Saiba como diminuir o frizz do cabelo e mantê-lo alinhado

Saiba como diminuir o frizz do cabelo e mantê-lo alinhado

atualizado em publicado em 1 de março de 2024 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das principais dúvidas de quem mantém uma rotina de haircare é: como diminuir o frizz do cabelo? Os fios levantados causam incômodo porque parecem desarrumados e deixam as madeixas com um aspecto de falta de hidratação e ressecamento. 

Com cuidados simples no cronograma capilar, você pode dar adeus ao cabelo frizzado e retomar a estrutura original. Confira, a seguir, seis dicas que a Creamy preparou para ajudar nessa tarefa diária!

O que deixa o cabelo com frizz?

Antes de entender como diminuir o frizz do cabelo, que tal saber como ele se forma? Esse problema acomete os fios arrepiados e fragilizados do topo da cabeça, que normalmente são confundidos com os que estão crescendo.

O frizz no cabelo é um aviso de que os fios não estão suficientemente hidratados e nutridos para se manterem alinhados. Eles estão com a cutícula exposta, o que a deixa suscetível a outros danos, como o ressecamento e a falta de umidade interna. 

Esse problema é causado, principalmente, pela eletricidade estática. Os fios que contêm íons com carga negativa se repelem ao entrarem em contato com os positivos. Além disso, alguns hábitos do cotidiano e a umidade pioram o quadro.

No clima úmido, o cabelo ressecado (com fios quebrados em evidência) absorve mais água para tentar se manter hidratado. Com esse excesso de umidade, a reação estática no cabelo aumenta. 

Os procedimentos químicos também estão entre as causas do temido frizz. Como o cabelo já tende a ser danificado durante alisamentos, relaxamentos e tinturas, por exemplo, há grandes chances de os fios quebrados ficarem mais arrepiados. Geralmente, quem utiliza chapinha e secador nota vários deles na frente da cabeça. 

Qualquer cabelo pode ter frizz?

Sim! Se você está preocupado em saber como diminuir o frizz do cabelo, saiba que ele pode aparecer em qualquer estrutura capilar. Independentemente se você tem fios cacheados, ondulados ou lisos, todos os que têm tendência ao ressecamento e passam por procedimentos químicos podem ficar arrepiados.

Como diminuir o frizz do cabelo?

É hora de anotar as dicas e tirar suas dúvidas de como diminuir o frizz do cabelo. Siga as recomendações e veja, aos poucos, a mudança da saúde dos fios

como diminuir o frizz do cabelo

Reforce a proteção térmica

Ao saber o que é frizz, você já pode ter deduzido que as fontes de calor podem aumentá-lo. Para evitar esse e outros problemas, como ressecamento e danos causados pela chapinha, pelo secador e modelador de cachos, invista no protetor térmico. Ele cria uma barreira na cutícula do fio, evitando que a estrutura seja danificada.

Evite lavar o cabelo na água quente

A água quente é um dos inimigos do cabelo com frizz, já que ela retira a barreira de proteção do fio, removendo a umidade e a oleosidade natural. As lavagens frequentes intensificam o ressecamento, portanto, opte sempre por temperaturas frias ou mornas.

Tenha cuidado ao desembaraçar o cabelo

Pentear o cabelo de qualquer forma e sem delicadeza pode quebrar a estrutura capilar. Para madeixas lisas, a dica é escovar os fios apenas quando estão secos; para as cacheadas ou onduladas, penteie somente quando estiverem úmidas ou molhadas. Nesse processo, o leave-in também é essencial para o alinhamento na finalização.

Use óleos capilares

Os óleos capilares são os melhores amigos do cabelo ressecado porque penetram nas camadas internas e reequilibram a hidratação e a porosidade. Algumas opções são os de abacate, rícino, ojon, oliva e amêndoas.

O segredo da aplicação é a umectação a cada dez dias, como reforço para a nutrição e a reconstrução, e após a finalização. O óleo pode ser aplicado somente nas pontas para amenizar o aspecto de ressecamento após o uso de secador e chapinha, por exemplo. 

Aposte em produtos hidratantes

Quando se trata de um cabelo com muito frizz, é importante priorizar a hidratação em cada etapa do autocuidado. Shampoo, condicionador e máscara de tratamento precisam de fórmulas com ativos hidratantes, ajudando a reter a água dos fios. 

Faça reconstruções capilares mensais

A reconstrução é a etapa do cronograma capilar que repara os danos causados pelos agentes externos e devolve a vitalidade do cabelo. Ela pode ser feita duas vezes ao mês em tratamentos intensivos, como máscaras de uso prolongado, ou diariamente com leave-in reparador. 

O leave-in é um produto usado durante a finalização que ajuda a desembaraçar e favorece a curvatura do fio. Depois da primeira aplicação, com o cabelo seco, já é possível notar uma redução no frizz. Com o uso prolongado, a melhora não é apenas superficial, mas também na estrutura. 

Cuide dos cabelos com ajuda da Creamy!

Já sabe como diminuir o frizz do cabelo, mas ainda tem outras dúvidas sobre o cuidado capilar? No Creamy Blog, há diversos conteúdos sobre rotina de beleza e, no site, você encontra produtos com fórmulas inteligentes que ajudam a colocar todas as dicas em prática com resultados eficazes!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento