Você sabe como cuidar da pele do rosto corretamente? Confira!

Você sabe como cuidar da pele do rosto corretamente? Confira!

Atualizado em Jun 24, 2021 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 7 minutos

Saber como cuidar da pele do rosto corretamente é uma dúvida muito comum, especialmente entre aquelas pessoas que desejam iniciar uma rotina de skincare. Muitos fatores, como tipo de pele, idade e os diversos cosméticos disponíveis no mercado atualmente, contribuem para as principais questões sobre o tema. 

Afinal, existe uma “receita” para cuidar da pele do rosto? Como saber quais produtos escolher? Posso usar vários cosméticos juntos? Para essas e mais informações, confira o conteúdo exclusivo que a equipe da Creamy preparou a seguir! 

Razões para começar a cuidar da pele do rosto

Antes de mais nada, deve-se entender a importância de cuidar da pele do rosto. Além de ser nosso “cartão de visitas”, a região cutânea facial é mais propensa ao aparecimento de manchas e espinhas, justamente por ser a mais exposta do nosso corpo. 

Outro ponto que faz com que as pessoas busquem um dermatologista são os sinais do tempo, que costumam aparecer justamente no rosto. Linhas finas, rugas e flacidez são alguns dos pontos que causam incômodo e despertam a vontade de iniciar uma rotina de skincare. 

Mas o ponto que mais merece atenção nos cuidados com a pele do rosto são as possíveis doenças. Ficar de olho em manchas e machucados nessa região tão sensível e exposta pode fazer com que você evite doenças — das mais simples às mais graves. 

Existe uma idade certa para cuidar da pele do rosto? 

Quando mais jovens, dificilmente nos preocupamos em cuidar da pele do rosto, não é mesmo? Porém, isso é um grande erro! Ao contrário do que muitos possam pensar, não existe uma idade certa para dar início ao skincare. Aliás, quanto mais cedo, melhor. 

O Dr. Luiz Romancini, nosso médico pós-graduado em dermatologia, explica que “o uso do filtro solar já é recomendado desde a primeira infância. É o melhor cuidado preventivo para a pele e deve ser iniciado o quanto antes”. 

“Produtos voltados a condições específicas que a pele desenvolve, principalmente durante e após a adolescência, devem ser iniciados e escolhidos conforme suas necessidades e características”, completa o especialista.

Existe um cuidado “universal”? 

De acordo com o Dr. Luiz, todas as pessoas, de todas as idades, devem manter suas peles sempre limpas e protegidas com filtro solar. Dessa forma, além de evitar o surgimento de cravos e espinhas, você diminuirá os efeitos maléficos causados pelos raios solares, além dos riscos de doenças como o câncer de pele. 

“O filtro solar é indicado para todas as pessoas, independentemente do tipo de pele. Inclusive, ele é a melhor prevenção a longo prazo aos danos provocados pela idade e pelo sol. Manter a pele limpa, higienizando principalmente à noite para remover excesso de produtos e de oleosidade, também é recomendado. Utilize um sabonete específico para o rosto e para o seu tipo de pele”, complementa o médico. 

Quanto aos demais produtos, ele explica que “o uso de produtos que são voltados a melhorar condições de pele, como ressecamento, oleosidade excessiva, acne ou manchas, deve ser feito conforme a necessidade da pele e dos aspectos em que deseje melhora”, explica Dr. Luiz.

Como escolher os melhores produtos para cuidar da pele do rosto? 

Antes de mais nada, é importante saber que para cada fase e tipo de pele há um cuidado específico. O Dr. Luiz explica que “os cuidados são quase os mesmos para peles mais jovens e mais maduras. Devem ser indicados produtos conforme a necessidade da pele e de suas características, independentemente da idade”. 

“Uma pele madura pode precisar de produtos voltados mais para a correção de sinais, enquanto as mais jovens podem procurar a prevenção, mas isso não é uma regra absoluta”, completa. 

Sendo assim, mesmo com as várias dicas para cuidar da pele do rosto oleosa ou como tirar manchas, por exemplo, é muito importante que você consulte um dermatologista. Assim, terá um diagnóstico assertivo sobre a sua saúde e indicações de produtos mais adequados. 

Conhecendo o seu tipo de pele, você saberá escolher melhor os produtos para cuidar da pele do rosto diariamente, o que manterá a região ainda mais protegida, saudável e bonita. Contudo, há alguns cuidados básicos e diários que te ajudarão a manter a região cutânea do seu rosto ainda mais saudável e bonita, veja a seguir. 

Cuidados diários com a pele do rosto

O skincare é uma rotina que deve ser diária, mas poucas pessoas sabem como cuidar da pele do rosto todos os dias, ou então, acreditam que precisam utilizar milhares de cremes diariamente para manter a região protegida e tratada.

como cuidar da pele do rosto

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe. A sua rotina de cuidados pode ser mais simples do que você imagina. Porém, é importante ter em mente que tratamentos mais específicos, como cuidar da pele do rosto com manchas ou acnes, devem ser somados aos cuidados diários básicos. 

Além disso, é importante ter em mente que o filtro solar é fundamental nos cuidados diários com a pele do rosto, como explica o Dr. Luiz: “a primeira regra é usar filtro solar pelo menos duas vezes ao dia, diariamente, e lavar o rosto à noite para retirar o produto, excesso de oleosidade e poluição absorvidos durante o dia”.

Mantenha a pele do rosto sempre limpa

O primeiro passo para cuidar da pele do rosto corretamente é manter a região sempre limpa. Ao acordar e antes de dormir, lave a face com sabonetes e géis de limpeza indicados para o seu tipo de pele, com movimentos suaves. 

Atenção: manter a região limpa é importante, mas sem exageros. Lavar o rosto mais de duas vezes por dia pode remover a barreira protetora da pele, causar ressecamento excessivo e piora dos quadros de acne, ou mesmo desenvolvimento de dermatites e alergias.  

Hidrate a pele do rosto

Após a higienização, é importante que você hidrate a sua pele. Assim como o cosmético para limpeza, é interessante optar pelo hidratante que seja mais adequado para o seu tipo de pele. Para isso, é indicado que você peça ajuda para o seu dermatologista e, assim, não erre na escolha! 

Use filtro solar diariamente

Um passo muito importante na lista de como cuidar da pele do rosto corretamente é o filtro solar. Ele é imprescindível e não pode faltar na sua rotina de skincare. Ele manterá a região protegida dos raios solares, garantindo que sua cútis se mantenha saudável e, também, livre de manchas causadas pelo sol. 

Quando usar cada um dos produtos? 

Além de considerar a textura de cada um dos produtos, é preciso saber separar quais são de uso diurno ou noturno: 

Cuidados diurnos

Após lavar o rosto e utilizar o tônico e o hidratante, é hora de passar os demais produtos, como os específicos para as linhas dos olhos, anti-idade e afins. Mas lembre-se: não utilize nenhum ácido clareador ou secativo durante o dia. Ele pode causar manchas na sua pele. 

É válido sempre consultar a indicação do fabricante do produto escolhido ou do seu dermatologista sobre quais produtos usar ou não pela manhã.

Após passar todos os cremes, seguindo a ordem do mais fluido para o mais denso, é hora de aplicar o protetor solar. Opte por um de alto FPS. Para aqueles que gostam de se maquiar, uma dica é apostar nos filtros solares com tons, utilizando-os como base. 

Cuidados noturnos

Após higienizar o rosto e utilizar o tônico, passe o ácido, caso esteja utilizando um. Nos dias em que não usar esses cosméticos, use o hidratante e demais produtos auxiliares, que podem ser os mesmos utilizados na rotina diurna. 

Inclua os produtos Creamy na sua rotina de skincare

Independentemente de você estar buscando como cuidar da pele do rosto masculino ou feminino, os produtos Creamy são cosméticos que podem atender perfeitamente às suas necessidades. Seja para tratar manchas, diminuir poros ou controlar a oleosidade, há sempre um coloridinho para você.

Não deixe de conferir nossos produtos e garantir já o seu. Agora que você sabe como cuidar da pele do rosto, fica ainda mais fácil manter uma rotina de skincare com nossas fórmulas inteligentes. Tenha o seu #MomentoCreamy diariamente!

(Visited 861 times, 8 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#