Como fazer uma limpeza facial adequada? Veja algumas dicas!

Como fazer uma limpeza facial adequada? Veja algumas dicas!

Atualizado em Dec 13, 2021 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

A limpeza facial é um dos passos básicos de toda rotina de skincare. Assim como a prática de exercícios físicos ajuda a manter nosso corpo tonificado, o cuidado diário com a pele é essencial para deixá-la mais bonita e saudável. Por isso, é importante ter constância nesse hábito.

Vale lembrar que essa etapa é a primeira do skincare. A partir dela, acontecem os demais passos, como hidratação, tratamento e proteção. Se você se preocupa com a saúde da sua pele e quer aprender como fazer uma limpeza facial eficaz, continue lendo esse artigo!

Importância da limpeza facial

Antes de mais nada, você sabe qual é a importância da limpeza facial? De acordo com Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia e cofundador da Creamy, “a limpeza da pele é essencial para uma rotina de skincare”. 

“Ao longo do dia, além dos cosméticos e do filtro solar, partículas de poluição, suor, oleosidade e células mortas se acumulam sobre a pele. Assim, não higienizá-la corretamente pode propiciar o aparecimento de acne, irritações e alergias, além de prejudicar a ação dos seus produtos de skincare”, diz o especialista.

Com a limpeza facial diária, é possível diminuir as imperfeições, deixando a textura muito mais bonita e uniforme. Então, você sabe como fazer a limpeza da pele do rosto corretamente? A gente explica!

Rosto limpinho em poucos minutos

Muita gente pensa que a limpeza do rosto consiste apenas na higienização com sabonete, mas ela não para por aí: a hidratação também é muito importante. Com ela, você repõe a hidratação natural da pele, evitando seu ressecamento excessivo e minimizando chances de irritação com o uso de outros produtos. 

A dica é apostar em um sabonete indicado para o seu tipo de pele ― misto, normal, oleoso ou seco. É importante seguir isso à risca, porque cada um tem uma necessidade específica que deve ser suprida para conquistar um visual saudável e bonito.

A limpeza facial pode ser dividida em três etapas diárias, realizadas ao acordar e minutos antes de dormir. Veja a seguir o passo a passo do ritual, além de alguns produtos que não podem faltar na sua nécessaire. 

Lavar o rosto

“Como a produção de oleosidade pela pele é constante, é normal acordar com o rosto oleoso, principalmente se ele é propenso à acne. Nesses casos, é indicada uma limpeza completa pela manhã”, explica Romancini. 

“Peles secas ou sensíveis que não sentem oleosidade nenhuma ao acordar podem usar apenas água ou, no máximo, uma quantia pequena de sabonete facial neutro. Nessa etapa, se a pele não estiver muito oleosa, remover os produtos aplicados na noite anterior é suficiente para limpá-la”, conclui.

Qual é o melhor gel de limpeza facial? Como dissemos anteriormente, a melhor opção é aquela que atende as necessidades do seu tipo de rosto. Por isso, antes de comprar qualquer produto, dê uma olhadinha nas informações disponíveis no rótulo.

limpeza facial

Tonificar

Após usar um sabonete, gel ou creme para limpeza de rosto, o próximo passo é a tonificação. Aqui, para quem tem tendência à acne, recomendamos as versões com ingredientes que atuem na oleosidade. 

Outras soluções e tônicos podem ter indicações como: pele seca, pele manchada ou pele sensível. O tônico ou solução é o primeiro produto de skincare que deve ser aplicado após a limpeza, por ter uma textura líquida de rápida absorção. 

“Quem sofre com a oleosidade pode se beneficiar da solução tônica de ácido salicílico da Creamy, que reduz a oleosidade imediatamente e a longo prazo. Se você usá-lo à noite, como primeiro passo após a limpeza, sua pele certamente  acordará menos oleosa. Utilizado pela manhã, o produto diminui a produção de oleosidade ao longo do dia”, explica Romancini.

Hidratar

Essencial no skincare de todos os tipos de pele, incluindo o oleoso, o hidratante ajuda a regular a produção de sebo. Isso porque, quando o rosto é tratado apenas com produtos que retiram a oleosidade, ele pode ressecar em excesso, fazendo a pele perder sua função de barreira, propiciando o aparecimento de irritações e dermatites. 

Esse produto ainda oferece outros benefícios para a pele, como a prevenção do envelhecimento e a proteção contra os radicais livres. A conquista de uma textura uniforme, lisa e luminosa também depende da hidratação diária. Portanto, não deixe de adicionar um bom hidratante na sua rotina.

Incremente seu skincare com os produtos Creamy!

Como vimos, a limpeza facial diária é fundamental na conquista de um visual mais bonito e saudável, mas talvez você não saiba que existem ácidos que potencializam o tratamento. Em nosso site, você encontra diversas opções incríveis para isso. Dê uma olhadinha!

Gostou desse artigo? Continue acompanhando o nosso blog. Por aqui, você encontra diversos conteúdos relacionados aos cuidados diários com a pele. Fique por dentro de todos os nossos segredos de beleza!

(Visited 539 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#