Acne da mulher adulta: quais são as causas e como acabar com esse problema?

Acne da mulher adulta: quais são as causas e como acabar com esse problema?

Atualizado em Apr 25, 2022 2 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Existe uma ideia muito popular de que a acne é um problema apenas na adolescência. Apesar de surgir durante essa fase e atingir majoritariamente pessoas nessa faixa de idade, a condição pode persistir, como nos casos de acne da mulher adulta.

Se você sofre com esta questão, não se sinta sozinha: esse é um problema mais comum do que se imagina. Para ajudar você a se livrar dele, a Creamy preparou um conteúdo completo ao lado da Dra. Natália Resende, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Confira a seguir!

O que é a acne da mulher adulta?

A acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos presentes na pele. Dessa maneira, especialmente se há desequilíbrios em nosso organismo, pode ocorrer em qualquer fase da vida, mesmo após a fase mais aguda de mudanças hormonais.

Mulheres que possuem histórico de acne na adolescência ou têm o tipo cutâneo oleoso são predispostas a manter um quadro acneico até a idade adulta. Quando o quadro vem desde a adolescência e permeia a idade adulta, chamamos de “acne persistente”.

Mesmo assim, em alguns casos, é possível que o quadro se manifeste pela primeira vez já após os 25 anos de idade completos. Nesses casos, dá-se o nome de “acne de início tardio”.

Segundo o Journal of the American Academy of Dermatology, cravos e espinhas podem atingir até 45% das mulheres entre 21 e 30 anos de idade. Normalmente, eles aparecem na chamada zona U, correspondente a queixo, mandíbula e pescoço.

O que causa a acne na vida adulta?

A acne da mulher adulta tende a ser inflamada, causando bastante dor e incômodo na pele. Ela costuma se agravar durante o período menstrual, antes e durante a menopausa, explica a Dra. Natália: “geralmente, as lesões se exacerbam no período pré-menstrual, manifestando-se como pápulas e nódulos doloridos e profundos”. 

Diferentemente do que geralmente se imagina, a acne na fase adulta não está apenas ligada a nossos hormônios. Além das alterações hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos, alguns fatores desencadeantes são:

  • alimentação rica em laticínios, carboidratos e frituras; 
  • predisposição genética;
  • limpeza inadequada da pele; 
  • aumento do estresse;
  • tabagismo;
  • uso de medicamentos, como corticoides, e alguns suplementos alimentares. 

Dessa forma, é muito importante entender qual é a sua rotina e quais podem ser os verdadeiros motivos para os cravos e espinhas persistirem. Assim, é possível criar um tratamento contra a acne adulta de maneira mais assertiva.

Existe tratamento para a acne adulta?

É comum que mulheres não busquem tratamento de acne por considerarem impossível se livrar desse problema. De fato, a acne da mulher adulta é mais persistente e exige tratamentos mais precisos, mas existem soluções para eliminar os cravos e as espinhas.

A principal recomendação é consultar um dermatologista e evitar qualquer autodiagnóstico. O profissional pode analisar seu caso e determinar a abordagem a ser tomada. 

“Casos mais leves são tratados somente com tópicos. Casos recorrentes geralmente necessitam de medicamentos orais para o controle hormonal, como os anticoncepcionais e, eventualmente, antiandrogênicos. Em pacientes mais graves e refratários, utilizamos a isotretinoína”, comenta Dra. Natalia.

Alguns cosméticos podem complementar o tratamento da acne em atividade. São eles:

  • esfoliantes químicos, como os AHAs (ácidos glicólico, mandélico e lático);
  • seborreguladores como a niacinamida e o BHA (ácido salicílico); 
  • retinoides como adapaleno e tretinoína;
  • limpadores e filtros solares voltados para pele acneica e livre de óleos; 

Uma boa notícia é que é possível se livrar da acne e prevenir o envelhecimento precoce ao mesmo tempo! “Grande parte dos ativos utilizados no tratamento da acne também possuem ação anti-idade. 

destaque na acne da mulher adulta localizada na bochecha.

“Fora isso, recomendamos incluir alguns produtos antioxidantes na rotina de cuidados, como a vitamina C pela manhã, antes do filtro solar”, completa Dra. Natália sobre os cuidados diários.

Como prevenir a acne?

A prevenção da acne na vida adulta inclui uma rotina de cuidados com a pele adequada às necessidades individuais, além de hábitos de vida saudáveis. “Na maioria das vezes, a rotina de skincare deve se voltar ao controle de oleosidade.

No entanto, é um grande erro acreditar que só tem acne quem tem a pele oleosa, por isso uma avaliação dermatológica é fundamental, tanto para a prevenção quanto para os cuidados com a pele acneica”, alerta Dra. Natália. 

“Além dos ativos específicos para o tratamento da acne adulta, na rotina de skincare, são indispensáveis produtos de limpeza adequados, hidratação e filtro solar”, ressalta a especialista. 

Alimentar-se de maneira saudável, ingerir bastante água e tratar os fatores predisponentes — como as alterações hormonais — também são cuidados essenciais para evitar o problema em qualquer fase da vida.

Cuide da sua pele com a Creamy!

Aqui no blog da Creamy, você confere dicas valiosas para manter a sua pele saudável e radiante. Conheça nossos produtos e garanta já os melhores para sua rotina de skincare!

Artigo original por Carolinne Moraes

REFERÊNCIAS

DI LANDRO, Anna; et al. Adult female acne and associated risk factors: Results of a multicenter case-control study in Italy. 2016.

(Visited 8.990 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 Comentários

Dermatologia Clinica 21/10/2021

Dicas bem importantes, sobre acne, gostei bastante

Carolinne Moraes 26/10/2021

Oi!
Ficamos muito contentes com o seu feedback. 🥰 Esperamos que continue acompanhando o Creamy Blog! ✨

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#