Acne fúngica: confira o que é, causas e tratamentos

Acne fúngica: confira o que é, causas e tratamentos

atualizado em publicado em 19 de abril de 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar em acne fúngica? A acne pode aparecer desde a adolescência até a fase adulta, muitas vezes, causada pelo excesso de oleosidade da pele. Contudo, esta doença não tem ligação com os cravos ou espinhas comuns. 

Foliculite pitirospórica é o nome correto dessa afecção de pele causada pela proliferação de um fungo específico, chamado Malassezia furfur. Desenvolvemos um guia completo com diversas dicas sobre o assunto. Confira!

O que é e o que causa o aparecimento de acne fúngica?

A foliculite pitirospórica é uma lesão na pele que lembra muito a acne comum. Por isso, muitas vezes, não sabemos que aquele pequeno incômodo é causado por fungos. 

A presença de fungos na pele, em grande parte das pessoas, é natural. Entretanto, segundo Dr. Luiz, pós-graduado em dermatologia, “a acne fúngica se prolifera nos folículos capilares pelo acúmulo de sebo, causando uma pequena infecção no folículo capilar”. Ela difere da acne comum, chamada também de acne vulgar, que tem um processo parecido, mas envolve a infecção por bactérias.

Outros fatores podem influenciar diretamente o aparecimento da acne fúngica, como exposição prolongada ao calor, umidade e muitas outras causas, completou Dr. Luiz. 

Agora que entende o que é acne fúngica e as causas do aparecimento dela no rosto e no corpo, você deve estar se perguntando: como tratá-la e evitar que ela aconteça?

Como prevenir a acne fúngica?

Para evitar a acne fúngica, é preciso ter sempre em mente os cuidados necessários com a pele, como não dormir de maquiagem, limpar muito bem o rosto e seguir o passo a passo da sua rotina de skincare. Afinal, isso ajuda a combater a oleosidade excessiva.

Além disso, de acordo com o Dr. Luiz, “tomar banho após se exercitar e escolher roupas com tecidos mais leves e naturais ajuda a evitar o aparecimento da acne fúngica.” Lembre-se que lidar com o calor e umidade excessivos que promovem um ambiente propício para a proliferação de Malassezia furfur é imprescindível.

Há tratamento para acne fúngica?

Afinal, existe tratamento para acne fúngica? Segundo o Dr. Luiz, “a acne fúngica não responde aos mesmos tratamentos da acne normal. Seu tratamento consiste em medicamentos antifúngicos aplicados topicamente ou oralmente”. 

Quando feito o tratamento correto a doença costuma desaparecer, e não há a necessidade do uso contínuo de medicamentos para isso, ao contrário da acne vulgar, que requer cuidados constantes e diários. 

Portanto, consulte o dermatologista de sua confiança para fazer o tratamento adequado com os produtos para acne fúngica ideais. Afinal, cada caso exige itens diferentes para ter a eficiência esperada.

Qual é a aparência da acne fúngica?

Grande parte dos casos de acne fúngica não possui pústulas, as famosas espinhas com pus, mas se parece mais com os cravinhos internos na pele. Formados por texturas irregulares, eles podem vir acompanhados de coceira e pápulas vermelhas, e costumam concentrar-se em locais como costas, peito e parte superior dos braços, além do rosto.

mulher observando acne fúngica no rosto.

Para diagnosticar a foliculite pitirospórica com precisão e não confundi-la com a acne vulgar, é necessário que o dermatologista faça alguns exames para identificar o fungo e recomendar o remédio para acne fúngica correto.

Conte com os produtos da Creamy

Como a acne fúngica costuma surgir em peles com maior produção de sebo, é preciso contar com produtos adequados para esse tipo cutâneo, como os itens da Creamy.

Para controlar a oleosidade da sua pele, é fundamental manter o skincare em dia. Deixe a preguiça de lado e faça todos os passos da sua rotina de beleza. Lembre-se dos três fundamentais: limpeza, hidratação e protetor solar.

Limpeza

A limpeza é o primeiro passo para ter um skincare eficiente. Use os produtos de sua preferência, adequados para seu tipo de pele, já que itens para pele seca não têm o efeito esperado em rostos oleosos e vice-versa. 

Hidratação

Qualquer hidratante pode ser usado no nosso rosto. Contudo, se você possui maior produção de sebo, dê preferência aos produtos indicados para pele oleosa ou, no caso contrário, para pessoas com o rosto seco.

Protetor solar

Para se proteger dos efeitos nocivos dos raios solares, conte com a ajuda do protetor solar. Lembre-se de passá-lo mesmo se não for sair de casa, visto que a pele entra em contato com o sol através das janelas.

Conheça um pouco mais sobre nós

Nossos produtos são desenvolvidos com fórmulas inteligentes e a concentração ideal do componente que nossa pele consegue absorver. Aproveite para cuidar da acne fúngica com nossos itens e tenha uma rotina de skincare prática e eficiente com a Creamy.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento