Tipos de hidratantes para o rosto: quais são as diferenças?

Tipos de hidratantes para o rosto: quais são as diferenças?

21/08/2021 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 3 minutos

Há quem pense que os hidratantes são todos iguais e realizam a função exclusiva de hidratar a pele. Sim, todos hidratam! Mas além da textura, que pode variar bastante de um produto para o outro, existem 3 tipos de hidratantes e cada um age de uma maneira, promovendo benefícios e ações diferentes. 

Te confundimos? Não se preocupe! A Dra. Vivien Esteves, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, nos explicou mais sobre os tipos de hidratantes existentes para você aprender a escolher os cosméticos que melhor atendem às necessidades da sua pele.

Primeiramente, por que devemos hidratar a pele?

Parece uma simples questão estética ou de vaidade, mas não é! “Hidratar a pele é um hábito necessário para manter a sua saúde. A hidratação é a reposição ou a retenção de moléculas de água na derme e epiderme – camadas mais superficiais da pele. Através desse processo, a barreira de proteção da pele é reforçada, proporcionando maior defesa contra as agressões externas do dia a dia, que podem facilmente levar a problemas como o ressecamento e a dermatite”, explica a dermatologista.

Tipos de hidratantes: emolientes, umectantes e oclusivos

Afinal, quais os tipos de hidratação para o rosto? A Dra. Vivien conta que os hidratantes são classificados de acordo com o mecanismo de ação de seus componentes. São eles: oclusivos, umectantes e emolientes.

Oclusivos

“Os hidratantes oclusivos formam uma espécie de filme na superfície cutânea, impedindo a evaporação e a perda de água, contribuindo para a manutenção da hidratação da pele”. Em resumo, os produtos que utilizam este mecanismo são aqueles que criam uma barreira protetora à base de lipídios. “Dessa forma, a água fica instalada entre a pele e a camada lipídica sem evaporar”, destaca.

Umectantes

“As substâncias que agem por umectação apresentam propriedades higroscópicas, ou seja, absorvem a umidade da atmosfera, retendo água na superfície da camada córnea, fator que mantém a pele umedecida. Essas substâncias possuem caráter hidrossolúvel e são muito indicadas para peles oleosas e acneicas”.

Tipos de hidratantes Emolientes

Já o tipo de hidratação emoliente tem como objetivo deixar a pele mais macia. “Os emolientes são compostos com baixo teor de gordura, de origem oleosa e lipídica, com consistência mais fluida, que espalham facilmente, suavizando e protegendo contra a perda de água. Essas substâncias vão atuar diretamente na recuperação do teor de água na pele, responsáveis por proporcionar um tecido cutâneo mais saudável e macio”.

tipos de hidratantes

E por falar em emolientes… O Creamy Calming Cream, nosso lançamento, tem predominância de ativos emolientes e umectantes em sua fórmula, para auxiliar na regeneração da barreira lipídica da pele ao mesmo tempo que mantém uma textura leve e agradável durante a aplicação, inclusive em peles oleosas. 

Saiba tudo sobre o Creamy Calming Cream!

Como escolher o melhor hidratante facial?

De forma geral, as substâncias hidratantes contidas em formulações cosméticas são responsáveis pela melhora da absorção ou manutenção da água na pele. A Dra. Vivien alerta que ”o conhecimento do tipo de pele e dos 3 mecanismos de ação das substâncias hidratantes é crucial para a eficácia do tratamento”. Em outras palavras: a melhor dica mesmo é consultar um(a) dermatologista.  

Vale lembrar que a ingestão diária de água em quantidade adequada também é de extrema importância para a manutenção da hidratação e nutrição da pele.

(Visited 291 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Carolinne Moraes

Jornalista focada em comunicação digital, curitibana e mãe de gatos. Adepta ao estilo de vida Creamy: somente o essencial.

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#