Como escolher os produtos de skincare ideais para sua pele?

Como escolher os produtos de skincare ideais para sua pele?

atualizado em publicado em 29 de junho de 2021 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 5 minutos

Escolher os produtos de skincare corretos para a sua pele e necessidades não é uma tarefa fácil. Até mesmo aquelas pessoas que já têm uma rotina de cuidados com a pele e frequentam o dermatologista regularmente têm essa dúvida.

Mas se não há formas de testar o produto antes de comprá-lo, como saber qual é a melhor escolha para minha pele? Para te ajudar com essa tarefa, o Blog Creamy preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Confira!

Antes de mais nada: o que não pode faltar na rotina de skincare? 

Antes de explicarmos como escolher os cosméticos ideais para a sua pele, é importante saber quais são aqueles que não podem ficar de fora da sua rotina de skincare. Com eles, você mantém o tecido cutâneo ainda mais saudável, protegido e bonito.

O Dr. Luiz Romancini, nosso médico pós-graduado em dermatologia, explica que os produtos que não podem faltar na rotina de cuidados com a pele são:

  • Sabonete de limpeza facial: é de grande importância que sua pele esteja sempre limpa, tanto para evitar o surgimento de cravos e espinhas quanto para preparar a cútis para receber os demais cosméticos;
  • Hidratante: é importante manter a pele sempre muito bem hidratada, para que fique equilibrada, evitando ressecamentos ou até mesmo oleosidade excessiva;
  • Filtro solar: o rosto é uma das regiões mais expostas ao clima, especialmente aos raios solares e, por isso, tem que estar sempre protegida. Escolha um protetor com FPS alto (no mínimo 30) para garantir a saúde e proteção da face.

“Para cuidados preventivos, é indicado o uso de vitamina C no período da manhã e, para os cuidados corretivos, ácidos no período da noite”, completa o especialista. Mas vale ressaltar que esses produtos para rotina de skincare devem ser somados aos cuidados básicos.

Ácidos são necessários?

Outra dúvida muito comum de quem está iniciando a rotina de cuidados com a pele é a necessidade de utilizar ácidos. Afinal, todos devem utilizar esse cosmético? Como saber se você precisa ou não?

Atualmente, você encontra vários tipos de ácidos e, assim como os demais produtos de skincare, é preciso conhecer a sua pele e suas necessidades na hora de escolher o ideal para você.

Dr. Luiz explica que “os ácidos são ativos diferentes entre si. Apesar de terem propriedades em comum, cada um deles possui características únicas, como a pele das pessoas. Dependendo do tipo de pele e do desejo da melhoria de alguma condição, diferentes ácidos podem ser indicados”.

produtos de skincare para pele oleosa

Ele completa explicando, ainda, que há a possibilidade de combinar alguns ácidos, dependendo da sua necessidade. Além disso, eles possuem ações específicas, aumentando a importância de conhecer a sua pele — e contar com a ajuda de um especialista — para fazer a escolha certa.

“Os AHAs, por exemplo, promovem esfoliação química, com diferenças sutis entre si. Alguns têm ação mais intensa, outros, mais gentil. Ácido ferúlico e ácido ascórbico são excelentes antioxidantes e não costumam irritar a pele. O ácido hialurônico é um hidratante poderoso”, explica.

“Dependendo do efeito desejado, diferentes ácidos podem ser indicados e combinados”, finaliza o especialista. Vale lembrar que é importante buscar ajuda de um dermatologista antes de utilizar ácidos. Com o diagnóstico do profissional, você poderá utilizar o cosmético sem qualquer risco, além de obter o resultado esperado.

Sendo assim, mesmo existindo ácidos para vários fins, isso não quer dizer que você precise ter um na sua rotina. Tudo vai depender da sua necessidade e, também, da orientação dada pelo seu dermatologista.

Como escolher produtos de skincare para minha pele?

Dr. Luiz explica que para escolher os melhores produtos de skincare, é preciso levar em consideração, antes de mais nada, a indicação de cada um.

“Normalmente, os produtos já vêm com indicações mais específicas, como, por exemplo, melhora de textura, acne, poros ou manchas. Busque aqueles que atendam às necessidades e ao tipo da sua pele”, afirma.

No entanto, há quatro pontos que podem ser levados em consideração no momento da escolha, que também vão ajudar na compra do produto: seu tipo de pele, a textura do produto, sua ação e sua formulação. Para que você entenda melhor:

Tipo de pele

Saber qual o seu tipo de pele é muito importante para escolher os melhores produtos de skincare para você. Aliás, essa informação é o ponto de partida para comprar os cosméticos mais adequados para a sua necessidade.

Textura do produto

A textura do produto está diretamente ligada ao seu tipo de pele. Isso porque o nível de oleosidade do seu rosto interfere na forma como cada produto é absorvido. Sendo assim:

  • Peles oleosas: os produtos de skincare para pele oleosa devem ser mais leves, com texturas em géis ou de base aquosa. Eles serão absorvidos pela sua pele com maior facilidade, deixando uma sensação agradável e “sequinha”;
  • Peles mistas: por terem algumas regiões com excesso de oleosidade, os produtos de skincare para pele mista também devem ser mais leves, como séruns e géis. Soluções oil-free e com efeito matte também são bem-vindas nesses casos;
  • Peles secas: os donos de pele seca podem usar e abusar de produtos mais espessos, como as loções e os cremes. Nesses casos, inclusive, são mais indicados os produtos de skincare um pouco mais oleosos.

Ação do produto

Além do seu tipo de pele, é preciso levar em consideração o que você sente que precisa ser melhorado: manchas? Cicatrizes? Dilatação dos poros? Com a grande variedade de cosméticos oferecidos no mercado, atualmente, é possível tratar pontos específicos, em áreas específicas.

Os ácidos são um exemplo de cosméticos que podem ser escolhidos para tratamentos como esse: há aqueles com ação anti-idade, anti-oleosidade, diminuição dos poros, controle da acne, para manchas e muito mais.

Formulação do cosmético

A formulação do produto para uma rotina de skincare inclui todos os ingredientes utilizados para a sua produção. Observe quais são para garantir que está escolhendo o cosmético que atenderá às suas necessidades.

Os cosméticos Creamy contam com uma formulação inteligente, com poucos ingredientes, e o ativo principal presente em maior concentração. Assim, você tem ainda mais chances de obter os resultados esperados, além de não precisar pagar caro em fórmulas com diversos componentes que, muitas vezes, não são necessários no seu tratamento.

Conheça nossos produtos de skincare!

Agora que você sabe como escolher os melhores produtos de skincare para o seu tipo de pele e necessidades, que tal conferir as nossas opções de cosméticos? Na Creamy, você encontra produtos completos, que te ajudarão a ter uma pele mais bonita e saudável de forma simples e eficaz! Garanta já os seus coloridinhos!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento