outono: “a constância é o segredo para uma pele bem-cuidada e hidratada”. 

Ativos recomendados para cuidar da pele do rosto no outono

A pele do rosto é ainda mais fina e sensível que a pele do corpo. Já sabemos que a Vitamina C é um agente curinga que funciona muito bem em todas as estações do ano, mas quais são os outros ativos recomendados para cuidar bem da cútis nessa época? 

“Além dos agentes limpantes mais suaves e da hidratação, podemos manter a rotina de cuidados com ácidos e ativos que estimulam a renovação celular”, conta a Dra. Verena. 

Hidratantes como ácido hialurônico, niacinamida e ceramidas são os mais indicados. Já para melhorar a renovação da pele e a retenção de umidade, a dermatologista indica o uso de AHA’s como Ácido Glicólico, Ácido Lático e Ácido Mandélico.

Conte com os produtos da Creamy!

Após descobrir mais sobre os cuidados com a pele no outono, não deixe de incluir os produtos da Creamy na sua rotina de skincare. Eles são desenvolvidos com fórmulas inteligentes, revolucionárias e ideais para todas as pessoas. Escolha seus dermocosméticos favoritos e adicione-os no carrinho de compras!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 Comentários

Avatar for MIRELLE
MIRELLE 23/04/2021

Oii, comprei o acido lático (amarelinho) e já quero começar a usar! Porém fiquei com uma duvida: faço home office e uso protetor solar normal (químico) mas sei que ele não protege da luz azul. Terei problemas com manchas se usar o ácido e não utilizar um protetor físico com cor? Obrigada!

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 25/04/2021

Oi, Mirelle!
Você pode usar os Creamys sem problemas, pois a luz azul não interfere, neste caso.
Entretanto, para prevenir qualquer incômodo, combater o envelhecimento precoce e ter uma pele mais saudável, o ideal é investir em um filtro solar com cor e FPS maior do que 30 durante o dia. É sempre bom garantir que o produto proteja contra os raios UVA, UVB e luz visível. ✨ 🥰

Avatar for Juraci
Juraci 23/04/2021

Muito bom!!!!

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 23/04/2021

Oi, Juraci! 💖
Oba, que bom que gostou.
Agradecemos o seu comentário! 😻😽

Avatar for Milena
Milena 27/04/2021

Comecei hoje a usar o ácido glicolico da Creamy. Mas tenho uma dúvida, a luz artificial ou a luz azul podem manchar a pele em contato com o ácido glicolico?
Sabe como é, né? A noite a gente demora pra pegar no sono e dá-lhe celular na cara…rs

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 29/04/2021

Oi, Milena!
Sei bem como é! 😂
A luz artificial ou azul não interfere, neste caso. Mas, durante o dia, o uso do protetor solar é indispensável, tá? ✨🥰

Avatar for Debora
Debora 27/04/2021

Boa noite.
Qual a sequencia do skincare?
Vit c + hidratante + protetor

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 29/04/2021

Oi, Debora!
Sim, esse é o passo a passo mais recomendado para a rotina de skincare diurna. Se você quiser pular a hidratação de vez em quando, não tem problema, pois a nossa
vitamina C tem ácido hialurônico, que já é um ativo hidratante. 🧡

Avatar for Priscilla
Priscilla 28/04/2021

Estou usando o amarelinho e amando!!! Uso a noite e não uso hidratante. Está correto? Minha pele é seca e sensível e fiquei na dúvida se poderia usar o acido e depois passar um hidratante principalmente no outono. Podem me auxiliar?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 29/04/2021

Oi, Priscilla!
Que bom que você está amando o amarelinho. 💛
O uso do hidratante é uma escolha pessoal. Você pode usá-lo antes ou depois do Creamy, de acordo com a necessidade da sua pele. Não tem problema algum!
Vale lembrar que o ácido deve ser aplicado sobre a pele sequinha.

Avatar for Bruna
Bruna 28/04/2021

Oi eu comprei o ácido mandelico o rosa mas estou usando faz uns 15 dias e notei que minha está nascendo bastante espinhas e eu não tinha comprei por conta de umas manchinhas que eu tinha é gostaria de clarear mas está nascendo bastante .

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 28/04/2021

Oi, Bruna!
O aparecimento de espinhas nas primeiras semanas de uso pode ser considerado normal.
De qualquer forma, pedimos que envie um email para sac@creamy.com.br contando a sua experiência.
Assim conseguimos entender melhor o caso e encontrar a melhor forma de te ajudar. Aguardamos o seu contato por lá! 💖

Avatar for Bruna
Bruna 28/04/2021

Muito obrigado .

Avatar for Nayara
Nayara 28/04/2021

Oi! Bom dia! Adorei as dicas, e fiquei com uma dúvida. Eu utilizo um ácido Adapaleno todos os dias antes de dormir pois possuo algumas espinhas ( acne adulta). Gostaria de saber se poderia utilizar algum dos ácidos citados acima, e se misturar não faria mal. Obrigada! 😀

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 29/04/2021

Oi, Nayara!
A associação do ácido adapaleno com AHAs (alfa-hidroxiácidos) como os Creamys é possível, mas deve ser feita com acompanhamento médico.
É importante conversar com o profissional que prescreveu o adapaleno para saber qual é a melhor forma de incluir o Creamy na sua rotina de skincare. 😽

Avatar for Luciana
Luciana 29/04/2021

Boa noite, queria uma ajuda, comprei o creamy, rosa e o azul para minha filha que tem 14 anos, e tem bastante espinha, porém ela não quer usar , pq achou a irritou mas, eu ia comprar o amarelinho tbm, agora estou com medo
Eu tenho 42 e tenho a pele seca usei o azul e irritou tbm. Vcs podem me ajudar?
Desde já, agradeço.
Luciana

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 03/05/2021

Oi, Luciana!
A irritação é o principal efeito colateral do uso dos ácidos, especialmente durante as primeiras aplicações. Por isso, recomendamos que comece aplicando pequenas quantidades, sobre a pele seca e previamente hidratada, em noites alternadas. A frequência deve aumentar de acordo com a tolerância da pele. Normalmente o tempo de habituação costuma ser de 1 a 2 semanas.
O azulzinho é indicado para peles que toleram alta concentração de ácidos. Para as mais sensíveis, o amarelo e o rosa são as melhores opções.
Pedimos que envie um email para sac@creamy.com.br contando a sua experiência.
Assim conseguimos entender melhor o caso e encontrar a melhor forma de te ajudar. Aguardamos o seu contato por lá! 💖

Avatar for FLÁVIA
FLÁVIA 18/04/2022

Bom dia!

Estou usando os produtos. Comprei um acido mandélico e uma vitamina c para testar e tem uma semana de uso, mas infelizmente não vi nenhum resultado ainda. Será que melhora um pouco minhas manchas no rosto?? Estou muito apreensiva, gostaria de que melhorasse ainda mais, pois minha pele está muito feia. Estou praticamente desesperada por melhora.

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 11/05/2022

Oi, Flávia!
A pele leva, no mínimo, 6 semanas para se renovar completamente. Após esse período, os resultados dos Creamys vão ficando mais visíveis. 🥰 Os produtos promovem a melhora da pele com o uso contínuo. Para potencializar o efeito clareador de manchas, recomendamos também a aplicação do ácido tranexâmico, até 2x ao dia. 😘

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento