O consumo excessivo de alimentos glicêmicos pode alterar a função biológica de proteínas como colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e pela firmeza da pele. Por isso, os ativos antiglicantes são excelentes aliados para evitar danos a estas proteínas tão importantes no organismo. Você já conhecia?
Os ativos antiglicantes impedem a ligação dos açúcares às proteínas ou degradam os subprodutos de glicação (AGEs). Para você tirar suas dúvidas sobre esse tema e entender como incluir estes ingredientes na sua rotina de skincare, preparamos um guia exclusivo. Explore mais a seguir!
Primeiro, é preciso compreender o que é glicação. Segundo o Dr. Luiz Romancini, dermatologista pós-graduado e criador das fórmulas da Creamy, “a glicação na pele é um processo em que açúcares se ligam às proteínas (como colágeno e elastina), causando a modificações que aumentam a rigidez e quebram as estruturas das moléculas”.
“Com colágeno e elastina degradados, temos uma aceleração do processo de envelhecimento cutâneo precoce. Isso significa que é possível perceber consequências visíveis na pele, como flacidez e aumento de rugas”, completou.
Além disso, subprodutos do processo de glicação, conhecidos como AGEs (Advanced Glycation End-products), podem ocasionar o aumento da produção de melanina e, por consequência, hiperpigmentações e um aspecto amarelado na pele. Vale ressaltar que eles induzem a oxidação por meio da liberação de radicais livres, contribuindo significativamente para degradar mais colágeno e elastina.
Por outro lado, de forma geral, os ativos com ação antiglicante ou impedem a ligação dos açúcares às proteínas ou degradam os subprodutos de glicação.
Após saber mais sobre o que é antiglicante e por que esse tipo de ativo é importante nas rotinas de skincare, que tal explorar mais sobre os benefícios dele? De acordo com o Dr. Luiz, “essas substâncias protegem as fibras de colágeno e elastina do rosto e do corpo, enquanto os mantêm saudáveis e bonitos.”
“Pode-se combinar ativos antiglicantes com substâncias que estimulem a síntese de colágeno e elastina para obter um resultado mais completo”, completou. Um dos exemplos de ativos antiglicantes mais comuns é a carnosina, conhece?
Contudo, vários extratos também apresentam ação antiglicante, principalmente os ricos em polifenóis, como ácido rosmarínico. Eles podem estar presentes em diversos produtos de cuidados com a pele, como limpadores faciais, hidratantes e até protetores solares.
Além disso, você encontra ativos antiglicantes orais. Porém, para usar qualquer medicamento, é preciso consultar-se com o médico de sua confiança e verificar a necessidade. Siga as recomendações passadas pelo especialista.
“Ativos antiglicantes podem ser utilizados em todas as etapas de cuidados com o rosto, mas são mais interessantes em dermocosméticos sem enxágue. Eles também não costumam apresentar incompatibilidades com outros ingredientes”, disse o Dr. Luiz.
Além da carnosina e do ácido rosmarínico, há outros antiglicantes presentes nas formulações dos produtos de skincare, como nicotinamida, extrato de íris e vitamina E. O ideal é utilizá-los no skincare como forma de prevenção ao envelhecimento precoce.
Por isso, uma dica é apostar em produtos com esses ingredientes para completar a rotina de cuidados anti-aging assim que perceber os primeiros sinais da idade. Lembre-se de que, para ter um skincare seguro e eficaz, é preciso consultar-se com um dermatologista. Somente o profissional pode recomendar os melhores produtos para a necessidade da sua pele.
Uma recomendação para saber se um produto de skincare tem ativos antiglicantes é verificar o rótulo dele. Na composição das substâncias, você pode olhar se eles estão presentes.
De acordo com o Dr. Luiz, você pode utilizar os ativos antiglicantes na rotina diária de skincare, porque não há restrições para o uso e o contato deles com a pele.
Na Creamy, você encontra produtos que estimulam a síntese de colágeno, elastina e outras proteínas da matriz extracelular para proporcionar uma pele mais firme e saudável. Desde os primeiros sinais da idade, ou nos cuidados preventivos, você pode incluir os dermocosméticos anti-aging na rotina de skincare.
Você sabe quais são eles? De acordo com o Dr. Luiz, alguns produtos da Creamy que estimulam a síntese de colágeno e elastina são: Sérum Anti-Aging, Peptide Cream, Retinol, Ácido Glicólico, Eye Cream, Ácido Mandélico e Ácido Lático.
Siga as recomendações de cada produto para ter resultados visíveis em poucas semanas de uso. Para manter um skincare mais completo, também opte pelos demais dermocosméticos da Creamy!
Gostou de saber mais sobre os ativos antiglicantes? Em nosso blog, você encontra as melhores dicas e recomendações de especialistas para incluir na sua rotina de cuidados com a pele. Acompanhe os posts semanais!
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…