Acne adulta: descubra o que é, quais são as causas, os tratamentos e como prevenir

Acne adulta: descubra o que é, quais são as causas, os tratamentos e como prevenir

atualizado em publicado em 1 de fevereiro de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Existe uma ideia muito popular de que a acne é um problema que pertence apenas à adolescência. Apesar de surgir durante essa fase e atingir majoritariamente pessoas nessa faixa de idade, a condição pode persistir, como nos casos de acne adulta.

Se você sofre com esta questão, não se sinta sozinho: é um problema mais comum do que se imagina. Para ajudar você a se livrar dele, a Creamy preparou um conteúdo completo ao lado da Dra. Natália Resende, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Confira a seguir!

O que é a acne da mulher adulta?

A acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos presentes na pele. Dessa maneira, especialmente se há desequilíbrios no organismo, ela pode ocorrer em qualquer fase da vida, mesmo após o período mais agudo de mudanças hormonais.

Pessoas com histórico de acne na adolescência ou tipo cutâneo oleoso são predispostas a manter um quadro acneico até a idade adulta. Quando a condição vem desde a adolescência e permeia a idade adulta, chamamos de “acne persistente”.

Mesmo assim, em alguns casos, é possível que o quadro se manifeste pela primeira vez já após os 25 anos de idade completos. Esses casos recebem o nome de “acne tardia”.

Segundo o Journal of the American Academy of Dermatology, cravos e espinhas adultas podem atingir até 45% das mulheres entre 21 e 30 anos de idade. Normalmente, eles aparecem na chamada zona U – queixo, mandíbula e pescoço.

O que causa a acne na vida adulta?

A acne em adulto tende a ser inflamada, causando bastante dor e incômodo na pele. Nas mulheres, ela costuma se agravar durante o período menstrual, antes e durante a menopausa. Explica a Dra. Natália: “geralmente, as lesões se exacerbam no período pré-menstrual, manifestando-se como pápulas e nódulos doloridos e profundos”. 

Diferentemente do que se costuma imaginar, a acne na fase adulta não está apenas ligada aos hormônios. Além das alterações hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos, alguns fatores desencadeantes são:

  • alimentação rica em laticínios, carboidratos e frituras; 
  • predisposição genética;
  • limpeza inadequada da pele; 
  • aumento do estresse;
  • tabagismo;
  • uso de medicamentos, como corticoides, e alguns suplementos alimentares. 

Dessa forma, é muito importante entender qual é sua rotina e quais podem ser os verdadeiros motivos para os cravos e as espinhas persistirem. Assim, é possível criar um tratamento contra a acne adulta de maneira mais assertiva.

Existe tratamento para a acne adulta?

É comum que as pessoas não busquem tratamento de acne por considerarem impossível se livrar desse problema. De fato, a acne da mulher adulta é mais persistente e exige tratamentos mais precisos, mas existem soluções para eliminar os cravos e as espinhas.

A principal recomendação é consultar um dermatologista e evitar qualquer autodiagnóstico. O profissional pode analisar seu caso e determinar a abordagem a ser tomada. 

“Casos mais leves são tratados somente com tópicos. Casos recorrentes geralmente necessitam de medicamentos orais para o controle hormonal, como os anticoncepcionais e, eventualmente, antiandrogênicos. Em pacientes mais graves e refratários, utilizamos a isotretinoína”, comenta Dra. Natalia.

Mulher adulta com acnes.

Cosméticos que auxiliam no tratamento

Alguns cosméticos podem complementar o tratamento da acne em atividade:

  • esfoliantes químicos, como os AHAs (ácidos glicólico, mandélico e lático);
  • seborreguladores, como a niacinamida e o BHA (ácido salicílico); 
  • retinoides, como retinol, adapaleno e tretinoína;
  • limpadores e filtros solares voltados para pele acneica e livres de óleos; 

Uma boa notícia é que é possível se livrar da acne e prevenir o envelhecimento precoce ao mesmo tempo! “Grande parte dos ativos utilizados no tratamento da acne também possui ação anti-idade. Também recomendamos incluir alguns produtos antioxidantes na rotina de cuidados, como a vitamina C pela manhã, antes do filtro solar”, completa Dra. Natália sobre os cuidados diários.

Como prevenir a acne?

A prevenção da acne adulta inclui uma rotina de cuidados com a pele adequada às necessidades individuais, além de hábitos de vida saudáveis. 

“Na maioria das vezes, a rotina de skincare deve se voltar ao controle de oleosidade. No entanto, é um grande erro acreditar que só tem acne quem tem a pele oleosa, por isso uma avaliação dermatológica é fundamental, tanto para a prevenção quanto para os cuidados com a pele acneica”, alerta Dra. Natália. 

“Além dos ativos específicos para o tratamento da acne adulta, na rotina de skincare, são indispensáveis produtos de limpeza, hidratação e proteção solar adequados”, ressalta a especialista. 

Alimentar-se de maneira saudável, ingerir bastante água e tratar os fatores predisponentes — como as alterações hormonais — também são cuidados essenciais para evitar o problema em qualquer fase da vida.

Cuide da sua pele com a Creamy!

Aqui no blog da Creamy, você confere conteúdos exclusivos para manter sua pele saudável e radiante, como este sobre acne adulta. Conheça nossos produtos e garanta já os melhores para sua rotina de skincare!

Artigo original por Carolinne Moraes

REFERÊNCIAS

DI LANDRO, Anna; et al. Adult female acne and associated risk factors: Results of a multicenter case-control study in Italy. 2016.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento