Confira algumas vantagens de apostar nos ácidos para a pele

Confira algumas vantagens de apostar nos ácidos para a pele

atualizado em publicado em 20 de maio de 2021 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 6 minutos

Seja para deixar a sua pele livre dos cravos e espinhas, controlar a oleosidade ou manter a cútis jovial e cheia de saúde: o ácido para a pele é um verdadeiro milagre em potinhos que não podem faltar na sua rotina de skincare. 

Se você nunca usou um desses ativos ou ainda tem dúvidas sobre as vantagens de usar ácidos, confira o conteúdo exclusivo — e completinho — que o blog Creamy preparou especialmente para você, com a ajuda do Dr. Luiz Romancini! Mas, tenha atenção: são tantos benefícios que você não vai resistir a eles, hein? 

Antes de mais nada, entendendo os ácidos

Antes de partirmos para os benefícios dos ácidos, vamos entender um pouquinho melhor o que eles são e como agem. Afinal, nada melhor que conhecer o produto que estamos utilizando, não é mesmo? 

O ácido para a pele é um ativo que “provoca” reações desde hidratantes até clareadoras e esfoliantes. O que poucas pessoas sabem é que, apesar do nome, nem todos os produtos com ácidos afinam a cútis ou causam irritações e fotossensibilidade. Um exemplo é o ácido hialurônico, sobre o qual logo vamos falar. 

Aliás, essas características mais marcantes dos ácidos fazem algumas pessoas evitarem o uso deles. Por isso, antes de apostar em um cosmético com esse ativo, é importante consultar o seu dermatologista. Assim, ele pode indicar o melhor ácido para o seu tipo de pele, aquele que oferecerá resultados positivos.

Quais são os tipos de ácido para pele?

Atualmente, é possível encontrar vários tipos de ácido para a pele, que vão desde os de ação hidratante, como o hialurônico, até aqueles que promovem a maior produção de colágeno, renovação celular e muito mais. Com tudo isso, você pode estar se perguntando como escolher o melhor para sua pele, certo? 

Primeiramente, é importante conhecer o seu tipo de pele  para saber quais são as principais necessidades dela: hidratação? Renovação? Esfoliação? Clareamento? Com isso, é possível decidir a qual ácido recorrer e incluí-lo na rotina de cuidados diários. 

Assim como vários cosméticos, há aqueles “queridinhos”, que agradam à maioria das pessoas e costumam oferecer resultados maravilhosos! Separamos alguns deles. Confira a seguir:

Ácido tranexâmico

É fato: se você ainda não tem nenhuma manchinha na pele, provavelmente ainda terá. Seja uma marca de espinha, uma hiperpigmentação causada pelo sol ou até melasma, elas surgem e causam um grande incômodo. 

Porém, para se livrar — ou melhorar — esse problema, uma opção é o ácido tranexâmico. O dr. Luiz explica porquê esse ácido clareador de manchas é tão indicado para quem sofre com hiperpigmentação.

“Ele inibe a síntese de plasmina, uma enzima que, dentre outras funções, estimula a produção de melanina na pele. Ou seja, bloqueando a ação ou a produção dessa enzima, diminui a produção de melanina e consequentemente a mancha vai melhorar”, explica o dermatologista. 

O ácido tranexâmico ainda é uma ótima opção para quem quer manter o aspecto jovem da pele, já que tem o poder de bloquear a pigmentação causada pelos raios UV. Com o uso contínuo, a pele fica com tom uniforme e aspecto saudável. 

Ácido lático

Se você está em busca de um dermocosmético que mantenha a sua pele renovada e hidratada, o ácido lático é a escolha ideal! Além de uma esfoliação química gentil e suave, ele também promove uma super hidratação na sua pele. 

ácido para pele

“O ácido lático tem uma ação umectante — atrai água para a pele —, e além disso, estimula a produção de ceramidas, que são essenciais para manter a hidratação da cútis, evitando que a hidratação evapore ao longo do dia. Ou seja, é um ácido que além de renovar a pele, reforça sua barreira de proteção e hidratação”, explica o dr. Luiz. 

Com isso, o ácido lático para a pele também contribui na estimulação de colágeno de forma muito suave — e eficaz. Por ser um AHA (alfa-hidroxiácido) que já ocorre naturalmente na nossa pele, ele não costuma causar irritações quando usado corretamente. Isso inclui aplicá-lo no rosto durante a noite e usar muito filtro solar durante o dia!

Ácido mandélico

Para quem tem pele acneica, o mandélico poderia, muito bem, ser chamado de “milagre em potinho”. Ele tem ação de esfoliação química, clareadora e bactericida. Em outras palavras: ele é ótimo para quem busca por um ácido para espinhas e cravos, além de manchas mais escuras. 

Além de conservar sua pele lisinha e uniforme e ser um ótimo ácido para manchas (clareá-las), o mandélico também impede a proliferação de microorganismos que podem causar problemas como a acne. Tudo de bom, não é mesmo? 

Ácido glicólico

Esse ativo é da mesma família do ácido lático: alfa-hidroxiácido. Uma das principais características dele é deixar a superfície da pele mais fina e uniforme por promover um peeling químico, além de estimular a produção de colágeno, prevenir o envelhecimento precoce, melhorar os aspectos de cicatrizes de espinha, diminuir os poros e controlar a oleosidade. 

O ácido glicólico clareia a pele, deixando-a com o tom uniforme e contribuindo no tratamento de manchinhas. Porém, esse ativo merece uma atenção maior: com tantos benefícios, é preciso controlar a empolgação e não abusar do seu uso. Isso porque ele é um pouquinho mais potente e pode causar sensibilidade.  

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é outro queridinho que está sempre presente na rotina de skincare de quem busca por uma pele hidratada e com um aspecto saudável. Diferentemente dos mencionados anteriormente, esse tipo de ácido pode ser utilizado durante o dia, já que tem ação hidratante e não promove peeling químico. 

Junto à ação hidratante, o hialurônico também contribui em uma pele com a maciez e a elasticidade necessárias. Aliás, esse ácido facial melhora aspectos do  envelhecimento precoce e a aparência de rugas finas. Este é um dos ativos presentes na vitamina C da Creamy.

Como usar o ácido?

Os ácidos que promovem peeling químico, como os que contribuem na renovação celular, são mais indicados para uso noturno. Isso porque alguns tipos, como o glicólico, podem causar certa sensibilidade na pele, deixando-a fotossensível e, consequentemente, mais propícia ao dano solar. Por isso, caprichar na fotoproteção é obrigatório. 

Então, a forma mais indicada de utilizar esses ácidos é sempre com a pele devidamente higienizada e no período da noite. Durante o dia, lave bem o rosto e não poupe proteção com filtro solar de FPS alto, hein! 

Confira mais conteúdos como este! 

Gostou de saber mais sobre ácido para a pele? Então, não deixe de acompanhar nossas publicações! Aqui, você confere dicas e informações necessárias para manter uma rotina de skincare ideal e ter a pele sempre em dia!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento