Quais são os cuidados com a pele no outono? A pedido da Creamy, duas dermatologistas dão dicas simples que vão fazer toda a diferença na sua rotina de skincare.
Ah, o outono! Estação cheia de magia, marcada pelo renascimento das folhas e um clima aconchegante. Época de mudanças, inclusive para a nossa pele, que com a queda da temperatura e um ambiente predominantemente seco está mais suscetível ao ressecamento e alergias. O que funcionava para cuidar dela antes, pode não ter a mesma efetividade agora, por isso é fundamental adequar a sua rotina de skincare com a chegada da nova estação.
Características da pele no outono
Em algumas regiões do Brasil, nem conseguimos notar a mudança para o clima mais frio e seco, característico da estação, mas no Sul e no Sudeste percebemos nitidamente como nossos hábitos do dia a dia podem interferir na aparência e saúde da pele.
“A pele em si não sofre alteração estrutural com as variações sazonais, mas algumas características podem ser alteradas”, diz a Dra. Verena Florenço, médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“A pele é nossa proteção e possui na sua superfície uma camada natural de oleosidade. Não devemos entender como algo ruim, pois ela é fundamental para a integridade da barreira cutânea e sua função protetora. A água quente, a limpeza excessiva ou o uso de agentes limpantes muito agressivos podem retirar a nossa oleosidade natural de proteção e causar danos à pele. Quando isso acontece, temos uma pele mais sensível e sujeita a irritações e alergias”, explica.

No outono, é comum que a pele fique mais ressecada, devido ao clima, a água mais quente do banho ou até a preguiça de aplicar o hidratante gelado no corpo. A dermatologista clínica e cirúrgica, Dra. Talita Vitali, complementa: “Nesse período, temos uma umidade menor, dias mais frios e menor incidência solar. A pele pode ressecar muito mais nessa condição. Além disso, com a temperatura mais baixa, os banhos costumam ser mais quentes, o que também colabora para o ressecamento. Joelho, rosto, cotovelos e pés tendem a sentir mais o impacto do outono”.
Cuidados com a pele no outono: dicas para adotar na estação
Os cuidados com a pele no outono devem ser redobrados para mantê-la sempre linda, saudável e hidratada, enquanto todo o cenário muda ao nosso redor. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas especiais de quem entende do assunto.
Evite banhos com água muito quente
Os banhos quentes e demorados favorecem a perda da água da pele e retirada dos óleos naturais, deixando-a mais ressecada. A Dra. Talita dá a dica: ”É necessário cuidar com a alta temperatura do chuveiro. Prefira banhos ao longo do dia e não à noite, onde a temperatura é ainda mais baixa, o que pode facilitar o hábito de banhos mais quentes”.

Não exagere na limpeza da pele
Evitar a limpeza em excesso é importante para manter a qualidade da pele, pois também acaba retirando a oleosidade natural. A escolha do sabonete é fundamental: “Ajuste o sabonete de acordo com o seu tipo de pele e as necessidades dela. Em geral, usamos agentes mais suaves e neutros para a higiene da face”, indica a Dra. Verena. O rosto não precisa ser lavado mais do que duas vezes ao dia.
Hidrate de manhã e à noite
A hidratação não precisa ser excessiva, mas é um passo obrigatório para evitar o ressecamento e descamação da pele. “O hidratante deve ser indicado para o seu tipo de pele, como qualquer outro cosmético. Um rosto ressecado tem um visual com menos viço, menos brilho, aparenta ser mais craquelado e com linhas visíveis. A escolha do hidratante é fundamental para garantir o seu aspecto saudável”, destaca a dermatologista Verena.
A dica é hidratar o corpo até 3 minutos após o banho, pois nesse período os poros da pele estão abertos e absorvem melhor os cremes aplicados.
Inclua a Vitamina C na sua rotina
A Vitamina C ajuda a manter o brilho do verão nos meses mais frios, recuperando a luminosidade e firmeza da pele. O antioxidante também trabalha na uniformidade do tom e da textura, estimula a produção do colágeno, protege contra os agressores externos e – quando usada pela manhã – potencializa a proteção do filtro solar.
Use filtro solar
A importância do uso de protetor solar é algo que sempre ressaltamos por aqui, faça chuva ou faça sol – esteja você em casa ou na rua. E é claro que no outono não poderia ser diferente: usar um filtro solar adequado para o seu tipo de pele diariamente é fundamental no rosto e nas áreas mais expostas do corpo.

Aposte nos óleos corporais
“Aposte nos óleos corporais de banho: eles formam uma barreira protetora contra a perda de água da pele no chuveiro. Produtos com manteiga de Karité, ureia e óleo de amêndoas são recomendados”, sinaliza a especialista Talita. A introdução de um óleo em sua rotina além de nutrir a pele a curto prazo, também melhora a retenção de umidade a longo prazo.
Lábios também precisam de hidratação
Para evitar que os lábios rachem e ressequem com a mudança de clima, leve sempre com você um hidratante labial e aplique quando sentir que a pele precisa de hidratação.
A Dra. Verena finaliza dizendo que ter uma rotina de skincare bem regrada é um dos principais cuidados com a pele no outono. “A constância é o segredo para uma pele bem cuidada e hidratada”.
Ativos recomendados para cuidar da pele do rosto
A pele do rosto é ainda mais fina e sensível que a pele do corpo. Já sabemos que a Vitamina C é um agente curinga que funciona muito bem em todas as estações do ano, mas quais são os outros ativos recomendados para cuidar bem da cútis nessa época? “Além dos agentes limpantes mais suaves e da hidratação, podemos manter a rotina de cuidados com ácidos e ativos que estimulam a renovação celular”, conta a Dra. Verena.
Hidratantes como ácido hialurônico, niacinamida e ceramidas são os mais indicados. Já para melhorar a renovação da pele e a retenção de umidade, a dermatologista indica o uso de AHA’s como Ácido Glicólico, Ácido Lático e Ácido Mandélico.
comentários