Como fazer uma limpeza facial? Confira o passo a passo

Como fazer uma limpeza facial? Confira o passo a passo

atualizado em publicado em 22 de setembro de 2022 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 5 minutos

A limpeza facial é um dos passos básicos de toda rotina de skincare. Assim como a prática de exercícios físicos ajuda a manter o corpo tonificado, o cuidado diário com a pele é essencial para deixá-la mais bonita e saudável. Por isso, é importante ter constância nesse hábito, mas você sabe como fazer uma limpeza facial?

Vale lembrar que essa etapa é a primeira do skincare. A partir dela, acontecem os demais passos, como hidratação, tratamento e proteção. Se você se preocupa com a saúde da sua pele e quer aprender como fazer uma limpeza facial eficaz, continue lendo este artigo!

Importância da limpeza facial

Antes de mais nada, você entende por que é importante saber como fazer uma limpeza facial correta? De acordo com Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia e cofundador da Creamy, “a limpeza da pele é essencial para uma rotina de skincare”. 

“Ao longo do dia, além dos cosméticos e do filtro solar, partículas de poluição, suor, oleosidade e células mortas se acumulam sobre a pele. Assim, não higienizá-la corretamente pode propiciar o aparecimento de acne, irritações e alergias, além de prejudicar a ação dos seus produtos de skincare”, diz o especialista.

Com a limpeza facial diária, é possível diminuir as imperfeições, deixando a textura muito mais bonita e uniforme. Então, você sabe como fazer a limpeza da pele profunda corretamente? A gente explica!

Rosto limpinho em poucos minutos

Muita gente pensa que a limpeza de pele caseira consiste apenas na higienização com sabonete, mas ela não para por aí: a hidratação também é muito importante. Com ela, você repõe a hidratação natural da pele, evitando o ressecamento excessivo e minimizando chances de irritação com o uso de outros produtos. 

A dica é apostar em um limpador de rosto indicado para seu tipo de pele ― misto, normal, oleoso ou seco. É importante seguir isso à risca, porque cada um tem uma necessidade específica que deve ser suprida para conquistar um visual saudável e bonito.

Os tipos de limpeza de pele podem ser divididos em três etapas diárias, realizadas ao acordar e minutos antes de dormir. A seguir, veja o passo a passo do ritual e alguns produtos que não podem faltar na sua nécessaire. 

Lavar o rosto

“Como a produção de oleosidade pela pele é constante, é normal acordar com o rosto oleoso, principalmente se ele é propenso à acne. Nesses casos, é indicada uma limpeza completa pela manhã”, explica Romancini. 

“Peles secas ou sensíveis que não sentem oleosidade nenhuma ao acordar podem usar apenas água ou, no máximo, uma quantia pequena de sabonete facial neutro com propriedades hidratantes. Nessa etapa, se a pele não estiver muito oleosa, remover os produtos aplicados na noite anterior é suficiente para limpá-la”, conclui.

Afinal, qual é o melhor gel de limpeza facial? Como dissemos, a melhor opção é aquela que atende as necessidades do seu tipo de rosto. Por isso, antes de comprar qualquer produto, dê uma olhadinha nas informações disponíveis no rótulo.

Limpadores faciais

Certamente, a Creamy conta com as opções ideais para ajudar no primeiro passo de uma limpeza facial eficaz. Para as pessoas que possuem peles mistas e oleosas, inclusive as mais sensíveis, o Gel de Limpeza é o sabonete para o rosto correto.

Já se você possui a pele normal ou mais seca, inclusive sendo mais sensível, o limpador facial perfeito é a Emulsão de Limpeza. Ela retira as impurezas do dia a dia e deixa o rosto mais hidratado.

Tonificar

Após usar um sabonete, gel ou emulsão para higienizar o rosto, o próximo passo de como fazer uma limpeza facial é a tonificação. Aqui, para quem tem tendência à acne, recomendamos versões com ingredientes que atuem na oleosidade. 

Outras soluções e tônicos podem ter indicações como: pele seca, pele manchada ou pele sensível. O tônico ou a solução é o primeiro produto de skincare aplicado após a limpeza, por ter uma textura líquida de rápida absorção. 

“Quem sofre com a oleosidade pode se beneficiar da solução tônica de ácido salicílico da Creamy, que reduz a oleosidade imediatamente e a longo prazo. Se você usá-la à noite, como primeiro passo após a limpeza, sua pele certamente  acordará menos oleosa. Utilizado pela manhã, o produto diminui a produção de oleosidade ao longo do dia”, explica Romancini.

Hidratar

Essencial no skincare de todos os tipos de pele, incluindo o oleoso, o hidratante ajuda a regular a produção de sebo. Isso porque, quando é tratado apenas com produtos que retiram a oleosidade, o rosto pode ressecar em excesso, fazendo a pele perder a função de barreira protetora, propiciando o aparecimento de irritações e dermatites. 

Esse produto ainda oferece outros benefícios para a pele, como a prevenção do envelhecimento e a proteção contra os radicais livres. A conquista de uma textura uniforme, lisa e luminosa também depende da hidratação diária. Portanto, não deixe de adicionar um bom hidratante na sua rotina.

Lembre-se de que, se você procura uma limpeza de pele profissional, é preciso verificar com seu dermatologista de confiança o melhor tratamento para seu tipo de rosto.

Incremente seu skincare com os produtos Creamy!

Como vimos, a limpeza facial diária é fundamental na conquista de um visual mais bonito e saudável, mas talvez você não saiba que existem ácidos que potencializam o tratamento. Em nosso site, você encontra diversas opções incríveis para isso. Dê uma olhadinha!

Gostou de saber mais sobre como fazer uma limpeza facial? Continue acompanhando nosso blog. Por aqui, você encontra diversos conteúdos relacionados aos cuidados diários com a pele. Fique por dentro de todos os nossos segredos de beleza!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento