Ativos antiglicantes: confira como manter a pele mais saudável

Ativos antiglicantes: confira como manter a pele mais saudável

atualizado em publicado em 4 de abril de 2023 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 4 minutos

O consumo excessivo de alimentos glicêmicos pode alterar a função biológica de proteínas como colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e pela firmeza da pele. Por isso, os ativos antiglicantes são excelentes aliados para evitar danos a estas proteínas tão importantes no organismo. Você já conhecia?

Os ativos antiglicantes impedem a ligação dos açúcares às proteínas ou degradam os subprodutos de glicação (AGEs). Para você tirar suas dúvidas sobre esse tema e entender como incluir estes ingredientes na sua rotina de skincare, preparamos um guia exclusivo. Explore mais a seguir!

Por que os ativos antiglicantes são importantes no skincare?

Primeiro, é preciso compreender o que é glicação. Segundo o Dr. Luiz Romancini, dermatologista pós-graduado e criador das fórmulas da Creamy, “a glicação na pele é um processo em que açúcares se ligam às proteínas (como colágeno e elastina), causando a modificações que aumentam a rigidez e quebram as estruturas das moléculas”.

“Com colágeno e elastina degradados, temos uma aceleração do processo de envelhecimento cutâneo precoce. Isso significa que é possível perceber consequências visíveis na pele, como flacidez e aumento de rugas”, completou.

Além disso, subprodutos do processo de glicação, conhecidos como AGEs (Advanced Glycation End-products), podem ocasionar o aumento da produção de melanina e, por consequência, hiperpigmentações e um aspecto amarelado na pele. Vale ressaltar que eles induzem a oxidação por meio da liberação de radicais livres, contribuindo significativamente para degradar mais colágeno e elastina. 

Por outro lado, de forma geral, os ativos com ação antiglicante ou impedem a ligação dos açúcares às proteínas ou degradam os subprodutos de glicação.

Combate à glicação

Após saber mais sobre o que é antiglicante e por que esse tipo de ativo é importante nas rotinas de skincare, que tal explorar mais sobre os benefícios dele? De acordo com o Dr. Luiz, “essas substâncias protegem as fibras de colágeno e elastina do rosto e do corpo, enquanto os mantêm saudáveis e bonitos.” 

“Pode-se combinar ativos antiglicantes com substâncias que estimulem a síntese de colágeno e elastina para obter um resultado mais completo”, completou. Um dos exemplos de ativos antiglicantes mais comuns é a carnosina, conhece?

Contudo, vários extratos também apresentam ação antiglicante, principalmente os ricos em polifenóis, como ácido rosmarínico. Eles podem estar presentes em diversos produtos de cuidados com a pele, como limpadores faciais, hidratantes e até protetores solares.

Além disso, você encontra ativos antiglicantes orais. Porém, para usar qualquer medicamento, é preciso consultar-se com o médico de sua confiança e verificar a necessidade. Siga as recomendações passadas pelo especialista.

Skincare com ativos antiglicantes

“Ativos antiglicantes podem ser utilizados em todas as etapas de cuidados com o rosto, mas são mais interessantes em dermocosméticos sem enxágue. Eles também não costumam apresentar incompatibilidades com outros ingredientes”, disse o Dr. Luiz.

Além da carnosina e do ácido rosmarínico, há outros antiglicantes presentes nas formulações dos produtos de skincare, como nicotinamida, extrato de íris e vitamina E. O ideal é utilizá-los no skincare como forma de prevenção ao envelhecimento precoce.

Por isso, uma dica é apostar em produtos com esses ingredientes para completar a rotina de cuidados anti-aging assim que perceber os primeiros sinais da idade. Lembre-se de que, para ter um skincare seguro e eficaz, é preciso consultar-se com um dermatologista. Somente o profissional pode recomendar os melhores produtos para a necessidade da sua pele.

Como saber se um produto contém ativos antiglicantes?

Uma recomendação para saber se um produto de skincare tem ativos antiglicantes é verificar o rótulo dele. Na composição das substâncias, você pode olhar se eles estão presentes.

É permitido usar esses ativos diariamente?

De acordo com o Dr. Luiz, você pode utilizar os ativos antiglicantes na rotina diária de skincare, porque não há restrições para o uso e o contato deles com a pele.

Tratamento anti-aging é com a Creamy!

Na Creamy, você encontra produtos que estimulam a síntese de colágeno, elastina e outras proteínas da matriz extracelular para proporcionar uma pele mais firme e saudável. Desde os primeiros sinais da idade, ou nos cuidados preventivos, você pode incluir os dermocosméticos anti-aging na rotina de skincare.

Você sabe quais são eles? De acordo com o Dr. Luiz, alguns produtos da Creamy que estimulam a síntese de colágeno e elastina são: Sérum Anti-Aging, Peptide Cream, Retinol, Ácido Glicólico, Eye Cream, Ácido Mandélico e Ácido Lático.

Siga as recomendações de cada produto para ter resultados visíveis em poucas semanas de uso. Para manter um skincare mais completo, também opte pelos demais dermocosméticos da Creamy!

O melhor skincare está na Creamy!

Gostou de saber mais sobre os ativos antiglicantes? Em nosso blog, você encontra as melhores dicas e recomendações de especialistas para incluir na sua rotina de cuidados com a pele. Acompanhe os posts semanais!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento