Anticoncepcional causa espinha? Saiba se é mito ou verdade

Anticoncepcional causa espinha? Saiba se é mito ou verdade

atualizado em publicado em 24 de março de 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Podemos considerar as espinhas grandes inimigas no nosso dia a dia. Afinal, além de incomodar visualmente, muitas vezes, elas causam um desconforto na nossa pele. Por isso, entender o que faz elas aparecerem é muito importante. Pensando nisso, será que anticoncepcional causa espinha?

Há uma grande variedade de anticoncepcionais. Alguns deles podem deixar a nossa pele mais oleosa, favorecendo o aparecimento de espinha. Contudo, outros também são usados para o tratamento de acne. Por isso, o medicamento pode condicionar ou não o aparecimento delas dependendo do caso. 

Por que o anticoncepcional causa mudanças na pele?

O anticoncepcional é um medicamento desenvolvido com hormônios sintéticos (estrogênio e progesterona). Assim, como qualquer outro remédio que contém estas duas substâncias, ele provoca mudanças na pele e no cabelo. 

Porém, as alterações causadas pelo uso do anticoncepcional podem variar de uma pessoa para outra, já que o organismo reage de formas diferentes aos hormônios. Por isso, em alguns indivíduos, isso pode favorecer o aparecimento de cravos e espinhas e, em outros, diminuir a aparição deles.

Sendo assim, não podemos generalizar que anticoncepcional dá espinha, uma vez que alguns desses medicamentos são usados até para tratar acne. Além disso, há aqueles que praticamente não têm efeito na pele e nos cabelos, enquanto outros têm um efeito muito variável dependendo da mulher que o usa.

O que muda de um anticoncepcional para outro?

A principal diferença entre os medicamentos é a concentração e a combinação de hormônios (estrogênio e progesterona). 

Segundo o Dr. Luiz, pós-graduado em dermatologia, “o estrogênio sintético utilizado em quase todos os anticoncepcionais é o etinilestradiol. Ele é o mais estudado e mais utilizado na medicina, e está presente em diferentes concentrações no anticoncepcional, dependendo da marca.” 

Além disso, “o segundo composto do anticoncepcional é a progesterona sintética e, para ela, sim, temos diferentes opções com sutis diferenças entre si”, completa Dr. Luiz.

A eficiência do anticoncepcional muda de um para outro?

É importante ressaltar que a eficácia do medicamento não muda, apenas os efeitos secundários se alteram. Por isso, há casos em que o anticoncepcional causa espinha, deixa o cabelo e a pele oleosos, enquanto outros provocam o efeito contrário ou não têm nenhuma reação na pele.

Como escolher o anticoncepcional ideal?

Agora que já está ciente que o anticoncepcional causa espinha em nossa pele dependendo do caso, você deve estar se perguntando como escolher o ideal, certo? Com muitas opções presentes no mercado, é indispensável a avaliação de um ginecologista antes de usar um anticoncepcional. 

De acordo com o Dr. Luiz, “primeiramente, deve-se descobrir se a anticoncepção oral é a mais indicada para seu caso, visto que existem muitas outras formas de anticoncepção como: pílulas contínuas, anticoncepcional apenas com progesterona sintética, adesivos anticoncepcionais, anel intravaginal, diafragma, preservativos, etc.”

jovem espremendo espinha do rosto.

Depois que o ginecologista estabelecer a indicação de um anticoncepcional oral, é hora de discutir qual dos medicamentos disponíveis é melhor para seu caso e seu tipo de pele. 

Cuidados importantes com o anticoncepcional

O anticoncepcional para acne só deve ser usado após recomendação do especialista. Isso porque, em casos especiais, como tabagismo, doenças cardíacas, diabetes, histórico de AVC, alguns tipos de câncer e outros, o uso de anticoncepcional oral é contraindicado, sendo o médico responsável por estabelecer alternativas para anticoncepção. 

Como evitar o aparecimento de espinhas e cravos?

Para evitar o aparecimento de espinhas, o primeiro passo é descobrir que fatores estão favorecendo-o. Eles podem ser vários, como a secreção de sebo aumentada na região com a obstrução do folículo piloso; a inflamação e a formação de pápulas e/ou pústulas; a colonização do folículo por bactérias; ou, como vimos, o próprio anticoncepcional.

Desse modo, muitas vezes, é necessário realizar tratamentos para diminuir a secreção de sebo na nossa pele. Por isso, é importante consultar um dermatologista para verificar o procedimento ideal, assim como ter uma alimentação saudável. 

Outra maneira de evitar o aparecimento de espinhas e cravos é manter uma boa rotina de limpeza de pele. Inclusive, alguns ácidos podem ajudar no tratamento deles, como o Ácido Mandélico

Com a Creamy, sua rotina de skincare não será mais a mesma

Agora que você já sabe que anticoncepcional causa espinha em alguns casos, não deixe de conferir com o dermatologista de sua confiança o medicamento ideal para seu tipo de pele. Aproveite a visita e veja outros conteúdos exclusivos aqui no blog da Creamy!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento