Como se barbear: confira 7 dicas para fazer da forma certa

Como se barbear: confira 7 dicas para fazer da forma certa

atualizado em publicado em 27 de janeiro de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

Cuidar da barba é um hábito que muitos homens têm desde a adolescência. Porém, a combinação de pele muito oleosa ou muito seca, sensibilidade e pelos grossos facilita o surgimento de pelos encravados e inflamações. Por isso, muitos ainda sofrem por não saber como se barbear da maneira certa. 

Hoje em dia, muitos homens passaram a se cuidar mais, inclusive investindo em skincare. Assim, um passo importantíssimo para a rotina de cuidados masculina é se barbear. Não há uma frequência exata, mas é indicado fazer isso pelo menos uma ou duas vezes por semana. 

Portanto, tirar pelo menos 30 minutinhos do dia, ou da semana, é essencial para a pele continuar saudável, sem pelos encravados. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como se barbear corretamente para evitar qualquer incômodo. Confira!

1) Lave o rosto com água morna

Para começar a se barbear, é preciso estar com a pele bem limpa. A água mornaajuda a dilatar os poros, fazendo a lâmina deslizar mais suavemente na nossa pele. Com isso, provoca-se menos dor ao fazer a barba, evitando a irritação e o surgimento de machucados no rosto. 

Geralmente, é indicado começar o processo após o banho, já que a nossa pele está em contato com a água morna há um tempo, ou cobrir o rosto com uma toalha morna e deixá-la por algum tempo para dilatar os poros. 

2) Hidrate a pele antes de iniciar

Esse é um passo indispensável de como se barbear sem se machucar. Então, utilize cremes ou óleos antes de passar a lâmina de barbear para reduzir o atrito durante o processo. 

Assim, com a pele hidratada, são menores as chances de irritação e ardência causadas pelos puxões e cortes que acontecem sem esse passo. A hidratação deixa os pelos macios e preparados para receberem o barbeador

Hidratante para todos os tipos de pele

O Creamy Calming Cream é um hidratante com ação calmante, que diminui a vermelhidão da área sensibilizada (ou sensível). Além disso, ele conta com uma textura fininha, rapidamente absorvida, proporcionando maior conforto e rápido tempo de ação. 

Como também melhora a resistência da pele, ele é uma ótima indicação para os cuidados pré e pós-barba. Para completar a lista de vantagens, nosso hidratante conta com vitamina E na fórmula, que é um poderoso antioxidante. Que tal garantir o seu, agora mesmo, clicando aqui?  

3) Aplique espuma de barbear

É indicado utilizar um gel ou uma espuma de barbear, pois ajuda a amolecer os pelos da barba. Assim, garante-se uma maior precisão no decorrer da lâmina no rosto. 

homem com creme de barbear no rosto indo fazer a barba com lâmina.

Um ponto importante que pode fazer a diferença em como se barbear é utilizar um pincel-barbeador. Isso porque as cerdas fazem uma leve esfoliação da pele, retirando as células mortas e evitando pelos encravados.

4) Faça a barba no sentido do pelo

Apesar de ser a dica mais básica, é onde a maioria dos homens erram ao fazer a barba. Isso porque o crescimento do pelo se dá em muitas direções, ou seja, em cada parte do rosto, ele cresce de uma forma.

Sendo assim, ao raspar a barba no sentido contrário do crescimento dela, as chances de o pelo crescer encravado são muito grandes. Para encontrar o sentido de crescimento, basta ver qual posição não oferece resistência ao passar as mãos. Faça esse teste em todas as regiões do rosto: bochecha, pescoço e queixo.

5) Lave a lâmina frequentemente

Quando estiver passando o barbeador no rosto, lembre-se de enxaguar a lâmina a cada passagem pela pele. Isso remove os pelos e a espuma que ficam na lâmina para, além de garantir um corte mais seguro e preciso, evitar irritação na pele por forçar a lâmina. 

6) Enxague o rosto com água fria

Lavar o rosto com água fria é essencial, pois faz os poros contraírem. O risco de deixá-los dilatados após o barbear é que podem acumular poeira e células mortas, o que favorece a irritação e o surgimento de pelos encravados. A água fria minimiza a vermelhidão da pele e reduz possíveis sangramentos.

7) Aplique um creme ou gel pós-barba

Essa é uma etapa muito importante para aprender como se barbear, mas muitos homens deixam de lado. Os produtos pós-barba possuem substâncias refrescantes, calmantes e anti-inflamatórias na composição, que ajudam na recuperação da pele. 

Sendo assim, os géis, cremes ou óleos pós-barbear promovem uma cicatrização mais rápida de possíveis cortes que tenham ocorrido. Além disso, eles garantem que a pele não fique tão irritada, dando a sensação de frescor e hidratação. 

Erros comuns ao se barbear:

Agora que você sabe as dicas para se barbear, é importante evitar alguns erros que muitos homens cometem. Independentemente de se utilizar barbeador elétrico ou navalha, atente-se a esses erros para garantir uma pele saudável e sem pelos encravados.

  • Usar uma lâmina antiga: o ideal é trocá-la a cada 20 dias de uso;
  • Pressionar o barbeador contra o rosto: não é preciso fazer força para raspar o rosto;
  • Secar o rosto esfregando a toalha: é recomendado dar leves batidinhas no rosto para secar, evitando o atrito com a pele já sensível;
  • Não fazer esfoliação: esfoliar o rosto, pelo menos uma vez na semana, reduz a chance de aparecerem pelos encravados. A esfoliação química, com ácidos, também é recomendada. 

Cuide com carinho da sua pele com a Creamy

Assim como os cuidados com a barba são essenciais, começar a tratar a pele também é muito importante. Os produtos da Creamy são ideais para todos os tipos! Acesse nossa loja virtual e garanta a sua rotina de cuidados agora mesmo.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento